Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Jornalista brasileira relatará colaboração com o Wikileaks e dias no QG de Assange em novo livro

'O Vazamento', escrito por Natalia Viana, sairá pela editora Fósforo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Fósforo lançará no segundo semestre deste ano do livro "O Vazamento", escrito por Natalia Viana. No volume, a jornalista investigativa relata sua colaboração com o Wikileaks, fundado por Julian Assange, e os dias em que viveu no QG do australiano, em Ellingham Hall, na Inglaterra.

No ano de 2010, Viana coordenou a investigação que resultou na divulgação de telegramas secretos de embaixadas dos EUA relacionados ao Brasil. O projeto foi batizado como "Cablegate".

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, na varanda da embaixada do Equador em Londres, onde ficou refugiado
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, na varanda da embaixada do Equador em Londres, onde ficou refugiado - Justin Tallis - 19.mai.2017/AFP

Assange terá julgado nesta semana seu possível último recurso para tentar impedir sua extradição para os EUA, onde é processado pelo vazamento em massa de documentos confidenciais.

O procedimento foi aprovado pelo governo do Reino Unido em 2022. Assange é procurado pelas autoridades americanas devido a 18 acusações criminais, incluindo espionagem relacionada ao vazamento, via Wikileaks, de registros militares e telegramas diplomáticos confidenciais que, de acordo com o governo americano, colocou vidas em perigo.


NA AVENIDA

A cantora Karol Conká compareceu ao Camarote Bar Brahma, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, na noite de sábado (17), para prestigiar o Desfile das Campeãs do Carnaval paulistano. O vice-governador paulista, Felicio Ramuth (PSD), e sua esposa, a empresária Vanessa Ramuth, estiveram lá. A apresentadora Helen Ganzarolli também participou.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.