Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus STF

Irmã de Marielle rebate críticas a Lewandowski e diz que família está 'confortada' com anúncio sobre delação

Pronunciamento do ministro sobre homologação de colaboração do assassino foi criticada pela viúva da vereadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, rebate as críticas feitas ao ministro Ricardo Lewandowski, que nesta semana anunciou a homologação da delação premiada de Ronnie Lessa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-PM foi o autor dos disparos que mataram a irmã dela, a vereadora Marielle Franco.

A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), irmã de Marielle - Pedro Ladeira - 13,nov.23/Folhapress

COISA SÉRIA

"Não temos como minimizar, em hipótese alguma, o anúncio feito pelo ministro Lewandowski. Ele mostra que a solução do assassinato de Marielle agora é prioridade absoluta do governo, da Polícia Federal, do Ministério Público, do Judiciário", afirma ela.

NOVO RUMO

"Há dois anos, não víamos nada disso. O presidente de então [Jair Bolsonaro] debochava, chamava ela pelo nome errado. E agora temos um presidente da República e um ministro da Justiça solidários com a nossa família, e empenhados em solucionar o crime", diz ainda Anielle.

CONFORTO

"Isso conforta muito a nossa família", segue ela.

NÃO GOSTEI

As críticas e ressalvas às falas de Lewandowski foram feitas, entre outras pessoas, pela viúva de Marielle, a vereadora Mônica Benício. Ela disse que o pronunciamento gerava especulações e em nada colaborava com a "esperança" de ver o caso solucionado.

ATENÇÃO MÁXIMA

Anielle não quis comentar as declarações de Mônica. Afirmou, no entanto, que ela, seus pais e a sobrinha Luyara, filha de Marielle, acompanharam com atenção o pronunciamento de Lewandowski. E gostaram do que viram.

FOCO

"Ele nos deu esperança quando disse que o caso está para ser solucionado", afirma a ministra. "O que não cabe, neste momento, é disputa de narrativas que não nos ajudam em nada", completa.


COMUNICAÇÃO

O jornalista Ricardo Kotscho e a sua neta Laura Kotscho, também jornalista, ministraram uma aula magna na USP (Universidade de São Paulo), na noite de segunda-feira (18). Mariana Kotscho, filha dele, participou de forma online do evento, que teve como tema "O Jornalismo pelo Olhar de Três Gerações". O escritor, jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro e o chefe do departamento de Jornalismo e Editoração da USP, Luciano Guimarães, prestigiaram a aula.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.