Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sites que vendem dióxido de cloro para 'curar' autismo são notificados pela Secretaria do Consumidor

Substância, considerada altamente tóxica, tem uso difundido sem comprovação científica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça notificou, nesta semana, dez sites de comércio eletrônico que estavam vendendo dióxido de cloro sob o falso pretexto de curar condições como o autismo e de "inativar" vacinas tomadas anteriormente.

Usada em produtos de limpeza, a substância também é conhecida como Solução Mineral Milagrosa, MMS (da sigla em inglês para Miracle Mineral Supplement) e CDS. Seu uso foi intensamente propagado durante a pandemia de Covid-19, ainda que não houvesse qualquer comprovação científica de sua eficácia.

Frascos de MMS sobre folheto que fala sobre o produto
MMS vendido em encontro em igreja de São Paulo - Reprodução

As notificações foram enviadas pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual, que está vinculado à Senacon, e tiveram como alvos os endereços Planeta Detox, Casa dos Naturais, Purificadordeagua.shop, AZ Natura, CLO2, Betesda Purificadores, Purifica Brasil, Nutriwave, Farma Cerrado e Dragon Fire Gateway.

A pasta afirma que o dióxido de cloro tem venda controlada e é uma substância química altamente reativa e tóxica. Sua ingestão pode causar irritação nos olhos, nariz, pulmões e garganta, náuseas, vômito, diarreia, desidratação severa e afetar a respiração, entre outras complicações, podendo levar à morte.

A ação contra as plataformas que lançam mão da propagação de informações falsas para vender o produto se deu no âmbito do Programa Saúde com Ciência, uma iniciativa interministerial que busca combater a desinformação na área da saúde.

Além do Ministério da Justiça, o programa é integrado pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), pela AGU (Advocacia-Geral da União), pela CGU (Controladoria-Geral da União) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


BATIMENTOS

Acompanhada do marido, o ator Carlos Alberto Riccelli, a atriz e escritora Bruna Lombardi recebeu convidados no lançamento do seu novo livro, "Manual para Corações Machucados", na noite de quarta-feira (17). A empresária Lucilia Diniz e o ex-governador de São Paulo João Doria compareceram ao evento, realizado na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo. O historiador Leandro Karnal, que escreveu o prefácio da obra, também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.