Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Definição de Marco Aurélio para analisar pedido de Bolsonaro contra toque de recolher gera incômodo no STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A distribuição interna no Supremo da ação impetrada por Jair Bolsonaro contra o toque de recolher de três governadores causou incômodo a ministros da corte.

Segundo o STF, ministro Marco Aurélio virou o relator do caso por já ter sido responsável por analisar processo com objeto semelhante em março de 2020 (ou seja, ele estaria prevento, nos termos jurídicos).

A tese dos críticos é a de que a distribuição da ação de agora não tinha necessidade de considerar a prevenção de Marco Aurélio.

Nos bastidores, eles citam que outros ministros também enfrentaram objetos similares, como Alexandre de Moraes, em abril de 2020, e defendem que agora poderia ainda ter tido livre distribuição.

Os incomodados apontam que, ainda que a opção da presidência da corte fosse pela distribuição por prevenção do primeiro caso de Marco Aurélio, o destino correto do pedido de Bolsonaro deveria ser o gabinete do ministro Edson Fachin.

A ação que gerou prevenção para Marco Aurélio foi a ADI 6431 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), impetrada pelo PDT em março do ano passado. A legenda questionava medida provisória na qual o governo estabeleceu que decisões sobre o isolamento e a circulação de pessoas deveriam observar critérios do Executivo federal.

O ministro atendeu parcialmente ao pedido, por meio de uma liminar. No plenário, a decisão foi referendada, por 9 a 0, mas o voto ganhador foi o de Fachin, que acrescentou alguns pontos.

Sendo assim, segundo essa tese, Fachin estaria prevento, por ter assumido o papel de redator do acórdão.

O STF diz que, em casos de controle concentrado de constitucionalidade, como o da ADI protocolada por Bolsonaro agora, o redator para o acórdão não fica prevento e, por isso, o pedido foi para Marco Aurélio.

Sessão do plenáro do Supremo Tribunal Federal em março de 2019, antes da pandemia - Nelson Jr./SCO/STF

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.