Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Pesquisa da FGV mostra Bolsonaro líder nas redes e terceira via sem encontrar espaço

Polarização ainda de mantêm mesmo com chegada de ex-juiz Sergio Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pesquisa da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV sobre o impacto dos presidenciáveis nas redes mostra que embora as interações de tenham caído em todas as plataformas desde agosto, o presidente Jair Bolsonaro ainda lidera o ranking de menções e polariza com Lula.

A terceira via, mesmo com a chegada de Sergio Moro, ainda se mantém distante dos dois pré-candidatos e repete nas redes a dificuldade do mundo real, de encontrar espaço. No Twitter, aponta a pesquisa, os principais nomes para 2022 apareceram em 17 milhões de postagens entre 28 de setembro e 10 de novembro.

Mapa de interações e perfis de presidenciáveis no Twitter
Mapa de interações e perfis de presidenciáveis no Twitter - FGV

Embora na liderança, com 41,1% das interações, Bolsonaro apresenta queda constante desde agosto e a maioria das postagens são críticas, sobretudo, pela crise econômica no país e por sua posição contrária à distribuição gratuita de absorventes.

Lula, com 34,9% das interações, vem em segundo, muito à frente dos possíveis candidatos da terceira via. Moro, João Doria e Ciro Gomes não ultrapassam juntos 12% do total das postagens. O pedetista, porém, tem se destacado e se firma na plataforma como terceiro mais lembrado e mais que dobrou seus números entre agosto e setembro.

Moro com a filiação ao Podemos obteve o maior número de interações nos primeiros dias de novembro e ultrapassou Lula.

No Facebook, os nomes da terceira via não têm atuação e engajamento relevantes, Moro nem perfil da plataforma possui. Bolsonaro lidera com 80% das interações e Lula vem em seguida com 15%.

No Instagram, o cenário é parecido, mas a entrada de Moro na disputa fez o ex-juiz ultrapassar Lula e ser o segundo com maior número de interações, atrás do presidente Bolsonaro.

No YouTube, Bolsonaro perdeu 50% das visualizações entre agosto e outubro, mas ainda lidera tendo os vídeos de suas lives de quinta-feira como o principal propulsor.

Na plataforma, Ciro Gomes tem a segunda colocação no número de interações, foi ultrapassado por Lula em agosto e depois recuperou a posição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.