Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tarcísio autoriza MST a realizar feira de reforma agrária em parque de SP

Evento na zona oeste da capital foi barrado em 2019 pelo então governador Doria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após quatro anos, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) voltará a realizar sua Feira Nacional da Reforma Agrária no parque da Água Branca, em São Paulo.

Primeira edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, no parque da Água Branca, realizada em 2015 - Alf Ribeiro/Folhapress

A última vez em que o evento ocorreu no local foi em 2018. No ano seguinte, a realização foi vetada pelo então governador João Doria, que havia sido eleito com forte discurso contrários aos partidos e movimentos de esquerda. O parque pertence à esfera estadual, e por isso a autorização do Palácio dos Bandeirantes é necessária.

Nos três anos seguintes, o evento não foi realizado em razão da pandemia. Agora, o movimento conseguiu a liberação junto ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mesmo com o histórico conservador do chefe do Executivo estadual. A intermediação foi feita pelo secretário de Governo, Gilberto Kassab.

O evento ocorrerá entre 10 e 14 de maio. O movimento pretende expor a produção de seus assentamentos, além de promover eventos culturais. Cerca de 260 mil pessoas visitaram a última edição da feira, segundo o movimento.

O MST é aliado do governo Lula, mas tem se mostrado impaciente com o ritmo lento das ações da reforma agrária, e já planeja mobilizações no mês de abril. Na última segunda-feira (27), a coordenação regional do movimento na Bahia antecipou-se e invadiu três fazendas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.