Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu TSE

Bolsonaro é vítima de si mesmo, diz criminalista sobre inelegibilidade do ex-presidente

TSE não vai se ater a julgar fato isolado, e conjunto da obra é extremamente desfavorável, afirma advogado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado criminalista Sérgio Rosenthal diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma "vítima de si mesmo" no julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode torná-lo inelegível.

"Aparentemente, o TSE não vai se ater a julgar um fato isolado. E o conjunto da obra é extremamente desfavorável a Bolsonaro. O TSE é uma corte isenta", afirma Rosenthal ao Painel.

O advogado criminalista Sérgio Rosenthal durante jantar anual do Movimento de Defesa da Advocacia
O advogado criminalista Sérgio Rosenthal durante jantar anual do Movimento de Defesa da Advocacia - Mathilde Missioneiro-27.nov.2019/Folhapress

A ação tem como foco reunião com embaixadores realizada pelo então presidente a menos de três meses do primeiro turno, quando Bolsonaro fez afirmações falsas e distorcidas sobre o processo eleitoral, alegando estar se baseando em dados oficiais, além de buscar desacreditar ministros do TSE.

Benedito Gonçalves, relator da ação e corregedor-geral eleitoral, incluiu no processo a minuta de decreto golpista encontrada na casa de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, o que foi referendado pelos demais ministros.

A medida foi vista como sinalização clara de que o tribunal não vai se limitar à reunião isoladamente, o que tem motivado protestos da defesa de Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.