Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Nunes diz que relator garantiu que municípios não perderão na reforma tributária

Prefeito estima que reforma tributária poderá impactar a arrecadação de São Paulo em quase R$ 15 bilhões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) diz que obteve a garantia do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e de Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária, de que as arrecadações dos municípios não sofrerão grandes perdas com as mudanças na legislação.

A reunião nesta terça-feira (8), em Brasília, contou com a presença de 11 prefeitos, entre eles Ricardo Nunes (MDB), de São Paulo, David Almeida (Avante), de Manaus, e Eduardo Nogueira (PDT), de Aracaju.

A FNP apresentou sugestões de mudanças no texto da reforma, como garantir um patamar mínimo de 25% de participação dos municípios na receita tributária. Neste caso, se o piso do município ficar abaixo, União e estados devem repor a diferença.

0
Ricardo Nunes, acompanhado de outros integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, durante reunião sofre reforma tributária, em julho de 2023 - Gabriela Biló - 4.jul.2023/Folhapress

Outro ponto, apresentado pelos prefeitos, é a conversão de uma cota-parte aos municípios da arrecadação do IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) estadual.

"Tivemos a compreensão do problema e o compromisso de sermos escutados. Isso resultará em um texto que garanta aos municípios que não tenham perdas, assim os serviços públicos não serão interrompidos", disse Nunes ao Painel.

O prefeito estima que sem essas mudanças, a reforma tributária poderá impactar a arrecadação de São Paulo em quase R$ 15 bilhões.

"O Rodrigo Pacheco disse que o Senado tem a compreensão da necessidade de mudanças no texto e que os municípios não serão prejudicados", afirmou Nunes.

"O Braga já foi prefeito [de Manaus] e sabe a importância de não enfraquecer os municípios", concluiu o emedebista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.