Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu CPI do MST Congresso Nacional

PT planeja mobilização contra lei usada por Tarcísio para vender terras a fazendeiros

Evento no largo São Francisco reunirá movimentos e políticos; STF deve julgar o assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O PT e movimentos sociais planejam uma grande mobilização no próximo dia 8 contra a lei que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem usando para vender terras devolutas com até 90% de desconto a fazendeiros de São Paulo.

O evento acontece no mesmo mês em que se espera que a ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), tome decisão sobre uma ação direta de inconstitucionalidade contra a legislação.

Deputados durante a CPI do MST, onde esquerda pretende tratar lei de vendas de terra paulista
Deputados durante a CPI do MST, onde esquerda pretende tratar lei de vendas de terra paulista - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

As terras devolutas são áreas públicas ocupadas irregularmente que nunca tiveram uma destinação definida pelo poder público e em nenhum momento tiveram um dono particular. A lei entrou em vigor na gestão de Rodrigo Garcia (PSDB), mas a administração de Tarcísio, eleito com apoio do agro, passou a colocar em prática os processos.

A esquerda já pediu celeridade à ministra sobre o assunto, uma vez que, como mostrou a Folha, o governo acelerou o processo de regularização de terras devolutas antes que a lei possa cair.

A ideia agora é dar uma grande demonstração de mobilização, com a presença de parlamentares, professores, sindicalistas, integrantes do centro acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O evento acontecerá na Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, às 10h. Durante o ato, será apresentada uma carta contra a legislação.

A iniciativa articulada pela liderança do PT na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), a cargo do deputado estadual Paulo Fiorilo, e de movimentos sociais também coincide com momento em que a direita usa a questão agrária para atacar o o governo Lula (PT) .

O assunto cresceu após a invasão a uma fazenda da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Petrolina (PE) pelo MST, e virou munição na CPI que investiga o movimento social.

A lei paulista, por outro lado, é o foco dos deputados da esquerda na comissão. Eles articularam, inclusive, a convocação de membro da gestão Tarcísio responsável pela área, Guilherme Piai, para explicar o assunto.

O governo Tarcísio defende a lei sob alegação de que diminui custos com processos e que beneficia propriedades que cumprem a função social.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.