Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu inss

Peritos veem fraude em ação da Previdência; ministério chama de fake news

ANMP afirma que pasta está tirando a perícia médica da jogada para facilitar a concessão de benefícios 'visando as eleições do ano que vem'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) postou um vídeo na noite de quarta-feira (18) em que afirma que a análise documental implementada para agilizar a concessão de benefícios do INSS favorece a fraude, enquanto o Ministério da Previdência vê disseminação de fake news pela entidade.

Atendimento presencial no posto do INSS no Jabaquara, em São Paulo
Atendimento presencial no posto do INSS no Jabaquara, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

No vídeo, o presidente da ANMP, Luiz Carlos Argolo, afirma que o ministério está quebrando a Previdência e concedendo benefícios. "A partir de agora, você, trabalhador, você, criança, você, idoso, você segurado ou não da Previdência (...) você pede a seu médico para colocar tempo indeterminado que o INSS lhe concederá [um benefício de] 180 dias".

"Esse mesmo atestado você pode apresentar inúmeras vezes. Ou seja, tudo que estão fazendo é uma completa facilitação [na concessão do benefício], como diz o presidente [do INSS, Alessandro Stefanutto], é para evitar o constrangimento do trabalhador. Ou seja, eles abriram geral."

No mesmo vídeo, o vice-presidente da entidade, Francisco Eduardo Cardoso Alves, diz que o ministério está "tirando a perícia médica da jogada para facilitar a concessão visando as eleições do ano que vem."

O ministério rebate as acusações e afirma que a associação está disseminando informações falsas. Pelo Atestmed, o segurado envia o atestado médico pela plataforma Meu INSS e têm a análise realizada em 15 dias —a avaliação presencial pode levar meses. A Previdência lembra ainda que o Atestmed foi criado em 2022 e sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o Portal da Transparência Previdenciária, a fila do INSS era de cerca de 1,7 milhão de requerimentos em agosto, dado disponível mais recente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.