Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu forças armadas

Ministério da Justiça quer replicar modelo de GLO com Receita e PRF

Pasta defende integração com Forças Armadas para enfrentar crise na segurança pública do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

O Ministério da Justiça estuda formas de consolidar o modelo de atuação conjunta entre polícias federais, Forças Armadas e Receita Federal nos estados para enfrentar problemas de segurança pública.

Marinha faz patrulhamento em portos no Rio de Janeiro e em São Paulo para combate ao crime organizado
Marinha faz patrulhamento em portos no Rio de Janeiro e em São Paulo para combate ao crime organizado - Divulgação/Marinha do Brasil

Uma iniciativa do tipo está sendo testada nos portos e aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo, onde foi decretada uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no início de novembro. Esse tipo de ação dá autorização a militares para atuar com poder de polícia e ocorre em caráter episódico, em área restrita e por tempo limitado.

A integração entre Forças Armadas, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Federal e Receita Federal é vista como a solução para melhorar o combate ao crime organizado. Desta forma, seria possível cruzar movimentações financeiras e outras informações de suspeitos durante as operações de apreensão de armas e drogas, produzindo provas de envolvimento no delito.

A atuação das Forças Armadas enfrenta resistência de alguns grupos, que citam episódios de violência em ações envolvendo o Exército —no Rio de Janeiro, em 2019, militares dispararam mais de 80 tiros contra o carro de uma família na região da Vila Militar, na zona oeste, matando um músico.

Segundo autoridades federais que participam das conversas, um dos pontos que precisariam ser aprofundados é o desenho do comando desse tipo de operação, que costuma ser compartilhado. Nas Forças Armadas, a avaliação é que uma gestão centralizada em uma pessoa seria mais eficaz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.