Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Anistia para bolsonaristas é objeto de 8 projetos no Congresso

Mais conhecido é um do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a anistia para manifestantes que participaram de atos antidemocráticos durante e após a eleição de 2022 é objeto de oito projetos na Câmara dos Deputados e no Senado.

Destes, o mais conhecido é um do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), que é específico sobre os responsáveis pela invasão da praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) durante manifestação em apoio ao ex-presidente na avenida Paulista, em São Paulo
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) durante manifestação em apoio ao ex-presidente na avenida Paulista, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Além dele, um projeto de emenda constitucional assinado por 29 senadores, a maioria bolsonaristas, também concede o perdão aos golpistas que depredaram os prédios públicos no ano passado.

Outro, dos senadores Eliane Nogueira (PP-PI) e Guaracy Silveira (PP-TO), anistia multas a caminhoneiros decorrentes de atos após o anúncio do resultado das eleições de 2022, o que também alcançaria os manifestantes de janeiro de 2023.

Na Câmara, há projeto nesse sentido do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e outros mais gerais, versando sobre atos ocorridos após a eleição. São de autoria, entre outros, de José Medeiros (PL-MT), Major Vitor Hugo (PL-GO), Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), Jorge Braz (Republicanos-RJ) e Franciane Bayer (Republicanos-RS).

Também há dois projetos específicos para anistiar candidatos condenados por manifestações que foram consideradas pelo TSE antidemocráticas em redes sociais.

Para o advogado criminalista Philip Antonioli, "é um absurdo mobilizar a atividade legislativa com projetos de lei que têm endereço certo, com nome e CPF".

"Se é para perdoar pessoas que cometeram crimes, as novas leis deveriam perdoar também empresários que, por não conseguirem pagar a enxurrada de impostos que têm, são processados criminalmente por sonegação", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.