Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu MST desigualdade de gênero

Partidos da esquerda radical trocam acusações após confusão no Dia da Mulher

Integrantes de PCO e Unidade Popular tiveram confronto durante ato na avenida Paulista, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Após se envolverem em confronto em ato na última sexta-feira (8) pelo Dia da Mulher, PCO e Unidade Popular trocaram acusações sobre a responsabilidade pelo início da confusão, na qual houve interferência da polícia e agressões físicas.

O ato, realizado na avenida Paulista, em São Paulo, tinha como tema "Mulheres nas ruas contra a violência e o fascismo —Ditadura nunca mais! Bolsonaro na prisão".

Membros do PCO se desentendem com liderança do movimento feminista apos serem impedidos de usar o microfone
Membros do PCO se desentendem com liderança do movimento feminista apos serem impedidos de usar o microfone - Bruno Santos/ Folhapress

Vivian Mendes da Silva, presidente estadual da Unidade Popular em São Paulo, acusa os integrantes do PCO de agredirem mulheres da organização do evento. "O PCO não faz luta pelas mulheres. Quem não está articulado não fica sabendo da organização", afirma.

Segundo Silva, as participantes do ato foram xingadas por integrantes do PCO. "Qual o interesse de uma organização qualquer de impedir um ato como esse com um mote tão politizado? Foi muita agressão. Os homens do PCO partiram para cima das mulheres do ato", afirma a presidente estadual da UP.

O presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, diz que integrantes do partido foram impedidas de falar, o que gerou o empurra-empurra.

"Num determinado momento, eles chamaram a polícia contra nós, o que achamos inadmissível", diz. "A nossa posição é que a polícia não devia nem estar acompanhando o ato."

Pimenta rechaça também o argumento de que o PCO não participa da luta pelas mulheres. "Eu acho que o nosso movimento de mulheres é o mais antigo do país. Nós temos um coletivo que se chama Rosa Luxemburgo, que publica uma revista, tem várias redes sociais", diz.

O partido nega que militantes do PCO tenham agredido mulheres e afirma ter enviado à SSP (Secretaria de Segurança Pública) material indicando que a Polícia foi chamada pela organização. Segundo a legenda, a Polícia Militar teria reconhecido que nenhuma vítima da Unidade Popular se apresentou. Além disso, afirma ter imagens que mostram que ativistas da UP agrediram as militantes do PCO.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.