Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rio

Projeto na Câmara dá estrutura para Embratur funcionar, diz Freixo

Presidente da agência afirma que texto ampliaria orçamento em R$ 200 milhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O projeto que muda o regime jurídico da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), para permitir que incorpore como receita recursos provenientes de dotações orçamentárias do Ministério do Turismo, dá estrutura para o órgão funcionar, afirma seu presidente, Marcelo Freixo.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Celso Sabino, ministro do Turismo, terão primeira agenda pública conjunta
Marcelo Freixo, presidente da Embratur (esq.), e Celso Sabino, ministro do Turismo - Divulgação/MTur

O ex-deputado federal passou os últimos dias conversando com o relator, Leur Lomanto Júnior (União-BA), para negociar o texto. Também esteve com líderes partidários para assegurar a aprovação do projeto, de autoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

"O texto é fundamental porque, na verdade, conserta um problema. A gente herdou uma Embratur sem orçamento e sem fonte de orçamento. Uma irresponsabilidade incompleta", diz.

Segundo ele, o texto de Guimarães ajudaria a estruturar a agência para pagamento de folha salarial e fazer investimentos básicos. A proposta também permite que cidades que têm turismo internacional possam contratar a Embratur para se promover como destino com dispensa de licitação.

"Sendo a Embratur uma empresa pública sem lucro, para o gestor público municipal ou estadual é a melhor coisa do mundo, porque não há problemas de prestação de conta no que diz respeito à contratação da agência, que tem expertise na área."

A aprovação do projeto permitiria o envio de R$ 200 milhões do Orçamento via Ministério do Turismo para a Embratur, complementa Freixo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.