Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus AGU

Justiça destrava leilão de cursos de medicina da Ulbra

Processo estava suspenso após reclamação de sócios; Ministério da Educação se posicionou contrariamente ao leilão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul autorizou o leilão dos cursos de medicina da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), após uma contestação judicial da Universidade Brasil e de seus sócios, que questionavam a legitimidade do processo.

Na decisão, o desembargador Niwton Carpes da Silva afirmou que não se verificou irregularidade no trâmite do leilão, submetido aos credores em uma assembleia geral.

Ele afirmou que o pedido de suspensão serviu somente para tumultuar o processo de recuperação judicial da Ulbra. A entidade pretende levantar cerca de R$ 700 milhões com o negócio.

Estudantes fazem prova, um homem em primeiro plano usa máscara na sala de aula
A Ulbra está em recuperação judicial - Rivaldo Gomes - 16.jan.2022/Folhapress

Os sócios da Universidade Brasil, que diziam ser os verdadeiros donos da Ulbra, afirmavam ter comprado, em fevereiro de 2022, a totalidade das ações por R$ 40 milhões.

A operação foi intermediada pelo Banco Master que, agora, coordena o Calêndula, único fundo de investimento interessado na compra dos cursos.

Para os sócios da Universidade Brasil isso seria uma evidência de conluio, o que o banco nega.

Acionada no processo, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação deu parecer contrário à realização do leilão por considerar a autorização do curso intransferível.

Agora, os sócios da Ulbra poderão contestar a decisão e, passado o período de manifestação, a Justiça poderá declarar o Fundo Calêndula (único interessado na compra) como vencedor.

Procurada, a Universidade Brasil preferiu não comentar.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.