Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros Prêmio Nobel

Livro de Nobel da Paz sobre prisioneiras políticas no Irã sairá no Brasil pela Instante

Ativista Narges Mohammadi escreve sobre mulheres que foram encarceradas ao lutar por direitos no seu país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Instante vai trazer ao Brasil um livro organizado pela mais recente premiada com o Nobel da Paz, a ativista iraniana Narges Mohammadi, reconhecida defensora dos direitos humanos no país.

A ativista Narges Mohammadi, que venceu o Nobel da Paz 2023
A ativista Narges Mohammadi, que venceu o Nobel da Paz 2023 - Narges Mohammadi Foundation/AFP

O volume se chama "White Torture: Interviews with Iranian Women Prisoners", algo como "tortura branca: entrevistas com prisioneiras iranianas", e traz relatos de 13 mulheres que foram encarceradas sem bases legais sólidas pelas autoridades do Irã, incluindo o caso da própria autora, que segue presa.

A obra retrata como seus direitos à liberdade de expressão e à dignidade foram violados, já que as presas foram submetidas a condições degradantes e violência física e psicológica. O livro deve sair em maio, com tradução de Gisele Eberspächer e prefácio de Shirin Ebadi, ativista também premiada com o Nobel.

REPUTAÇÃO O próximo romance de Michel Laub, autor de "Diário da Queda" e "Solução de Dois Estados", se chama "Passeio com o Gigante" e aborda um tema momentoso. O protagonista é um empresário judeu bolsonarista, numa história que pauta os conflitos que essa comunidade viveu nos últimos anos, com a apropriação de símbolos judaicos pela extrema direita.

REPUTAÇÃO 2 Os originais do livro foram entregues por Laub à Companhia das Letras na semana em que o Hamas atacou Israel, em outubro, por isso a guerra não está contida no livro. Mas, segundo o editor Emilio Fraia, "os temas políticos, religiosos e culturais que cercam o conflito estão lá", inclusive discussões sobre como lidar com o trauma histórico e aplicar conceitos de memória e perdão em sociedades cindidas. O lançamento está previsto para março.

ferrante novo projeto gráfico
Capa de 'A Amiga Genial' no novo projeto gráfico da Biblioteca Azul para a 'Tetralogia Napolitana' de Elena Ferrante - Divulgação

ANTI-HEROÍNA A Biblioteca Azul está armando a pré-venda de uma caixa contendo um de seus maiores sucessos editoriais, a "Tetralogia Napolitana" da italiana Elena Ferrante, série de romances que começa com "A Amiga Genial". O box especial apresenta um novo projeto gráfico para os quatro livros e inclui um posfácio inédito em cada volume, assinados pelos pesquisadores Fabiane Secches, Francesca Cricelli, Maria Carolina Casati e Mauricio Santana Dias.

SEM MEDO Um clássico inédito, de tom provocativo e escarnecedor, vai sair no Dia da Consciência Negra pela Ímã Editorial. "Black No More", escrito pelo jornalista negro George S. Schuyler em 1931, relata a invenção de uma máquina capaz de transformar pessoas negras em brancas.

SEM MEDO 2 O efeito, contudo, é inusitado. Em vez de o racismo acabar, é a sociedade americana, intrinsecamente racista, que desmorona. O livro vem com prefácio de Tom Farias, colunista da Folha, e boa fortuna crítica que inclui uma entrevista do autor a Abdias do Nascimento.

ESPAÇO EM BRANCO O escritor e crítico literário Silviano Santiago, que acaba de receber o prestigioso prêmio Camões numa cerimônia nesta semana, está trabalhando num livro de memórias conduzido pelo jornalista João Pombo Barile e publicado pela Autêntica —todos mineiros como o personagem retratado. A biografia deve ser publicada no ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.