Chefs e produtores invadem São Paulo com o Fartura

Terceira edição do evento acontece neste fim de semana no Jockey Club

São Paulo

Do místico arroz tapajônico do Pará ao consagrado pão de queijo de Minas Gerais, a gastronomia brasileira é extremamente farta. São sabores, ingredientes e preparos que vão além do prato —como nos mostra o Festival Fartura. 

Em sua terceira edição em São Paulo, a festa ocupa o Jockey Club neste final de semana (dias 4 e 5) com estandes, receitas, aulas teóricas e práticas que retratam e valorizam essa diversidade. 

Renomados nomes da gastronomia local como Cafira Foz, do Fitó, e Luiz Filipe Souza, do Evvai, recebem seus pares que vêm de todo o país. 

De Recife, o chef André Saburó traz à festa um croquete tipicamente japonês (ebi korokke), com um ponzu (molho) de pimenta de cheiro, característico de Pernambuco. O bacon da Fazenda Yaguara, produzido artesanalmente no interior de seu estado, também será usado no preparo. 

Estreantes no evento enquanto coletivo, os 12 produtores que fazem parte do Caminho do Queijo Paulista reforçam o coro. Heloisa Collins, mestre queijeira do Capril do Bosque, em Joanópolis, conta que existe uma grande interação. “É muito bacana o volume de negócios que a gente consegue realizar”, diz. Em seu estande, o Caminho terá cerca de 45 tipos de queijo à venda.

E foi justamente a partir destas trocas de experiências, por meio das Expedições Fartura, que o evento se consolidou. Rodando o Brasil desde 2012, o projeto já passou por todos os estados do país, entrevistando mais de 500 personagens da culinária brasileira e mapeando ingredientes. 

“Os eventos são alimentados sobretudo pelo material que colhemos nas expedições, que mapeiam a cadeia produtiva da nossa cozinha, da origem ao prato”, conta a jornalista Luiza Fecarotta, curadora do Fartura e crítica da Folha

“Nesta edição, há uma série de conexões com a viagem que fizemos pelo Vale do Paraíba e arredores, como a farinha de milho caipira de Lindoia, que visitamos com a equipe e estará à venda no festival”, conta.

Ao todo, serão mais de 75 atrações gastronômicas, divididas em seis categorias: Chefs e Restaurantes, Petiscos, Lanches e Doces, Espaço Conhecimento, Espaço Interativo, Cozinha ao Vivo e Produtos e Produtores. O festival ainda passa este ano por Tiradentes, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Belém, além de Lisboa, em Portugal.

Restaurantes

Festival Fartura São Paulo

Brasileira

O festival, que festeja a gastronomia nacional, chega à terceira edição paulistana com mais de 75 atrações, entre chefs de todo o país, palestras, aulas práticas e estandes de produtores. O público poderá degustar receitas como a paella amazônica, preparada pelo chef Diogo Sabião, do Pannino, de Porto Velho (RO).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.