Descrição de chapéu América Latina

50 Best: Maido é o melhor restaurante da América Latina; Casa do Porco fica em 4º lugar no ranking

É a quarta vez que peruano ganha o prêmio, enquanto que o Brasil conta com oito casas; veja lista completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O restaurante Maido, liderado pelo peruano Micha, apelido de Mitsuharu Tsumura, foi eleito o melhor restaurante da América Latina pelo 50 Best, tido como um dos principais rankings do gênero. A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro, nesta terça (28), no Copacabana Palace. O estabelecimento de Lima já havia aparecido como o melhor da região por três anos consecutivos, entre 2017 e 2019.

O segundo lugar foi ocupado pelo colombiano El Chato e, o terceiro, pelo Don Julio, de Buenos Aires, especializado em parrilha. Já o paulistano A Casa do Porco permaneceu no 4º, sendo o restaurante brasileiro mais bem colocado na lista.

Neste ano, o peruano Central, que mais esteve à frente na América Latina, não pôde aparecer no ranking porque figurou em primeiro lugar na seleção mundial do 50 Best, divulgada no primeiro semestre.

Premiados comemoram após a cerimônia do 50 Best, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Chefs comemoram após a cerimônia do 50 Best, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro - Marília Miragaia/Folhapress

"Que se celebre não só o Maido com esse prêmio, mas o cenário da América Latina. As pessoas estão vindo porque a América Latina está vivendo um momento incrível e temos que consolidar isso", disse Micha.

Depois de receber a última edição da cerimônia, o México é o país da América Latina com o maior número de colocações –11, no total. Já o Brasil perdeu duas posições em relação ao ano passado, ficando agora com oito, e sem nenhuma nova casa ingressando na lista.

O carioca Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, subiu seis degraus e foi de 20º para o 14º. Em 22º, o italiano Evvai, de São Paulo, caiu oito. Já o Nelita, da chef Tássia Magalhães, subiu 18 lugares e ficou em 21º.

"Não imaginava que ia subir tanto. Estou muito emocionada e agradecida", disse Magalhães no evento.

Em 20º, o carioca Oteque, de Alberto Landgraf, caiu oito lugares. Já os chefs Eduardo Ortiz e Luana Sabino, do paulistano Metzi, deram um salto de 9 degraus, alcançando o 18 lugar. Também da capital paulista, o Maní, de Helena Rizzo ficou em 34º, caindo 13, enquanto o o curitibano Manu, de Manu Buffara, ficou em 35º, além de ter levado o prêmio de sustentabilidade da noite. Diferente de outros países, neste ano o Brasil não teve nenhuma nova casa dando as caras.

Prato servido no Maido, em Lima, que está entre os melhores restaurantes da América Latina segundo o 50 Best
Prato servido no Maido, em Lima, que está entre os melhores restaurantes da América Latina segundo o 50 Best - Divulgação

Para chegar à lista final, o prêmio reúne votos de 300 jurados, divididos entre profissionais da gastronomia, como chefs e proprietários de restaurantes (34%), jornalistas e críticos (33%) e foodies (33%). Eles escolhem dez estabelecimentos em ordem de preferência que tenham visitado pela América Latina. Entre os votantes, há 50% de mulheres e 50% de homens e, a cada ano, 25% do time de experts é renovado.

Quatro dos restaurantes indicados por cada jurado devem ser de fora da área ou continente que estão representando, e eles precisam confirmar as datas em que estiveram nos restaurantes. A regra foi incorporada desde que a lista passou a ser criticada pela possibilidade de haver viés e interesse entre os votantes e os chefs e seus restaurantes. Outra regra é que aqueles que alcançarem o topo são automaticamente transferidos para a categoria Best of the Best, e por isso não podem mais concorrer ao primeiro lugar.

Receber a cerimônia no Brasil era, há tempos, um desejo da comunidade de chefs e donos de restaurantes —já que comparecem à cerimônia jurados e imprensa estrangeira, o que contribui para que restaurantes locais sejam visitados e tenham mais destaque em futuras edições do prêmio. O evento já aconteceu no Peru, na Colômbia, no México e na Argentina.

"Eu acho que naturalmente vamos crescer no ano que vem [com a cerimonia em 2024]", afirmou Rafael Costa e Silva, do Lasai. "O Rio tem restaurantes bons. Só precisamos que as pessoas venham."

"Era um sonho que o 50 Best acontecesse no Brasil, e me alegro por ser nessa cidade maravilhosa, que em um marco da gastronomia abraçou a causa da cozinha brasileira", disse Janaína Rueda, da Casa do Porco, após a premiação. "Do 1º ao 100º, todos têm uma relevância muito grande. O Peru tem um destaque muito maior porque ele tem uma política pública de desenvolvimento gastronômico no país, e nós estamos começando isso agora."

Em fala no início da cerimônia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que a edição de 2024 do prêmio também será na capital fluminense. A prefeitura investiu R$ 3 milhões para receber a festa neste ano.

Logo após a fala de Paes, a organização também fez uma homenagem ao cozinheiro Daniel Redondo, morto nesta sexta (24). Ele abriu o restaurante paulistano Maní ao lado da chef Helena Rizzo, com quem foi casado.

Durante os últimos dias, o Rio foi palco de uma extensa programação —a depender do evento, cozinheiros brasileiros eram minoria se comparados a chefs vindos de países vizinhos como Chile, Argentina, Panamá, Colômbia, México, Bolívia e, é claro, Peru.

Vieram para a cerimônia no Brasil nomes como Virgilio Martinez, do Central, além dos também peruanos Gastón Acurio e Micha, do Maido.

O World’s 50 Best Restaurants foi criado em 2002 e, em 2013, lançou suas duas primeiras listas regionais: os 50 Melhores Restaurantes da Ásia e os 50 Melhores Restaurantes da América Latina. Quatro anos depois, começou a publicar também os 50 melhores bares.

"A realização da cerimônia de premiação no Brasil é positiva para toda a comunidade gastronômica e para o turismo. Os eventos que se sucedem nos dias em que são realizados inspiram novas ideias, gerando buzz no setor da restauração e impulsionando o fluxo de negócios", diz Rosa Moraes, presidente da região do Brasil para o The World’s 50 Best Restaurants, que produz rankings regionais e globais.

VEJA A LISTA COMPLETA DOS MELHORES RESTAURANTES DO 50 BEST AMÉRICA LATINA 2023

1 - Maido (Lima, Peru)
2 - El Chato (Bogotá, Colômbia)
3 - Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
4 - A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
5 - Fauna (Vale de Guadalupe, México)
6 - Maito (Cidade do Panamá, Panamá)
7 - Kjolle (Lima, Peru)
8 - Leo (Bogotá, Colômbia)
9 - Boragó (Santiago, Chile)
10 - Mayta (Lima, Peru)
11 - Nuema (Quito, Equador)
12 - Quintonil (Cidade do México, México)
13 - Merito (Lima, Peru)
14 - Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
15 - Pujol (Cidade do México, México)
16 - Celele (Cartagena, Colômbia)
17 - El Preferido de Palermo (Buenos Aires, Argentina)
18 - Metzi (São Paulo, Brasil)
19 - Villa Torél (Ensenada, México)
20 - Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)
21 - Nelita (São Paulo, Brasil)
22 - Evvai (São Paulo, Brasil)

23 - Gustu (La Paz, Bolívia)
24 - Sublime (Cidade da Guatemala, Guatemala)
25 - Cantina del Tigre (Cidade do Panamá, Panamá)
26 - Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina)
27 - X.O. (Medelím, Colômbia)
28 - Arca (Tulum, México)
29 - Pangea (Monterrei, México)
30 - Julia (Buenos Aires, Argentina)
31 - Sud 777 (Cidade do México, México)
32 - Mishiguene (Buenos Aires, Argentina)
33 - Osso (Lima, Peru)
34 - Maní (São Paulo, Brasil)
35 - Manu (Curitiba, Brasil)

36 - Rosetta (Cidade do México, México)
37 - Alcalde (Guadalajara, México)
38 - Alo's (Buenos Aires, Argentina)
39 - Mil (Moray, Peru)
40 - Le Chique (Cancún, México)
41 - Crizia (Buenos Aires, Argentina)
42 - La Mar (Lima, Peru)
43 - Niño Gordo (Buenos Aires, Argentina)
44 - Humo Negro (Bogotá, Colômbia)
45 - Parador la Huella (José Ignacio, Uruguai)
46 - Rafael (Lima, Peru)
47 - Sikwa (San José, Costa Rica)
48 - La Docena (Guadalajara, México)
49 - Mercado 24 (Cidade da Guatemala, Guatemala)
50 - Cosme (Lima, Peru)

A jornalista se hospedou a convite da Secretaria de Turismo municipal do Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.