Descrição de chapéu alimentação

Aprenda a usar cumaru, que pode substituir baunilha em receitas como pudim

Especiaria é semente nativa da região amazônica que deve ser consumida com moderação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nativa da região amazônica, o cumaru é uma especiaria versátil que vem ficando mais conhecida na confeitaria por ser muito parecida com a baunilha.

O aroma adocicado torna seu uso fácil na cozinha: basta ralar essa semente para finalizar doces e perfumar cremes e chocolates, explica a confeiteira Joyce Galvão em seu livro "Ingredientes para uma Confeitaria Brasileira".

Pudim de leite com calda de caramelo, musse de doce de leite com cumaru e crumble cítrico do AE! Café & Cozinha
Pudim de leite com calda de caramelo, musse de doce de leite com cumaru e crumble cítrico do AE! Café & Cozinha - Pedro Ferrarezzi/Divulgação

Para dar um toque especial ao pudim, você pode colocar três sementes em um litro de leite e deixar descansando por um dia dentro da geladeira. Depois, basta retirar os bagaços antes de começar o preparo. O resultado é um leite aromatizado com perfume suave para a receita.

Joyce Galvão também sugere usar o cumaru, que também é conhecido como fava tonka ou tonka bean, em receitas que levem chocolate branco, como recheio de bombons e tortas.

Sementes de cumaru
Sementes de cumaru - Eduardo Knapp/Folhapress

Seu princípio ativo, a cumarina, é encontrado em diversas plantas, como a baunilha, e faz com que muitas pessoas associem a semente à fava e substituam uma pela outra, explica Galvão.

Mas, atenção: o uso em excesso pode se tornar desagradável e trazer um gosto que remete ao sabão. A melhor forma de dosar melhor seu uso é realizar uma infusão a frio com a semente inteira em leite e, depois, usá-la em outros preparos, destaca Galvão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.