Descrição de chapéu receitas alimentação

Veja receita de biscoitos amanteigados coloridos para fazer no final de semana

Decoração leva glacê real, açúcar de confeiteiro e corante alimentício em gel no preparo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Samantha Seneviratne
The New York Times

Bolachas artisticamente decoradas com glacê real são um clássico das festas, mas seus detalhes finos e cores bonitas podem levar horas para serem alcançados. Não com essa receita: uma vez que o glacê está feito e colorido, leva apenas alguns minutos para decorar.

O glacê é simplesmente derramado sobre as bolachas, uma técnica inspirada na usada para derramar cores onduladas de glacê espelhado sobre bolos lisos (para uma alternativa mais rápida, mergulhe ou pingue as bolachas com chocolate derretido).

Nenhuma bolacha será igual à outra, e isso é grande parte do charme. Sob a superfície exterior está um biscoito crocante e satisfatório com sabor de montes de raspas de laranja brilhantes e especiarias de inverno.

Biscoitos tecnicolor estilizados por Samantha Seneviratne
Biscoitos tecnicolor estilizados por Samantha Seneviratne - Johnny Miller/The New York Times

Rendimento: cerca de 48 bolachas
Tempo total: 1h30, mais 7h para resfriamento e endurecimento

Para as bolachas:

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras (320 g) de farinha de trigo comum
  • 1 ½ colheres de chá de canela em pó
  • 1 ½ colheres de chá de gengibre em pó
  • ¾ colher de chá de cardamomo em pó ou 1 colher de chá de cardamomo fresco moído
  • ½ colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal kosher (como Diamond Crystal)
  • ¾ xícara (169 g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 xícara (200 g) de açúcar granulado
  • 2 colheres de sopa de raspas de laranja frescas (de cerca de 2 laranjas grandes Navelina)
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 ovo grande, em temperatura ambiente

Para o glacê real:

  • 6 xícaras (680 g) de açúcar de confeiteiro
  • 6 colheres de sopa (50 g) de pó de merengue
  • 4 cores diferentes de corante alimentício em gel

Modo de preparo

  1. Faça as bolachas: em uma tigela média, misture a farinha, canela, gengibre, cardamomo, fermento em pó e sal.

  2. Em uma tigela grande, usando uma batedeira elétrica em velocidade média, bata a manteiga, o açúcar granulado, as raspas de laranja, o extrato de baunilha e o ovo. Adicione a mistura de farinha à mistura de manteiga e bata até ficar homogêneo.

  3. Coloque uma folha de papel manteiga de 30 por 40 cm em uma superfície de trabalho. Posicione a massa por cima e cubra com outra folha de papel manteiga. Abra a massa em um retângulo uniforme de 0,6 cm de espessura. Coloque a massa, ainda sanduíche entre papel manteiga, em uma assadeira com borda e leve à geladeira até ficar bem fria e firme, cerca de 30 minutos.

  4. Prepare o glacê real: misture o açúcar de confeiteiro e o pó de merengue em uma tigela grande. Adicione ⅔ xícara de água e bata com uma batedeira elétrica em velocidade média até ficar espesso e brilhante, cerca de 7 minutos. Verifique a consistência do glacê: Quando você derramar o glacê sobre si mesmo, deve levar 10 segundos para reincorporar. Adicione mais água, 1 colher de chá por vez, conforme necessário, para atingir essa consistência.

  5. Separe o glacê em 5 tigelas e tinga 4 como desejar, deixando uma branca. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

  6. Pré-aqueça o forno a 177 °C. Forre 2 assadeiras com papel manteiga.

  7. Retire a massa da geladeira e, trabalhando rapidamente, corte a massa em retângulos de 2,5 por 6,35 cm. Se a massa ainda estiver fria, separe os retângulos e coloque nas assadeiras preparadas a 0,6 cm de distância. Se a massa estiver aquecida, resfrie (ou congele) até ficar fria antes de assar.

  8. Asse, girando a assadeira na metade do tempo, até dourar, 10 a 12 minutos. Transfira as bolachas para uma grade para esfriar completamente, cerca de 30 minutos. Coloque a grade sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e alinhe as bolachas, com os lados tocando, em fileiras de 8.

  9. Coloque outra grade sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Em uma tigela pequena (diâmetro de 10 cm), coloque um pouco de cada cor para que você tenha várias faixas paralelas de glacê colorido (cubra o que não utilizar). Despeje o glacê em fitas finas sobre as bolachas movendo da esquerda para a direita e vice-versa, preenchendo os buracos, até acabar. Repita com mais glacê. Imediata e cuidadosamente separe as bolachas, uma por uma, com uma espátula e transfira para a grade limpa.

  10. Deixe as bolachas descansarem em temperatura ambiente, sem cobrir, até ficarem firmes, pelo menos 6 horas.

Dicas: faça a massa e refrigere-a, bem embrulhada em filme plástico, por até 3 dias ou congele por até 1 mês. Você também pode congelar as bolachas assadas, sem glacê, bem embrulhadas por até 3 meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.