Guia das melhores pizzas do mundo ganha edição na América Latina

O 50 Top Pizza acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 17

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O guia das melhores pizzas artesanais do mundo chega à América Latina em abril. O 50 Top Pizza terá a primeira edição regional sediada no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (17), no Instituto Italiano di Cultura, na capital fluminense.

Desde a criação na Itália, em 2017, o 50 Top Pizza chegou a diversas cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia. Em 2024, a estreia da versão latino-americana contará com uma festa na Pizzaria Bráz, no Jardim Botânico, após a premiação.

Pizza Margherita
Pizza Margherita Brandi, da Bráz Pizzaria, eleita a melhor rede de pizzas artesanais do mundo - Divulgação

O ranking é dividido em duas categorias: pizzarias artesanais e redes de pizzarias artesanais —marcas com mais de quatro lojas. Em premiações regionais como essa, o segundo grupo não entra na disputa, mas pode ser avaliado na competição anual, marcada para novembro deste ano, em Londres.

Escolha das melhores

A votação é feita por um grupo de inspetores anônimos, com critérios de avaliação rigorosos. Entre as análises, estão a qualidade da pizza (massa, molho, combinação de ingredientes e origem dos produtos), serviço e a recepção ao cliente.

Os críticos também avaliam o ambiente, independentemente do tamanho da pizzaria, com foco na limpeza e conforto, incluindo os banheiros. A gestão da fila de espera é considerada, avaliando o fluxo, preferências, atenção aos clientes em espera e cobertura para chuva, além da disponibilidade de mantas para o frio.

A carta de vinhos é revisada, com prioridade para casas que oferecem vinhos regionais e cervejas artesanais.

A anfitriã da comemoração latino-americana, a Pizzaria Bráz, foi eleita a 4ª melhor do mundo em 2023. Entre as brasileiras, apenas Bráz e 1900 Pizzeria estão na lista das 50 melhores redes artesanais do guia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.