Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Com Fabio Carille, Corintians tenta voltar a ganhar fora de casa

Nesta quarta (23), quando enfrenta o Guarani, equipe completa 160 dias sem vencer como visitante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Faz tempo que o Corinthians não sabe o que é vencer uma partida fora de casa. Esta quarta (23), dia em que o alvinegro vai encarar o Guarani, às 19h15, em Campinas, pelo Campeonato Paulista, o time chega a exatos 160 dias desde a última vitória longe de Itaquera. Foram 12 partidas no período, com nove derrotas e três empates.

Fabio Carille antes do treino do Corinthians nesta terça (22), no CT do Parque Ecológico
Fabio Carille antes do treino do Corinthians nesta terça (22), no CT do Parque Ecológico - Luis Moura/WPP

Isso é reflexo da fraca campanha que o Corinthians fez como visitante em 2018, com apenas 33,3% de aproveitamento, o pior rendimento do time fora de casa nos últimos dez anos.

O desempenho no Campeonato Brasileiro foi o principal responsável por essa marca. Em 19 rodadas fora de casa, o Corinthians só venceu duas vezes, empatou três e perdeu 14 partidas, um aproveitamento de apenas 15%, bem abaixo dos 52% registrados no Paulista de 2018.

Evidentemente, o Estadual tem um nível técnico abaixo do Nacional, mas a queda de mais de um terço foi determinante para o Corinthians passar o segundo semestre lutando contra o rebaixamento. A equipe encerrou o torneio em 13º.

Esse foi o fator determinante para o desempenho corintiano despencar. Antes de seguir para o Al Wehda, da Arábia Saudita, Fabio Carille comandou o alvinegro na campanha do título paulista e em jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. Com ele, fora de casa, o time somou 54% dos pontos.

É fácil entender, portanto, porque a torcida comemorou tanto o retorno do técnico nesta temporada, após os fiascos de seus sucessores, Osmar Loss e Jair Ventura, este último demitido logo após o Brasileiro. Daí, também, a explicação para a confiança dos corintianos de que esse jejum como visitante terá fim diante do Guarani.

Com Carille, aliás, o Corinthians obteve em 2017 o seu melhor desempenho fora de casa nos últimos dez anos, com aproveitamento de 59,4%, marca fundamental para a equipe ser campeã paulista e brasileiro naquele ano.

Apesar de ter dito, após o empate contra o São Caetano, mão ter intenção de mudar a equipe, o técnico Fabio Carille vai escalar Léo Santos na zaga no lugar de Marllon contra o Guarani, enquanto a diretoria ainda busca reforços.

O presidente Andrés Sanchez afirmou nesta terça (22) que fez proposta para contratar o atacante Romarinho, que jogou no Corinthians entre 2012 e 2014.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.