Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 07h50

Medalhistas do Brasil em Cingapura são esperança para Rio-2016

Publicidade

MARIANA BASTOS
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Foram necessários sete dias de competição, 19 finais disputadas e três quartos lugares para o Brasil ver suas promessas para a Rio-2016 irem ao pódio na Olimpíada da Juventude, em Cingapura.

Medalhas conquistadas com autoconfiança, ponto comum do saltador Caio Cézar dos Santos, 17, da judoca Flávia Gomes, 16, e do boxeador David Lourenço, 18. Antes da competição, todos eles não vislumbravam nada menos do que o ouro.

Medalha dourada perdida que levou Flávia aos prantos após perder na final para a japonesa Miku Tashiro. A brasileira, campeã mundial sub-17 na categoria de 57 kg, teve que ganhar peso para lutar na de até 63 kg.

"Não é porque ela é de uma categoria acima que eu não podia ganhar", falou Flávia, inconformada. "Mas não é sempre que se ganha."

Caio Cézar aprendeu essa lição há um mês no Mundial de menores do atletismo. Uma lesão nas costas o impediu de disputar a final do salto em distância e de conquistar uma medalha quase certa --fora superior ao campeão nas eliminatórias.

Mas, neste domingo, com as costas recuperadas, Caio Cézar levou a medalha de ouro após superar Sho Matsubara no último salto. O brasileiro cravou 7,69 m, quatro centímetros a mais que o japonês.

"Não esperava que ele pudesse saltar 7m65. No último salto, fui para o tudo ou nada. Sabia que poderia ganhar o ouro, pelo meu potencial", disse um seguro Caio.

Segurança que também marcou a atuação de David Lourenço, campeão mundial juvenil de boxe até 69 kg.

Na luta da semifinal olímpica, o atleta precisou virar o placar contra Islomzhon Dalibaev, do Quirguistão. David estava perdendo de 1 a 0 no primeiro round, mas acertou dois golpes nos rounds seguintes e venceu por 2 a 1.

David define a cor da medalha na madrugada desta terça, contra o uzbeque Ahmad Mamadjanov --derrotado por ele no Mundial.

"Batalhei muito para chegar à final e, se cheguei até aqui, vou dar o máximo para conseguir o ouro", promete.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página