Descrição de chapéu Causas do Ano alimentação

Fome de quê? TV Folha discute piora na qualidade da alimentação dos brasileiros

Live será nesta segunda (16), Dia Mundial da Alimentação, às 11h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dados recentes sobre alimentação e saúde da população brasileira revelam duas tendências à primeira vista contraditórias: o aumento do número de pessoas passando fome e o crescimento da obesidade nos estratos com menor renda.

Segundo especialistas, porém, o paradoxo é apenas aparente, e os dois fenômenos estão interligados.

Fatores como preço, baixa oferta de alimentos frescos nas periferias e falta de tempo para o preparo de refeições vêm levando famílias de todo o país a trocar o arroz com feijão, carne e salada por itens industrializados menos nutritivos e com excesso de gordura, sódio e açúcar —como macarrão instantâneo, salsicha ou biscoitos recheados.

Nesta segunda (16), Dia Mundial da Alimentação, a Folha discute o tema em uma live com três convidados. Uma delas é Daniela Canella, professora do Instituto de Nutrição da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e autora de um estudo que avaliou o teor de gordura, açúcar e sódio de 10 mil produtos vendidos em supermercados.

Também participarão o chef Edson Leite, fundador da Gastronomia Periférica, e a empreendedora social Gisela Solymos, cofundadora do Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional). Ambos são integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

A live será transmitida pela TV Folha nesta segunda-feira (16) às 11h e abordará as barreiras encontradas por quem quer se alimentar bem e algumas possíveis soluções. Clique neste link para acessar a live.

A mediação será de Flávia Mantovani, repórter e coordenadora do projeto "Fome de quê? Soluções que inspiram", a atual Causa do Ano da Folha Social+.

A iniciativa, que traz a temática da insegurança alimentar para todas as plataformas do jornal, conta com o apoio da VR e da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.