Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 33 34 35 36 37 38 39 40 41 Próximos
Comentários dos leitores
J. R. (1266) 16/09/2009 18h11
J. R. (1266) 16/09/2009 18h11
Boeing apresentará na sexta-feira oferta "competitiva" para seu F-18 Hornet na concorrência FX2. Será? Ou é mais uma armadilha ao estilo Raytheon Calhau Norte? 5 opiniões
avalie fechar
Julio Ribeiro (6) 16/09/2009 18h06
Julio Ribeiro (6) 16/09/2009 18h06
Produtos franceses nao prestam. Acima de tudo, na escolha do fornecedor tem que se avaliar o comprometimento e eficiencia do pós-venda. Eu comprava ou americano ou o dobro em Saab. Pelo menos os nordicos e os americanos trabalham mais e sao mais sérios e competentes que os nossos colegas franceses... sem opinião
avalie fechar
J. R. (1266) 16/09/2009 18h02
J. R. (1266) 16/09/2009 18h02
A França ajudará o Brasil a fabricar um submarino nuclear e quatro submarinos convencionais. O submarino nuclear será concluído em 2012, ano em que o Brasil passará a ser o sexto país do mundo a possuir submarino nuclear, seguido por EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França. Servirá de base para o submarino nacional, inclusive. 4 opiniões
avalie fechar
Edson Souza (21) 16/09/2009 18h00
Edson Souza (21) 16/09/2009 18h00
Um cidadão humilde pode andar à vontade com seu fusquinha 69, sem guarda costas, sem grandes preocupações. Se este mesmo cidadão ganhar 100 milhões na loteria e todo o mundo ficar sabendo, para que ele não seja sequestrado ou assaltado terá que adotar segurança. Uma nação também. No Pré-Sal, cada brasileiro possui cerca de no mínimo R$40.000 lá.
Será que não é prudente cada brasileiro gastar R$ 89,00 apenas em segurança para pelo menos tentar proteger o que é nosso?
Acho ainda que estamos gastando pouco, porque só falei do Pré-Sal, ainda temos a Amazônia. Não sou a favor nem do Governo nem da oposição, sou a favor do Brasil, de nossa Pátria.
8 opiniões
avalie fechar
Edson Souza (21) 16/09/2009 17h36
Edson Souza (21) 16/09/2009 17h36
Na minha opinião é muito apropriada esta compra de caças com transferência de tecnologia e digo mais, além dos caças franceses o Brasil deveria em seguida à este negócio fazer uma proposta semelhante aos russos para a venda adicional de 36 caças Sukhoi também com transferência de tecnologia. Que gastemos mais US$ 6 bilhões para protegermos US$ 4.200 bilhões que valem por baixo o Pré-Sal. Se um cidadão ganha na loteria não vai deixar o dinheiro debaixo do colchão sem segurança para ser roubado. 3 opiniões
avalie fechar
jose valias (391) 16/09/2009 17h35
jose valias (391) 16/09/2009 17h35
Ah.........., já saquei ! as armas são para a Dilma assaltar bancos. Que me xinguem os falsos ideológicos do PT, não sou partidário de ninguem, apenas enxergo um pouco a pouca vergonha do poder instiuido. 2 opiniões
avalie fechar
jose valias (391) 16/09/2009 17h31
jose valias (391) 16/09/2009 17h31
Não temos infra-estrutura, não temos educação, não temos saúde publica, não temos segurança interna, não temos justiça, temos fome, o exercito está de meio expediente por falta de alimentos. Mas mesmo assim temos dezenas de U$ bilhões para comprar armas. È brincadeira do Deus Lula ? 4 opiniões
avalie fechar
jose valias (391) 16/09/2009 17h25
jose valias (391) 16/09/2009 17h25
Quem nos ameaça a ponto de gastarmos BILHÕES com armas ? Será que o Hugo Chaves vai colocar um canudinho para sugar o petroleo do pré sal ? Estes caças são suficientes para garantir nossa soberania se o Tio SAN quiser a amazônia ? Bin Laden vai explodir a ponte Rio-Niteroi ? Piada!!!!!!. Isto não é investimento em segurança. temos muitas outras prioridades. Ou será que o Lula quer garantir o poder eterno do PT na força ? Temos memória e nos lembraremos do que o Sr. Lula da Silva dizia sobre corrida armamentista. Que PIADA!! 2 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 16/09/2009 17h23
Geraldo Buss (378) 16/09/2009 17h23
Ainda não posso acreditar que um país - miserável como o Brasil em termos de atendimento à saúde, à melhoria da educação, a estagnação da segurança pública desde a saída dos militares, - deseja fazer ao comprar caças - sejam eles francese, norte americanos e ou suecos não importa - submarinos atômicos, tanques de guerra, helicópteros, e outras armas?! Talvez para esta corrida armamentista, o governo está elaborando umprojeto para TAXAR a poupança do povo brasileiro (não vai sequestrar como a Zélia fez mas devolveu), este governo vai além da Zélia quer tirar mesmo com um imposto a mais no curriculo de seu presidente e do sr.Mantega.
Talvez seja para comprar estas armas que o governo quer tamb´´em ressuscitar a extinta CPMF com o novo nome de batismo de "Contribuição Social para a Saúde" - ora se é contribuição deve ser voluntária e não obrigatória. A saúde não deve ser a do povo brasileiro mas sim dos integrantes deste governo. O Brasil que necessita de milhões de moradias pretende gastar bilhões de Reais para comprar armas que nos tempos atuais não são mais utilizadas. Se tivesse tal poder de fogo, os USA teriam a muito tempo acabado com os talibans, com os seguidores do Sadan . Todo este poderia bélico dos franceses , dos norte americanos não serviu absolutamente para nada - a não ser para aumentar a desgraça dos cidadãos do Iraque e do Afganistão que hoje convivem com muito mais desgraça do que antes. LULA, JOBIM e o resto deste governo devem levar alguns para casa.
sem opinião
avalie fechar
jose valias (391) 16/09/2009 17h13
jose valias (391) 16/09/2009 17h13
Enquanto gastamos algumas dezenas de bilhões em armamentos, o exercito não tem dinheiro para alimentar os soldados. Tem comissão gorda nisto aí. A unica ameaça ao país hoje é a corrupção, que por sinal já invadiu e dominou. Caças submarinos e helicopteros não combatem corrupção. 2 opiniões
avalie fechar
Leyanie Neves (21) 16/09/2009 17h04
Leyanie Neves (21) 16/09/2009 17h04
Esta situação é um pouco suspeita. Um presidente que se une às empreiteiras contra o TCU por causa de embargo por superfaturamento, pode tudo. Isto cheira a embroglio ou seja superfaturamento por baixo dos panos. sem opinião
avalie fechar
Anderson Amorim (1) 16/09/2009 16h53
Anderson Amorim (1) 16/09/2009 16h53
Tem se falado muito sobre a tal transferência de tecnologia, mas ainda não está claro quais tecnologias serão realmente transferidas. No caso das aeronaves, por exemplo, há dezenas de tecnologias "cruciais" como os sistemas de controle e automação de vôo, armamentos, combustível, além de detalhes de aeorodinâmica e hidráulica. Quais destas tecnologias serão transferidas? Acho muito difícil que qualquer empresa, seja francesa ou americana, concorde em liberar conteúdo seccreto, como os controles de armamentos, por exemplo.
Concordo com as hipóteses de que os fins e os meios deste acordo militar entre os governos do Brasil e da França ainda não estão bem esclarecidos. Há muitas sombras e coisas mal explicadas no ar, é preciso acompanhar de perto as decisões do governo.
sem opinião
avalie fechar
Rogerio Lobo (1) 16/09/2009 16h51
Rogerio Lobo (1) 16/09/2009 16h51
Considerando que um combate aéreo se resolve a mais de 100 km de distância, fica claro que a tecnologia não está no avião em si, mas nos radares, mísseis e bombas que o avião carrega. Considerando ainda que precisamos de mais pilotos treinados e em operação, seria mais inteligente se o governo adquirisse algumas centenas de Super Tucanos, implantasse mais bases aéreas na Amazônia e ao longo da costa Brasileira e investisse mais no desenvolvimento de mísseis, bombas e radares. A resposta que fica é quantos Super Tucanos substituem os 36 Rafalles ? E se tivéssemos modernos mísseis e radares? Acho que estaríamos melhores com umas dezenas de bases aéreas distribuídas com centenas de Super Tucanos do que 36 Rafalles próximos de Brasília. sem opinião
avalie fechar
Walmar Porto (2) 16/09/2009 15h24
Walmar Porto (2) 16/09/2009 15h24
A carta da Eliane Sinhasique para o DIDI é uma parada!
E apesar de não concordar com algumas coisas, fiquei pasmo com tanta alma.
Parabens Eliane!
Fiquei apaixonado!
2 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 16/09/2009 15h08
eduardo de souza (635) 16/09/2009 15h08
Concordo Antonio Passos, o cenário esconde algo mais. É bastante provável que em breve teremos a 3 guerra mundial. Tomara que de tempo de nos preparar-mos. De quebra, estou pensando em até o final do ano encostar na Amazônia. Nunca se sabe.
Defender nosso país é proteger os que amamos.
Se vierem, encontrarão um povo que nem de sombra imaginavam, OS BRASILEIROS.
10 opiniões
avalie fechar
alfredo cardoso neto (37) 16/09/2009 15h07
alfredo cardoso neto (37) 16/09/2009 15h07
Em 1º lugar, temos que saber o que os militares querem.Lula ,Jobim,etc, quem são eles pra dizer alguma coisa senão pararem e perguntar para os pilotos da força aerea, eles sim saberão o que pilotar, ou ainda temos duvida de que um profissional,não sabe o que seu concorrente ou inimigo usa?Sai, Lula,sai Jobin,vão lavar sus cuecas, que podem estar contaminadas com dollares,digo,francos. 5 opiniões
avalie fechar
Fernando Antonio Lopes (70) 16/09/2009 15h04
Fernando Antonio Lopes (70) 16/09/2009 15h04
O Jobim entende de aviões? Só se for de carreira! 1 opinião
avalie fechar
Sergio Lavinas (272) 16/09/2009 14h55
Sergio Lavinas (272) 16/09/2009 14h55
"Jobim confirma preferência do governo por caças franceses"
Uma senhora chamada População Brasileira está lendo a noticia:
"O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou nesta quarta-feira que para o governo brasileiro fechar o acordo com a França para a compra de 36 aviões caça é preciso que os franceses apenas confirmem a transferência de tecnologia."
A Sra. População Brasileira pergunta para si mesma: Mas, e quanto ao preço?
Por isso a ilustre senhora continua a ler:
"Jobim disse aos senadores que não tem conhecimento do valor das propostas, mas afirmou que foi informado pela FAB (Força Aérea Brasileira) que as divergências são significativas. "Não há nenhum valor firmado, eles só vão aparecer depois do dia 21 quando as propostas forem entregues."
Sra. Brasileira, intrigada e curiosa, quer saber alguns números, e continua a leitura e encontra
num info-gráfico bem ajeitado, alguns preços:
Rafale da França custa R$ 254,8 milhões, cada.
Grippen da Suécia custa R$ 127,4 milhões, cada.
F-18 dos EEUU custa R$ 182,00 milhões, cada.
A senhora População Brasileira pensa que se pode comprar qualquer um, A ou B, e que, nessa compra, poderia ser usado um jeito de negociar que ela chama de "pechinchar".
Mas, de repente ela fica vermelha e dá um sorriso amarelo.
Ela pensa bem, e diz para si própria:
Capaz! Onde é que já se viu nação rica que nem o Brasil, ficar pechinchando? Que coisa mais feia é pechinchar!
2 opiniões
avalie fechar
SANDRA BARROS (97) 16/09/2009 14h50
SANDRA BARROS (97) 16/09/2009 14h50
O 'Cumpaneiro "Luis Inacio, eu só gosta de coisas caras...acostumou rápido a usas e mau o dinheiro alheio...
Muita roubalheira, $$$ para os bolsos deles e Sarkozy, além de salvar 6.000 empregos na França...
3 opiniões
avalie fechar
Walmar Porto (2) 16/09/2009 14h44
Walmar Porto (2) 16/09/2009 14h44
Transferencia de tecnologia norte-americana?
Quem esquece o veto deles quando o Brasil tentou vender aviões Tucanos para a Venezuela?
Os EUA precisam levar uns trancos de vez em quando para que saibam com quem estão lidando.
De qualquer modo, e apesar do jogo de cena, êles sabem disso.
Mete bronca Lula!
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 33 34 35 36 37 38 39 40 41 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página