Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (2328) 10/12/2008 10h14
João Carlos Gagliardi (2328) 10/12/2008 10h14
Tem um cidadão, alguns centímetros aí em embaixo, ridicularizando uma posição neste fórum que afirma que a marcação contínua da reserva, ameaça a soberania nacional.
O fato, é que ameaça mesmo!
A argumentação ali apresentada é distorcida e desprovida da realidade, e deve ser esclarecida. Vejamos: os índios no Brasil, não representam perigo a ninguém alem deles mesmos, já que a pratica do infanticídio é comum entre eles. Se a comida é pouca, quem se alimenta primeiro é o homem, se não houver comida para as crianças, paciência. E o número de crianças mortas por desnutrição é altíssimo!!!
Depois, os aborígenes australianos, foram literalmente exterminados pelo exército inglês na época da colonização e mortos aos milhões. Foi um dos maiores crimes contra a humanidade já registrados. As "reservas" que eles ocupam, são na parte central do país, que como sabemos, é um deserto inóspito, com uma temperatura de mais 50 graus positivos durante o dia e próximo ao zero à noite. Rico em... areia.
E os índios americanos? Foram mais caçados que os búfalos e igualmente quase desapareceram da face da terra.
Nosso exército, se posicionou como deveria. Expôs que existem ONGs estrangeiras, respaldada por bandoleiros nacionais, que sabem que aqueles índios podem ser facilmente manobráveis, e não seria difícil criar ali um "enclave" com as bênçãos da ONU, que se mostrou tão "interessada" no caso.
Então: NÃO PARA A CONTINUIDADE! e SIM PARA NOSSA SOBERANIA!!!
27 opiniões
avalie fechar
antonio miranda (5) 10/12/2008 10h12
antonio miranda (5) 10/12/2008 10h12
Li alguns comentários e percebi que, em muitos deles, deixa-se transparecer um certo descrédito com relação ao nosso futuro. Sabemos que precisamos dar vez a outros modelos de desenvolvimento, sobretudo em áreas pertencentes ao norte do país. Acredito que os objetivos indígenas naquela região devem ser acatados, independentemente de interesses escusos que possam vir a existir. Vamos alargar o nosso olhar sobre o futuro! Criemos, então, outras perspectivas sobre aquelas terras! 24 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 10/12/2008 09h44
marcos cesar fernandes (231) 10/12/2008 09h44
Toda humanidade hoje civilizada um dia fora primitiva e se evoluiu pelo sofrimento do dia-a-dia.
Os índios bem que, se quisessem, poderiam também evoluir e com muito mais facilidade, pois o que não faltaria é ONG bem intencionadas para civiliza-los, e uma fez que isso ocorresse, eles se tornaria cidadãos produtivos e integrados na sociedade. Ao invés disso, partem para o parasitismo apadrinhado pelos governantes atuais, que em matéria de parasitismo são ótimos.
Quem de nós, descendentes de europeus e africanos um dia pedimos para vir para a América?
Somos descendentes, e tantos os europeus quanto os africanos não nos querem de volta, portanto, essa terra é nossa também.
Essa reserva vai virar terra de ninguém, explorada até a exaustão por esse índios oportunistas, e depois de acabarem com tudo virão para as cidades exigirem mais direitos.
Se é para dar a eles tanta terra, que lhes tirem as armas de fogo, as moto-serras, os remédios, a eletricidade e tudo o que for da civilização para que eles tenham uma vida realmente de índios.
17 opiniões
avalie fechar
Cesário Simões (4) 10/12/2008 09h40
Cesário Simões (4) 10/12/2008 09h40
Terno e gravata! Malandros de terno e gravata assaltam bancos e condomínios de luxo... O hábito não faz o monge. Hipocrisia! Deixem os índios com sua cultura e seus direitos! Já roubaram muito deles! Não imponham essa fantasia idiota! E ENTERREM MEU CORAÇÂO NA CURVA DO RIO! 24 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 10/12/2008 07h53
josé reis barata barata (3562) 10/12/2008 07h53
Para o Diogo D.
O evidente e flagrante, muito provavelmente por ignorância, desrespeito às instituições e institutos que concedem a argamassa de um Estado democrático de Direito, pelo qual contraditoriamente clamas, permitem-me inclui-lo dentre os tolos que, em tese, aludi.
Sds. barata's
89 opiniões
avalie fechar
José Oton Prata de Castro (3) 10/12/2008 06h46
José Oton Prata de Castro (3) 10/12/2008 06h46
Têm toda razão estes apatridas que querem entregar este maravilhoso país aos índios(leia-se ongs e missionários estrangeiros que se quer deviam dar pitaco aqui dentro. Ou melhor, nem deviam existir. Quero ver quem vai produzir para alimentar esta nação. Chega de indignação. José Oton 10 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 09/12/2008 23h23
Guilherme Lemmi (236) 09/12/2008 23h23
Ja escrevi aqui anteriormente que os índios sao apenas massa de manobra desses grupos. E sabe o por quê?
Porque ir contra a demarcação da reserva, da criaçao da área soberana dos índios, é ser taxado de racista, de intolerante, de coronelista, como o Sr Diogo acaba de fazer. Simples assim, estrutura básica do dupli-pensar orwelliano: a pessoa pode ate pensar que existe algo errado na demarcação, mas da tanto trabalho dizer isso em público (pois é nadar contra a maré) que ela acaba se convencendo de que esta enganada, de que a maioria esta certa e de que a reserva é legítima e so quer o 'bem dos índios'.
Isso pra nao falar no fato de que qualquer brasileiro que frequentou a escola carrega uma carga de culpa pelo extermínio dos índios pelos nossos antepassados; e para quem tem sede de poder, qualquer sentimento de culpa é uma vulnerabilidade a ser explorada
16 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 09/12/2008 23h14
Guilherme Lemmi (236) 09/12/2008 23h14
Caro Diogo D.,
é evidente que voce nao leu nada do que eu escrevi, nao apurou nenhuma das minhas denuncias e por ter a mente tao fechada quanto uma lata de sardinha vem me acusar de racismo e de dizer infantilidades.
Quero ressaltar que nao tenho nada contra os índios, inclusive vendo-os como as vítimas dos dois lados desse conflito (alias, como sempre). Nao disse que a ameaça à nossa soberania viria dos indios, e sim dos grupos que estao por tras deles, dos missionarios e ongs americanas que fizeram um lobby enorme para conseguir a demarcação no exato local onde ela foi estabelecida, ou seja, na fronteira norte do país e sobre as maiores reservas de ouro, prata e diamante de Roraima.
Quis deixar claro tambem que por trás desses grupos de ongs e missionários, existe outro ainda mais poderoso, comandando os rumos da opiniao pública.
Particularmente, sou contra o confinamento de povos indigenas em reservas criadas para dividir, para separar indios e cara-palidas numa especie de apartheid amazonico. Mas isso é uma questao a ser debatida, essa é só a minha opiniao.
Agora o que nao faz sentido é defender que a reserva seja criada sobre essa area altamente estratégica do Brasil. Se nao for por isso (pelos minerios e fronteira) entao porque nao demarcaram em outro lugar. Preste atençao, consulte os mapas e perceba que em cima de cada jazida mineral da amazonia existe uma reserva indígena...por que sera?
17 opiniões
avalie fechar
heron zanatta (1) 09/12/2008 23h11
heron zanatta (1) 09/12/2008 23h11
canalhice... branca... já mataram todos os vermeios...
sobraram isso aquilo... a terra é dos caras e naum tem pra quem... so pra filho da fruta...
24 opiniões
avalie fechar
rogério morettini (67) 09/12/2008 22h41
rogério morettini (67) 09/12/2008 22h41
O que essepaís precisa é de uma demarcação de terras a serem cultivadas para assim,evitar esses conflitos e a devastação estúpida de nosos recursos naturais.
A demarcação de terras a serem cultivadas daria um impulso até mesmo a uma reforma agrária.
A exploração dessa situação fica por conta de grandes latifundiáriso como esse governador de Roraima entre outros q até mesmo aqui no país não residem.
Na linha de frente desse combate pífio estão os miseráveis que la vivem dependentes desse latifúndio tosco e feudal.
A permanência dos índios q defendem a reserva como território fechado não é a ideal,mas considerando os danos em que essa região pode sofrer com a má utilização dos recursos naturais,sim,que fiquem os silvículas.
24 opiniões
avalie fechar
Rafael Magalhães (5) 09/12/2008 22h19
Rafael Magalhães (5) 09/12/2008 22h19
Eu só queria que esses petistas gastassem uma parte do tempo q dedicam a mandar mensagens com idéias prontas e panfletárias pesquisando sobre o que opinam. Vejam o mapa da tal reserva Raposa/Serra do Sol reserva. Vejam onde estão as fazendas. Contabilizem quantos índios vivem lá. Analisem como eles vivem. Pesem a importância econômica da produção agrícola. Vejam o que acontece com os índios na reserva Yanomami, q também é gigante. Pesquisem a reivindicação dos índios que vivem nesta reserva. Pensem, analisem. Os q pensam no país e q prezam a coerência devem chegar a uma conclusão. Os que vêm o mundo como uma batalha de petistas/esquerdistas contra o resto do mundo devem chegar a outra. Talvez por má-fé, talvez pela prática do duplipensar (leiam 1984). E isso nada tem a ver com racismo. Afinal quem quer implantar o racismo oficial no Brasil é o governo atual, não os que, democraticamente se posicionam contra ele.
P.S. Mediador, essa mensagem na verdade é mais para vc do que para os leitores já que menções contrárias ao PT e petistas que eu mando não costumam ser publicadas, ainda que educadas.
126 opiniões
avalie fechar
Adriano Londero (27) 09/12/2008 21h31
Adriano Londero (27) 09/12/2008 21h31
Essa idéia de que os gringos irão entrar e pegar o quiseremse a área for continua é balela pelo seguinte motivo, quem está impedindo que eles façam isso agora, os arrozeiros, os não brancos...aposto que esses sim são os primeiros a se disporem a serviço dos gringos. è muito mais provável que entre muito dinheiro lá se for continua do que dá forma como está. 23 opiniões
avalie fechar
Ugly Jerry (1) 09/12/2008 21h30
Ugly Jerry (1) 09/12/2008 21h30
O índio trabalha e se sustenta, tem sido assim há mais de 10 mil anos. O problema é que seu modo de vida depende do uso da terra segundo seus costumes e tradições. O extermínio das populações indígenas provocado por espanhóis e portugueses na América do Sul, quando não visava a escravização e a "conversão" destes grupos, se dava com o intuito de lhes tomar a terra. Aonde quer que pousassem os olhos ávidos do colonizador procurando pela riqueza dos recursos naturais os índios tombavam aos milhares. Esse processo de expropriação dura até hoje, é só olhar as declarações do Sr. Paulo César Quartiero. Que está tentando levar no grito e na violência. Ele não defende nenhum interesse que não seja o seu próprio, ninguém defende a sociedade procurando ter vantagem com a grilagem das terras. Grilar terra é destituir a sociedade de seus elementos civilizatórios, é IMORAL, INDECENTE e CRIMINOSO. Essa cambada deveria estar na cadeia, e não ocupando cargos públicos e desfilando sua completa ignorância e despreparo para a vergonha geral da nação. Pegue um livro de história Sr. Quartiero e procure ver além do próprio umbigo, talvez o senhor se liberte da bitola que te determina o papel de palhaço nessa história toda. 13 opiniões
avalie fechar
Diogo D. (14) 09/12/2008 20h03
Diogo D. (14) 09/12/2008 20h03
Uma coisa fica mais evidente por causa dessa polêmica: como tem gente racista nesse país!
O desprezo que tanto brasileiro tem contra os povos indígenas é de dar nojo. Cospe nos humildes e puxa o saco dos velhos coronéis. E povinho!
48 opiniões
avalie fechar
Diogo D. (14) 09/12/2008 19h53
Diogo D. (14) 09/12/2008 19h53
Quanta bobagem, meu Deus do Céu.
Ô seu Guilherme Lemmi, para de falar besteira - espalahndo teoria de conspiração sem fundamento, fabricada por militares arcaicos e de direita.
Essa história de "ameaça à soberania" é um papo-furado sem pé nem cabeça. Desde quando índio apresenta ameaça ao Brasil? Nações indígenas existem no mundo inteiro, nos Estados Unidos muitos tribos são consideradas soberanas, contando com própria polícia, governo, etc. E nem por isso essas tribos criaram ameaça à integridade territorial e soberania americana. Tampouco isso aconteceu na australia, na nova zelandia, ou nas dezenas de países que possuem regiões autônomas.
Então para de falar besteira. O que é uma ameaça à soberania do país é um latifundiário ameaçando de usar a força pra descumprir uma decisão do STF, como faz esse prefeito-arrozeiro. Ameaça à soberania do país é ter um exército que desafia a autoridade civil do governo democrático, espalhando uma ideologia própria e insubordinada. Isso sim é uma ameça à soberania brasileira - prete atenção a esses fatos e esquece as teorias de conspiração infantis!
48 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 09/12/2008 19h49
josé reis barata barata (3562) 09/12/2008 19h49
Plebiscito!
Surrealismo! STF, também nós, ocupado disto ou com isto. Só aqui, no Brasil. O último refúgio de dignidade naufraga: o judiciário.Faz água meditando encurralado sobre "terras indígenas".
Não se deve tergiversar nem viajar por pensamentos ingênuos ou emocionais. Não há o que discutir ou examinar:existem determinados conceitos, institutos intocáveis, que devem permanecer intocados sob pena de destruirmos,dividirmos, esfacelarmos a trindade pátria que conforma a Nação: povo, território e poder político, ou seja, soberania. Nenhum governo possui competência para doar, emprestar, ceder , discriminar ou alienar o solo pátrio; pois, não lhes pertence,nem gozam da competência para tal.
STF, a Constituição Cidadã metamorfoseada em "Judas e Cigana" ,ainda, vale ou não vale? A Vale não vale, pois eu sei que não vale. O art. 18 e o 14 que versa sobre a soberania popular, dela , da CF, são de uma clareza meridiana:incorporar, subdividir, desmembrar ou anexar territórios somente "...mediante aprovação da população diretamente interessada através de plebiscito e Congresso Nacional..." ;então e por que ir ao mais desautorizado e sem as exigências do menos?
È o mínimo que se espera.
Sds. barata's, plebiscitárias.
155 opiniões
avalie fechar
Edilson La Ferreira (109) 09/12/2008 19h31
Edilson La Ferreira (109) 09/12/2008 19h31
Srs.(as): Quanto ao comentario do Sr. Alcides Emanuelli do dia 09/12/2008 18h49, tenho duas ressalvas: 1) O nome correto de nosso pais é Republica FEDERATIVA do Brasil e não Republica Democratica do Brasil como o Sr. escreveu. 2) Creio ser pertinente uma convivencia pacifica entre indigenas e "caras palidas". Afinal, somos todos brasileiros e os indigenas, sem duvida, até mais brasileiros que nós. Há espaço para todos, sem prejudicar a cultura indigena, chegando ao ponto de faze-los "trabalharem" como nós ou nós deixarmos de extrair riquezas pelo simples fato de preserva-los. Há um meio termo. O trabalho indigena é outro, com discrepancias enormes de conceito cultural entre eles e nós (e vice e versa). Obrigado. 11 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 09/12/2008 18h49
Alcides Emanuelli (2013) 09/12/2008 18h49
O Índio e o Cara Pálida!
Interessante que a Nação é uma só e tem o nome de Republica Democratica do Brasil, pelo menos nos meus tempos de escola, hoje pode ter mudado um Pouco.
Talvez quem sabe, para terra dos homens sem leis, ou terra dos interesses e das leis por interesses proprios.
Mas vamos ao que interessa tem terra para todos, tanto o Índio como o Cara Pálida.
Mas todos querem tudo para si só para si, parece que nessa historia de ambições e ódios o Cara Pálida se contenta com pouco e o Índio que de burro e ignorante não tem nada quer tudo para si, o que é totalmente descabido e incomprensivel, tanta terra para nada e ainda por cima dinheiro da FUNAI, para o sustento deles e ninguem faz nada para ensinar o Índio a crescer, a desenvolver, a tirar seu sustento do seu proprio trabalho.
Se o Cara Pálida tem, saúde, educação custeados pelo Estado é claro que o Índio tambem tem esse direito, mas o resto seu trago, suas festas e sua comida tem que sair do seu proprio trabalho.
A terra nem os plantadores nem os Índios precisam sair de lá tem terra para todos e chega dessa peninha dos Índios eles são brasileiros tambem, eles são gente com potencial e inteligencia para trabalhar, eles tem duas pernas dois braços e uma cabeça que podem ajuda-los a pensar e o trabalho não mata ninguem.
Realmente chega e todos tem que obedecer as decisões, tanto os Índios como o Cara Pálida, tem que obedecer, se não cadeia para criarem vergonha na cara e chega de subsidios para todos da região.
15 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 09/12/2008 18h34
Rogerio Rocha (660) 09/12/2008 18h34
A ptzada fala que a privatização foi um crime contra o Brasil. Mas e esta reserva? E o assalto à Petrobrás cometido pela Bolívia? 6 opiniões
avalie fechar
betwel cunha (22) 09/12/2008 17h43
betwel cunha (22) 09/12/2008 17h43
Este prefeito precisa ir viver com as FARCS. 31 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página