Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos
Comentários dos leitores
Antonio Fouto Dias (3063) 29/08/2008 12h17
Antonio Fouto Dias (3063) 29/08/2008 12h17
Posso estar completamente ignorante no assunto entretanto, creio que cabe aqui uma questão, sendo essa área de reserva indígena, como foram para ela arrozeiros e garimpeiros?
Será que compraram dos índios o direito a exploração e agora se julgam donos das terras?
Uma outra questão e a de que será necessário área tão grande para a quantidade de indígenas no local?
Creio haver necessidade urgente de uma revisão da necessidade do indígena, considerando-se principalmente para aquele que deixou de ser silvícola há muito tempo e já detem tecnologia para o plantio de produtos destinados não só ao seu sustento como para eventual comercialização.
8 opiniões
avalie fechar
Srewe Xerente (3) 29/08/2008 12h11
Srewe Xerente (3) 29/08/2008 12h11
Rogerio Rocha. Antes de mais nada gostaria de parabenizar-lhe pela a sua colocação. Mas quero aqui contestar o seu argumento ref a entradas de dolares. Apenas quero apenas exclarer se vc ainda nao sabe quantas são as propriedades indigenas no Brasil???? As reservas Indigenas são apeas por eles ocupadas. Vc citou o caso do Paulinho, concordo com vc. que o mal sempre será mal, e bem sempre bem. Lamento qdo vc cita esse caso sem enxergar milhares de casos que ocorrem e que estao ocorrento no mundo branco, agora... São muitos... nem se da contas,os jornais não conseguem mostrar tudo. E... estao soutos. O Paulinho, teria que ser penalizado concordo! Assim como qualquer que praticaram um crime. Sobre a questao do dolares, se aprendemos a gostar de dinheiro hoje é porque os proprios brancos nos ensinou. Era impossivel não aprendermos, pois há mais de 500 anos estao sendo ensinados a nós. Ou querem que continuemos sem requisitar o nosso pedacinho de bolo. Sempre enriqueceram as custas do Brasil, mas os indigenas sempre ficaram mais pobres!! Sem a LIBERDADE DE VIVER! Todo mundo quer ditar normas ou regras sobre o nosso povo. Cadê a Civilização que tantos se comentam!? A Populaçao Brasileira precisa enteder que os indigenas são povos, tribos diferente que habitam no Brasil de direito e tem que ter os mesmso direitos e deveres nas diferenças. Por que a Lei foi imposta pelos os estrangeiros e naõ por indigenas, nem sequer consultou. A Lei é bilateral. São acordos. Se não é escravizar! 23 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 29/08/2008 11h53
Alcides Emanuelli (2013) 29/08/2008 11h53
O Estado, sempre o Estado é o culpado! realmente o Estado é ineficaz.
O Estado brasileiro não tem politicas eficientes e emprendedoras nas áreas sociais.
O estado brasileiro vive e dorme em berço esplendido e sua inércia gera a destruição total da Nação brasileira por meio de guerras (alguns podem dizer que o nome é convulsão social de uma sociedade degradada pela miséria ) mas são guerras destruidoras da nossa sociedade, isso que acontece nas favelas, nos morros das grandes cidades e no campo tambem e o Estado (vou chamar de coitado) inerte em berço esplêndido se aconchega e incha com o dinheiro do povo.
O Estado coitada, em seus poderes discute, debate e busca soluções, mas sempre ineficaz se transforma num ser inelutavel, fazendo da Nação um povo em pedaços.
Vamos ser verdadeiros, as terras que os índios precisam para viver e bem que sejam designadas para eles e as terras que os outros brasileiros, tambem precisam para desenvolverem, o Estado tem que verificar a legalidade dessas áreas e tambem dar o direito a quem é de direito.
Tem que haver coerencia nesse caso e reestabelecer a ordem legar na região e quem disvirtuar os direitos legais por interesses proprios tem que responderem por seus atos.
O Estado tem que buscar a harmonia entre o povo brasileiro, índios, agricultores, fazendeiros, prefeitos, caciques, militares, Juizes, Presidentes, se não me engano querendo ou não os mais Burgueses dessa turma toda são todos cidadões brasileiros, falta a busca do amor.
27 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (189) 29/08/2008 11h01
Haremhab Hassan (189) 29/08/2008 11h01
A Funai e o governo federal conhecem, de longa data, a extração ilegal e o contrabando de diamantes e demais riquezas que encontram-se nas "áreas indígenas", sem tomar nenhuma providência a respeito...eis mais um motivo para "índios coitadinhos e explorados", desejarem "tanto espaço para caçar"... 8 opiniões
avalie fechar
Historicamente questões etnicas suscitam movimentos separatistas. Entendo que os indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol são brasileiros e não "povos indígenas". A pressão internacional para a criação de reservas indígenas é muito grande. Não há como resistir indefinidamente sua adoção. No entanto, o bom senso pede que, se elas forem criadas, o sejam de acordo com a soberania e autonomia da nação à qual pertencem. Demarcar terras contínuas em região fronteiriça só não é estupidez porque não acredito que pessoas cultas e educadas sejam ingênuas. Elas têm interesses que querem legitimar a favor ou contra o país. Cabe a cada cidadão julgar. Outra coisa importante, no meu entendimento, decorre de que a larga maioria dos brasileiros não têm direito legítimo sequer a 360 metros quadrados de terra. Nunca vi o estado brasileiro através das Cortes Supremas do Judiciário se mobilizar para resolver essa questão. No entanto, os senhores ministros dos tribunais se mobilizam para discutir a reserva de milhões de hectares de terras para alguns poucos brasileiros cognominados "povos indígenas"? Chamar os brasileiros que entram na reserva para plantar arroz de "invasores" beira o cúmulo do absurdo. Eles são brasileiros entrando em território brasileiro para plantar alimentos a serem consumidos por outros tantos brasileiros, inclusive, os próprios indigenas que em Roraima vivem e trabalham em garimpos ou em atividades autóctones na floresta. Se o Brasil não ocupasse o oeste de Tordesilhas... 25 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 29/08/2008 10h15
Paulo Floriani (244) 29/08/2008 10h15
Quando o Brasil foi invadido pelos colonialistas europeus, nossos ancestrais, havia seis milhões de brasileiros nativos aqui.O agenocídio foi tão monstruoso que hoje eles não chegam a quatrocentos mil. Se não houvesse ocorrido o genocídio constante, os brasileiros nativos, chamados de indígenas, somariam hoje, aproximadamente duzentos e cinqüenta milhões.Há gente que justifica todo este morticínio dizendo que graças a ele temos progresso e conforto. Os nazistas diziam o mesmo quando mataram seis milhões de judeus. Coincidência interessante: seis milhões de índios assassinados e seis milhões de judeus exterminados..... 38 opiniões
avalie fechar
luk lag (9) 29/08/2008 08h35
luk lag (9) 29/08/2008 08h35
A má fé de quem demarcou a Raposa/Terra do Sol é tanta que juntaram 5 grupos diferentes (Macuxi, Wapixana, Ingaricó, Patamona e Taurepang), quando deveriam estar separados em reservas diferentes.
Tão situação não prevaleceu porque permitiria as ilhas com arrozeiros e não índios entre as reservas.
O projeto original do FHC de 1998 previa a demarcação separada para cada etnia, o Lula é que traiu o Brasil cedendo as pressões das Ongs.
19 opiniões
avalie fechar
UBIRATAN RAMOS (332) 29/08/2008 07h10
UBIRATAN RAMOS (332) 29/08/2008 07h10
Meu caro Humberto Alves de Souza ( 28/08/2008 - 20h41), não há que se cogitar de devolver a área da "Folha de São Paulo" ou mesmo a cidade ou estado de São Paulo aos indígenas. Na linha do teu raciocínio, aos índios brasileiros deveria ser devolvido o território brasileiro, que lhes foi expropriado sem qualquer contrapartida. O que está em pauta no STF é a devolução de área demarcada pelo governo brasileiro e que, após isso, foi grilada por espertalhões, o que sobeja neste País. 24 opiniões
avalie fechar
O meu nome será que me ajudar a arrumar umas terrinhas ai na área querem roubar do Brasil? 7 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 29/08/2008 01h38
Adei Louzada de Moura (51) 29/08/2008 01h38
Já me referi a mulheres indígenas preocupadas com a possível expulsão de seus maridos brancos, que vivem na região chamada Raposa Serra do Sol, em Roraima, se o formato final da decisão do STF a isso levar. Entendo que tais casamentos indicam que lá havia harmonia e de que o conflito atual foi artificialmente estabelecido, mediante o mal intencionado ato de formar, doutrinar, fanatizar lideranças indígenas. Teríamos que ser muito ingênuos para não conceber que tudo isso é conseqüência de sistemáticas pressões exercidas sobre nossas cordatas autoridades nacionais de diferentes administrações, levadas a efeito por governos, empresas e pessoas norte-americanas e européias. Certamente que com argumentos de despiste, sem revelar as verdadeiras intenções. Acredito que, em cessando as atividades econômicas ali atualmente levadas a efeito, o que ocorrerá se nossos vilipendiados compatriotas que plantam arroz forem mesmo expulsos, aquela área deixará de pertencer ao Brasil. Quando isso ocorrer, todos entenderão o porquê do chamar tribo de nação, atribuindo respaldo jurídico a tal designação. Certamente que não será a RSS um santuário natural, preservado, mas que, nas serras, serão implantadas plantas de exploração de nióbio, de ouro, de diamante, de cassiterita. Levarão esses minérios de trem, através da Guiana? Quem sabe não venham a construir um aeroporto em algum dos lugares planos onde hoje se planta arroz, para que aviões cargo possam pousar! 7 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 29/08/2008 01h00
Adei Louzada de Moura (51) 29/08/2008 01h00
Na área de Roraima chamada Raposa Serra do Sol, não me consta que tivessem ocorrido conflitos entre indígenas e os empreendedores trabalhadores brasileiros não índios, quando estes começaram a desenvolver a importante cultura do arroz naquelas várzeas. Havendo ainda hoje relativamente poucos índios para muita terra, é óbvio que a parte plana, consistente em baixios e banhados, não era ocupada, mas devoluta, baldia. Um indicativo de que a ocupação foi pacífica é o fato de que ocorreram naquela região casamentos entre pessoas de ambos os grupos. Tanto que agora, devido à implantação desse absurdo esquema racista de apartheid, apareceram na TV mulheres indígenas muito preocupadas, temerosas de que, em cumprimento da decisão final do STF, a ser tomada, seus maridos brancos venham a ser expulsos do lugar onde vivem. Depreende-se que havia harmonia, em contraste com o conflito hoje existente. Conflito criado, plantado no território brasileiro ao longo de vários anos e diferentes governos, através da institucionalização de normas desnecessárias, nefastas, injustas, que separam índios de não índios, tornando-os antagônicos. Por último, peço, no que tange a meu texto de 27/08/2008 9h23: a) Ao invés de "Governo", leia-se "Estado", na menção ao monopólio do uso da força; b) Peço desculpas a todos pelo uso de uma gíria de mau gosto, algo que não existe em meu falar cotidiano, mas que ocorreu num momento fugaz, sendo que enviei o texto sem revisão. Desculpem-me. 5 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 28/08/2008 20h41
Humberto Alves de Souza (134) 28/08/2008 20h41
A cidade de São Paulo começou com uma redução, como eram chamadas as aldeias indígenas onde os padres agrupavam os índios para catequizá-los a favor dos portugueses, hoje é a favor dos ingleses.
Tá na hora dos remanescentes desses índios reivindicarem a cidade de São Paulo, mais precisamente onde se encontra a redação de A Folha de São Paulo ( que tanto publica opiniões favoráveis aos índios ) como áreas de sua propriedade, porque a história é clara. A ÁREA ONDE HOJE É SÃO PAULO e a redação de A folha de São Paulo, Já FOI ÁREA INDÍGENA.
25 opiniões
avalie fechar
Prezado Paulo Floriani (207) 28/08/2008 14h55,
Me desculpe, mas, mesmo morando no Rio de Janeiro, faça a gentileza de me incluir nos não [indios, pois, sabe lá se amanhã poderá surgir uma oportunidade para mim, nas terras, hoje, "restritas" aos índios ?
O Ministro pode ter matado a cobra e mostrado o pau, mas com toda a certeza, a cobra NÃO ERA VENENOSA, e por isso, nem precisaria ter morrido.
Abraços,
Plinio Marcos
35 opiniões
avalie fechar
Paulo Paron (1) 28/08/2008 17h13
Paulo Paron (1) 28/08/2008 17h13
Há muita ingenuidade no trato dessa questão.
Por óbvio, existem boas intenções na defesa pela demarcação contínua. Realmente, não há como se negar o direito à dignidade dos povos indígenas. Mas, como diz um jurássico ditado: de boas intenções....
Aos menos avisados deve ser lembrado que ali mesmo em Roraima já perdermos território por conta de ingenuidade governamental. Trata-se da questão do Pirara. Os historiadores citam Joaquim Nabuco, relatando que o governo inglês contratou um súdito alemão, Mr. Robert Hermann Schomburgk, cientista, geógrafo e naturalista, para realizar pesquisas na Guiana Inglesa e em terras brasileiras. Concedido gentilmente pelo governo brasileiro umpassaporte diplomático para o tal cientista, este entre 1835 e 1837 realizou "estudos geográficos" que culminaram com um relatório a Londres dizendo que a presença militar na região era praticamente inexistente. Sugeriu que a Inglaterra ocupasse esses espaços vazios para demarcá-los para os domínios de sua majestade. Após um engodo envolvendo um missionário inglês que cooptou índios macuxis ocupando o território, este foi demarcado pelo governo britânico. A pendenga foi submetida a arbitragem internacional pelo parcial Rei da Itália, Vitório Emanuel. Apesar dos esforços diplomáticos, (Joaquim Nabuco, Barão do Rio Branco e outros) em 1904 sua Majestade o Rei Dom Vitório "sentenciou", retirando 19.630 km² do território brasileiro, entregando-os à Inglaterra.
Isso é fato! Ao vencedor, as batatas!
5 opiniões
avalie fechar
Neila Feliciano (7) 28/08/2008 16h38
Neila Feliciano (7) 28/08/2008 16h38
Parabéns pela coragem e pelo caráter Britto,você provou que tem um coração bom ao defender os indígenas,pobres coitados lanaçados pela sorte para um mundo onde tenha que brigara para garantir um pedaço de chão para suas palntações e moradia.
Está totalmente apoiado Britto,espero que os demais ministros tenham a coragem e a ombridade que você demonstrou através do seu voto e que façam a justiça ser cumprida.
5 opiniões
avalie fechar
Laercio Tavares (2) 28/08/2008 16h21
Laercio Tavares (2) 28/08/2008 16h21
Indio é Indio dono das Terras que os Brancos roubaram, eles tem todo o direito sim! 25 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 28/08/2008 15h38
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 28/08/2008 15h38
Esse "separatismo" definitivamente não me agrada pensando patrioticamente. Já vimos o que acontece na Ossetia recentemente. São duas Franças os territorios indigenas no Brasil. Queremos brincar com fogo.... não podemos. O Brasil é um só. Não existem "nações indígenas" em nosso territorio, oque exite são povos indigenas habitando o nosso territorio. Não podemos dar sopa para o azar. O estado brasileiro tem que ter preventivamente preservada a sua total e inviolável indivisibilidade, ainda que fosse apenas "ad cautelam" o que notadamente não é o caso que aqui tratamos.
Não temos que arriscar.... Não podemos dar margem a qualquer sombra de dúvida.... Estamos falando de soberania, de integridade territorial. Poderemos comprometer, com apenas uma votação o futuro de nossos brasileirinhos, nossos netos e bisnatos que aqui virão..... É um descabido absurdo o fato de apenas admitirmos falar sobre essa pseudo- hipotése, isso é nosso patrimônio eterno.....
8 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 28/08/2008 14h56
josé reis barata barata (3562) 28/08/2008 14h56
Bressan,
amigo, perdão:discordo.
Amigo meu não tem defeito, mas, "território" indígena?
Cidadão, um nacional, seja qual for a origem ètnica possui - quando bafejado pela sorte e além do pensar - "propriedade"; somente a sociedade, enquanto povo é que possui "território" que é de todos. Que se demarquem as propriedades indígenas tudo bem; "território", jamais!
Sds. barata's.
179 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 28/08/2008 14h55
Paulo Floriani (244) 28/08/2008 14h55
Sábio ministro Carlos Ayres Britto. Votou a favor da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Terra do Sol. O Argumento dele é fantástico: estão reclamando porque a reserva tem um milhão e setecentos mil hectares, para dezoito mil índios,em que a natureza está preservada. No entanto os outros, os não índios do Estado, que são aproximadamente quatrocentos mil, têm todo o resto que somam cem milhões de hectares.PARABÉNS MINISTRO. MATOU A COBRA E MOSTROU O PAU. 15 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 28/08/2008 14h19
Rogerio Rocha (660) 28/08/2008 14h19
Srewe Xerente,
em seu comentário de 28/08/08 às 11H20 você fala que se entraram ONGs estrangeiras e dólares no país é porque o governo abriu as portas. É verdade, mas a verdade deve ser dita por inteiro. Eles entraram porque o governo abriu as portas e os índios abriram as mãos para receber este dinheiro em troca de sabe-se lá o quê. Não é mesmo?
O índio deveria ser integrado à sociedade ou voltar de vez aos seus costumes. O que não pode acontecer é usar as benesses da sociedade ocidental e se esconder atrás das leis protecionistas que foram criadas para defender o índio aculturado ou que ainda não teve contato com o branco. Ou você aprova o que aocntece atualmente. Casos como o do Paulinho Paiakan que estuprou e mutilou uma mulher e depois se escondeu atrás destas leis.
Ao se esconderem no "melhor" dos dois mundos o próprio índio está se segregando e se dizendo incapaz de gerir a própria vida, o que não é verdade.
A criação desta reserva envolve interesses escusos e ameaça a soberania nacional.
Ela está ocorrendo porque o governo federal -o atual e o passado- querem tirar dividendos políticos com isto e se perpetuar no poder não interessando o futuro do Brasil e sim o futuro do partido.
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página