Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos
Comentários dos leitores
solange vieira (7) 06/09/2008 15h23
solange vieira (7) 06/09/2008 15h23
Por tudo que tenho lido e pior visto,nada me desaponta mais poque era esperado que com esse governo tudo isso, e ainda coisas piores aindam possam acontecer.Nunca ninguem sabe nada! não sou contra os indios de maneira nenhuma são nossos irmãos,mas as coisas tem limite e tamanho tudo esta fugindo ao controle de todos e nosso exercito que toma conta do povo brasileiro tem que conter tantas loucuras e descontroles em relação a essas demarcaçoes indigenas .E com imensa tristeza que leio alguns comentarios ai nessa coluna.Gente acorda! o problema dos indios ,os sem terra e os sem tetos tudo tem que ser olhado de uma forma relativa.Quem não tem terra de certo tem casa e não quer ser invadido tudo e propriedade privada .Não podemos olhar de maneira egoista so por não temos terra ,acharmos que os indios que eram nativos do brasil tem esse dirieto e invadir propriedades privadas ,regularizadas,impostos pagos . So um cego não ve as coisas erradas,que estão acontecendo.Gente Mato Grosso Do Sul pede socorro ,e um estado altamente produtivo,e não pode virar estado indigena.A cidade de Dourados juntamente com todo o comercio que tambem deu o maior apoio fez uma passeata em solidariedade a os fazendeiros e produtores rurais contra essa louca demarcação. So posso dizer uma coisa rezem e rezem . 38 opiniões
avalie fechar
pri pri (2) 01/09/2008 21h36
pri pri (2) 01/09/2008 21h36
Demarcação de terras indígenas
A questão da demarcação de terras indígenas remonta um velho problema desde os tempos coloniais: qual a parte que lhe cabe neste latifúndio como a música de Chico Buarque, afinal qual a parte que é de direito de um povo que teve sua terra saqueada e ocupada por invasores que detinham o uso da força e também as formas primitivas dum capitalismo nem tão desenvolvido? Não demarcar as terras indígenas é negar a existência dos nativos do país, de seres humanos que a sociedade capitalista não julga de acordo com suas formas e costumes, é abrir caminhos para os grandes latifundiários aumentarem suas propriedades como acontece desde o tempo das sesmarias. Enfim, é negar que esses milhões de pessoas são parte da sociedade brasileira e merecem ser respeitados em sua individualidade e direitos. A não demarcação dessas terras mostra que o Brasil ainda é "fatiado" entre grandes latifúndios, que usam de capangas e outras brechas da legalidade para justificar seu capitalismo selvagem.
97 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 31/08/2008 22h26
Adei Louzada de Moura (51) 31/08/2008 22h26
No que tange à região Raposa Serra do Sol, em Roraima, espero que prevaleça o bom senso e a responsabilidade para com o futuro do Brasil. Tal ocorrerá se os brasileiros de outras raças que não a outrora chamada "raça vermelha" possam continuar vivendo e trabalhando lá, tanto os que plantam arroz, quanto os que se dedicam a outras atividades. A mim me parece uma mistificação esse insistente dizer que aqueles indígenas serão prejudicados em sendo estabelecidas, por exemplo, cinco reservas ou territórios para as cinco diferentes tribos, o que é lógico e razoável. Como, ao contrário, demarcaram e querem impor a enorme área contínua de 1.700.000 hectares, fica muito difícil os brasileiros que nos preocupamos com nosso destino deixarmos de imaginar que governos, empresas e pessoas norte-americanas e européias, pretensos tutores do planeta, não estejam subjugando os poderes da república brasileira, seja através de admoestações, de promessas ou até de ameaças, as quais, em ocorrendo, estariam sendo mantidas como segredos de Estado, quando, pela boa ética, deveriam ser informadas com transparência para toda a sociedade. Como não pensar assim, se deixar os "brancos" lá, conforme já se leu, significa diminuir os territórios para indígenas em um percentual ínfimo de apenas 5% (cinco por cento), ou seja, diminuir somente 85.000 ha., pelo que as cinco reservas, ainda assim, somariam a enorme área de 1.615.000 há.? Terra de sobre para caçar e pescar. 14 opiniões
avalie fechar
Ricardo Câmara (52) 30/08/2008 18h57
Ricardo Câmara (52) 30/08/2008 18h57
Os índios, NATIVOS, aqueles que realmente vivem embrenhados na mata virgem, devem ser respeitados o seu habitat e seus costumes, antes que se misturem com o vilão branco que dizimou a maior parte desses autóctnes. O que não é admissível e nem se pode suportar, é a posse de terras nas mãos de grileiros os quais já estão se apoderando quase da metade do estado do Pará, e as autoridades estão inertes ante a morosidade da justiça. Os arrozeiros da Raposaa Serra do Sol, diga-se o mesmo, aqueles posseiros, na sua maioria, desviam o curso das águas dos rios para as suas plantações, poluem os córregos com agrotóxicos,contratam pistoleiros, desafiam as leis do Estado, sonegam impostos,entram na política para angariar poder, enfim, são os carrapatos que paralizam a nação de progredir. Uma matéria capiciosa da FSP- Ciência e Saúde- intitulada: Estudo vê "urbanismo" antigo no Xingu, revela que pesquisadores brasileiros e americanos (antropólogos), admitem que os índios da Amazônia não viviam no seu habitat natural como tem demonstrado a história. Pois de acordo com esses cientístas, em uma publicação no SCIENCE, entre os anos 1200 e 1600, o povo do Alto Xingu era urbanista e viva em cidades semelhante à póleis gregas. 15 opiniões
avalie fechar
Ricardo Câmara (52) 30/08/2008 18h56
Ricardo Câmara (52) 30/08/2008 18h56
Conforme o resultado das escavações realizadas pelos antropólogos Carlos Fausto, Bruna Franchetto (Museu Nacional), Michael Heckenberger (Universidade da Flórida) e contando com a ajuda dos índios cuicurus, foi encontrado estradas,vilas muradas ( estima-se que moravam 2.500 pessoas),e grandes praças na região onde fica o atual Parque Indígena do Xingu.Pelo teor sutil da matéria jornalística, percebe-se a imputação em torno dos desvalidos aborígenes, de um lado a Corte Suprema enfretando o óbice, ou seja, o poderio dos detentores de terras (grileiros), das regiões em questões,do outro, a maioria das ONGS de interesses escusos, querendo ludibriar os nativos, ensinando-os outros idiomas, descaracterizando a sua cultura, o seu modo de ser, para marcar o bote final.
CONTINUA...
14 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 30/08/2008 15h53
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 30/08/2008 15h53
Por enquanto não lí aqui, que algum debatedor seja contrario ao direito de terra dos indios. A questão é c omo esse direito será concedido formalmente.
É inquestionável essa prerrogativa dos indios, nós brancos temos esse dívida que precisa ser saldada.
8 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 30/08/2008 15h35
Alcides Emanuelli (2013) 30/08/2008 15h35
Chega de tanta Hiprocrisia! chega de tanta mentiras, enganações e atitudes de desonestidades e ambições, tanto por parte dos Índos como do homem branco.
O Índio já usa terno e gravata, já tem até advogados, índios não tem médicos e engenheiros mas tem advogadas índias, não tem agronomos, veterinários mas tem advogados!
Realmente o índio é um baita dum malandro preguiçoso que tem advogados e continua ganhando dinheiro da funai com toda aquela terra para trabalhar pescar e dormir em berço esplendio.
Mas tudo esta errado tanto os índios como os Cara Palidas tem que ter suas terras e seus espaços para morarem trabalharem e desenvolverem suas atividades e viverem bem e felizes fruto de seu trabalho.
O que acontece e os Índios querendo um espaço maior que o país dos Portugueses e depois dizem que os Portugueses são os burros!
É muita terra e claro que eles não precisam de tudo isso e os Cara Palidas tem que pagar pelas terras que querem e não roubarem como pretendem da União.
Agora vem o supremo que entra como sistema de julgamento, são mentes sábias que se denominam os donos da verdade que vão julgar, com certeza sem nunca tiverem estados no local, sem saberem se os índios usam roupas de branco se moram em casas ou aldeias se bem cachaça ou não,
A verdade é que todos são ignorantes sobre a realidade e quem vive lá defende os interesses.
Fazer um Brasil de várias Nações é um absurdo inconstitucional.
Assim eu tambem quero a liberdade do Rio Grande do Sul do resto.
89 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 30/08/2008 08h45
Sudeste/ sudestino (147) 30/08/2008 08h45
Srª Márcia Gauguer a resposta é a seguinte: As ONGs querem vastas extensões de terras, para captar recursos públicos (o CIR recebeu R$61.000.000,00) do Governos Federal, para arrendar no futuro, vivendo de aluguéis e royalties pelo uso da terra, TRABALHAR QUE É BOM, NÂO. Enfim, além de atrapalhar o desenvolvimento do país, ainda vão dar despesas, recursos esses que poderiam ser usados na saúde e educação do povo brasileiro. 8 opiniões
avalie fechar
Gerson Lopes Krelling (3) 29/08/2008 22h42
Gerson Lopes Krelling (3) 29/08/2008 22h42
Se Canadá,EUA.Austrália e N.Zelândia não assinaram o documento da ONU é porque alguma coisa tem que fere ou poderá vir a ferir interesse daqueles países.
Concordo com o Ministro Direito de q a reserva contínua poderá vir ser lesiva a integridade nacional.Acho ingenuidade profunda e inadimissível acreditar em resalvas colocadas no final da "carta de intenções". O q está escrito deve ser da forma mais cristalina,não dar margem a qualquer questionamento futuro.Será q não é este questionamento futuro q alguns paízes interessados nas riquezas da Amazonia não irão fazer? Não será de propósito aquele texto?Quais as reais causas alegadas pelos EUA,Canadá,Austrália e Nova Zelãndia p/ não assinar o documento?As ponderações do Gen. Heleno são vazias?
Em nosso país em que boa parte dos políticos,jui´
zes,e assemelhados interpretam a lei da forma q querem ,sempre a seu favor,( e sempre dá certo pois ninguen é punido),é de estranhar q não se pense q a outra parte(outros países,e até os próprios índios assessorados por pessoas de visão a prazo mais longo) possam estar querendo -conscientemente (ou não) causar futuras dificuldades para nosso país e,delas,tirar proveito.
Vale lembrar q este não é um caso isolado.Tem outras dezenas de casos q seguirão a decisão q for tomada neste caso:Raposa Serra do Sol.
Vamos pensar com calma e discutir o assunto tendo por base a integridade nacional e o direito dos povos porém a integridade em primeiro lugar.SDS
19 opiniões
avalie fechar
Gerson Lopes Krelling (3) 29/08/2008 22h37
Gerson Lopes Krelling (3) 29/08/2008 22h37
Se Canadá,EUA.Austrália e N.Zelândia não assinaram o documento da ONU é porque alguma coisa tem que fere ou poderá vir a ferir interesse daqueles países.
Concordo com o Ministro Direito de q a reserva contínua poderá vir ser lesiva a integridade nacional.Acho ingenuidade profunda e inadimissível acreditar em resalvas colocadas no final da "carta de intenções". O q está escrito deve ser da forma mais cristalina,não dar margem a qualquer questionamento futuro.Será q não é este questionamento futuro q alguns paízes interessados nas riquezas da Amazonia não irão fazer? Não será de propósito aquele texto?Quais as reais causas alegadas pelos EUA,Canadá,Austrália e Nova Zelãndia p/ não assinar o documento?As ponderações do Gen. Heleno são vazias?
Em nosso país em que boa parte dos políticos,jui´
zes,e assemelhados interpretam a lei da forma q querem ,sempre a seu favor,( e sempre dá certo pois ninguen é punido),é de estranhar q não se pense q a outra parte(outros países,e até os próprios índios assessorados por pessoas de visão a prazo mais longo) possam estar querendo -conscientemente (ou não) causar futuras dificuldades para nosso país e,delas,tirar proveito.
Vale lembrar q este não é um caso isolado.Tem outras dezenas de casos q seguirão a decisão q for tomada neste caso:Raposa Serra do Sol.
Vamos pensar com calma e discutir o assunto tendo por base a integridade nacional e o direito dos povos porém a integridade em primeiro lugar.SDS
8 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 29/08/2008 22h21
Humberto Alves de Souza (134) 29/08/2008 22h21
Somente no livro de história do internauta Paulo Floriani consta do genocídio de seis milhões de índios no Brasil.
A verdade é que houve uma miscigenação entre os índios e portugueses, posteriormente com os negros, que deu a formação do povo brasileiro. BASTA LER CASA GRANDE E SENZALA DE GILBERTO FREIRE, para sabermos a origem do povo brasileiro que sempre foi de miscigenação e não de separação como agora se está praticando no Brasil sob a orientação de ONGs estrageiras, principalmente inglesas que atuam na amazônia, essa doutrina da separação é estranha a cultura brasileira, totalmente alienígena, só não ver quem não quer.
Um pouco de história:
Branco x negro = mulato
Branco x índio = caboclo
negro x índio = cafuso ou mameluco
É so olhar a cara dos brasileiros e ver onde estão os seis milhões de indígenas - no sangue de cada brasileiro.
Os sofismas se não forem desmentidos ficam como verdade.
71 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 29/08/2008 17h54
josé reis barata barata (3562) 29/08/2008 17h54
Bressan,
sinceramente, sinceramente mesmo?
Foi uma maneira de te provocar e mostrar que presto atenção no que escreves.
Embora nutra um profundo respeito e amor pelo que ainda chamam de índios, confesso: hoje, os vejo como uns brasileiros extremamente privilegiados e somente entendo a intervenção do STF em face da imbecilidade do art. 231 da nossa "Constituição Cidadã" que, de tão malhada por dezenas de emendas, foi transformada em "Constituição Judas", na realidade, também "Cigana" de tão errante que é.
Prazer em revê-lo.
Sds. barata's.
78 opiniões
avalie fechar
marcia gauger (1) 29/08/2008 17h01
marcia gauger (1) 29/08/2008 17h01
Sou contra o voto do relator. É lindo falar em resguardar o direito dos indigenas, no papel é legal, mas aqui nos estamos vendo que nao é bem assim, os indios em sua maioria não vivem mais isolados e grande parte deles trabalham e sustentam suas familias com o que conseguem ganhar nas fazendas de arroz. Me pergunto pq a midia não vê isso, pq nao divulgam? se os "brancos" como são chamados os agricultores sairem dessas areas os "indios" irão passar fome e migrarão cada vez mais para as cidades que já estão abarrotadas de pessoas...Pq não investem numa politica que garanta o direito de todos os povos lá na raposa serra do sol? Demarcando em ilhas, garantindo terra para todos e sustento das familias de brancos e indios, acredito que os direitos devem ser iguais! Mas não é assim que o Relator, as Ong´s e a Igreja pensa...nossas vidas estão sendo decididas por pessoas que não sabem da nossa realidade. "Cidadã Roraimense" 14 opiniões
avalie fechar
Mario Nicacio (1) 29/08/2008 15h20
Mario Nicacio (1) 29/08/2008 15h20
Gostaria de participar dessas conversas para poder contribuir com opioes para a sociedade brasileira. 13 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (347) 29/08/2008 15h12
MAC Castro (347) 29/08/2008 15h12
Minas de diamantes, agora está explicado porque o nosso presidente e nosso ministro da justiça estão tão empenhados nessas terrinhas, será que além de joguinhos de celular, imensas fazendas, agora também os da silva irão partir para o campo da exploração mineral, hummmmmmm sei não né gente 15 opiniões
avalie fechar
Neila Feliciano (7) 29/08/2008 14h47
Neila Feliciano (7) 29/08/2008 14h47
GUERRA E DESTRUIÇÃO
Concordo plenamente com o voto do ministro C. Britto a favor da permanência dos índigenas na raposa Terra do Sol,agora discordo plenamente com a ação dos índios contra os brancos e virsa e versa.
Porém é nisso que da um país onde não se tem autoridade e nem um líder preparado para enfrentar situações como essa. Quem teria que resolver essa questão de uma vez por todas era o "famoso" presidente,que só faz valer o nome e o poder que tem quando está em viagem ao exterior,faz questão de mostrar no peito a faixa verde e amarela,agora quando o assunto é Brasil e seus problemas causados por uma política de péssima administração o máximo que usa é um minúsculo broxe com uma quase invísivel estrela.kkkkkkkkkkkkk
Meu Deus do céu,espero que o Sr. a quem me refiro tenha ombridade e responsabilidade para com o seu país,a sua nãção,ou melhor o seu "TERRITÓRIO" como ficou chamado a Raposa Terra do Sol.
Obrigada mais vez a Folha,por que aqui me sinto livre e com toda liberdade que preciso para expor minhas idéias.
23 opiniões
avalie fechar
Neila Feliciano (7) 29/08/2008 14h36
Neila Feliciano (7) 29/08/2008 14h36
Esse espaço no qual escrevi essa mensagem é destinado à COMENTÁRIOS A RESPEITO DA MATÉRIA DA FOLHA. Ser´´a que está difícil de entender assim ? Parece que sim acho que tem pessoas que precisam voltar para o pré em vez de ficar comentando sobre a matéria ficam trocando comentários idiotas uns com os outros.
Pelo amor de Deus né gente? Onde está o caráter e a ombridade de vocês? Ou melhor onde está o respeito pela Folha?
Em vez de vocês aproveitarem melhor o espaço que lhes é sucedido para opinar e falar o que acha ,o que pensa sobre a matéria,matéria essa que enfatiza os assuntos de suma importância para nós que somos brasileiros.
Então " SENHORES" é só, esse recado é para vocês:
POR FAVOR SE TOQUEM E PAREM COM ESSAS RINCHAS!!!!!
MAIS UMA VEZ FOLHA,OBRIGADA PELO ESPAÇO CEDIDO!!!
8 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 29/08/2008 14h33
Rogerio Rocha (660) 29/08/2008 14h33
Srewe Xerente,
concordo com você quanto aos milhares de criminosos soltos. Se você ler os meus comentários a este respeito verá que sou contra esta situação.
Porém usar um erro como justificativa para outro é um argumento com o qual não concordo.
você pergunta pelos dólares que os índios recebem? E os aviões e carros que os chefes, e só os chefes das aldeias possuem?'Por acaso foram achados na mata? Claro que não. E o dinheiro veio da venda, de forma ilegal, das riquezas existentes nas reservas indígenas.
Gostam de dinheiro? Ótimo, afinal de contas querer melhorar é condição intrínsica ao ser humano.
Mas acho que você não entendeu bem o que escrevi. Eu sou contra a situação autal onde os índios se aproveitam da legislação especial, da mesma forma que sou contra a imunidade parlamentar que atualmente deveria se chamar impunidade parlamentar.
Acho que TODOS os brasileiros tem o direito de viver dignamente e o direito de ter acesso a oportunidades de melhorar de vida. Mas sou contra esta reserva porque ela ameaça a segurança nacional. Situação semelhante já ocorreu na história do Brasil e perdemos território para a Guina Inglesa.
Também sou contra a manipulação dos povos indígenas e de uma parcela significativa da população brasileira que é feita apenas com o objetivo de se criar um clamor popular a favor da criação de tal reserva.
Para finalizar, se os vocês já assumiram os costumes do europeu, como voce mesmo afirma, para que a criação desta reserva?
8 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 29/08/2008 14h11
Paulo Floriani (244) 29/08/2008 14h11
Pense o contrário. Imagine que alguns índios resolvessem invadir alguns hectares dos milhões de hectares dominados por fazendeiros o que aconteceria??? Os índios seriam rechaçados e provavelmente mortos. Aliás, grande parte das terras imensas de muitos fazendeiros não têm documentos legais de posse. Foram simples invasões através das décadas.Invasões brancas manchadas de sangue e corrupção, COM DCUMENTAÇÃO FALSA, etc. Como o próprio presidente Lula já disse: há fazendeiros que possuem quase um milhão de hectares sozinhos, eles e suas famílias. Então, se fosse o contrário, não haveria nenhum dos que criticam a reserva contínua dos indíos para dizer que os fazendeiros estariam errados. CHEGA DE HIPOCRISIA!!! 14 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 29/08/2008 14h07
Antonio Carlos Bressan (158) 29/08/2008 14h07
Prezado amigo virtual Barata,
Apesar de comentar pouco atualmente, pois perdi o encanto inicial, tenho lido sempre seus comentários( impossível ler todos), que continuam brilhantes!
Quero deixar bem claro, que considero os índios genuinamente brasileiros como nós e não me preocupo com a diferença entre os termos: povo indígena, população indígena e território ou terras indígenas! O termo nação indígena é que me incomoda!
O amigo de todos, Houaiss, diz no seu dicionário que:
Território é uma "grande extensão de terra" ou " extensão ou base geográfica do Estado sobre a qual ele exerce a sua soberania"ou " área que um animal ou grupo de animais ocupa
( não especifica se racionais ou irracionais) e que é defendida contra a invasão de outros indivíduos da mesma espécie".
Diz também que povo é " conjunto de pessoas que falam a mesma língua, têm costumes e interesses semelhantes, história e tradições comuns e que população é" conjunto dos habitantes de determinado lugar, região, país".
Portanto, tenho a impressão que não é relevante o termo "terrritório" em relação ao texto que escrevi!
Aliás, todo o território da Raposa do sol, ou de Roraima ou do Brasil ou da América, há milhares de anos pertenceu aos índios, que como diz o Floriani, eram mais de 6 milhões e agora apenas cerca de 400 mil, depois de dizimados pelos não índios!
É bom lembrar que a "escritura" original de todo este imenso território, foi assinada por DEUS!
Abraços do amigo Bressan!
60 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página