Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Próximos
Comentários dos leitores
simone rezende (1) 08/12/2008 17h48
simone rezende (1) 08/12/2008 17h48
Mais uma aberraçao da FUNAI, aqui no noroeste de MT, PRETENSA AREA DE 411 MIL HECTARES PARA SUPOSTOS 11 A 19 INDIVIDUOS, (AINDA NAO LOCALIZADOS) viva a FUNAI , FABRICA DE INDIOS. 7 opiniões
avalie fechar
cesar henrique oliveira (94) 08/12/2008 14h19
cesar henrique oliveira (94) 08/12/2008 14h19
Mas essa porcaria de meretrisssimo juis continua dando opiniões , isso é como FHC não interessa o que faz ou fazem , deveriam se tocar e cair fora. 14 opiniões
avalie fechar
A LEI MAIOR DO PAÍS
Na decisão do conflito, Raposo Serra do Sol em Roraima, preste a ser decidido pelo Supremo Tribunal Federal ocorrerá um acerto na decisão final se o nosso Supremo considerar:NO BRASIL TODOS SÃO IGUAIS PEREANTE A LEI. Logo os índios também serão submetidos a lei maior e não terão 1,7 milhaõ de hectares SÓ PARA ELES. É ao meu ver a decisão que será tomada ainda este ano de 2008 PELA SUPREMA CORTE BRASILEIRA.
17 opiniões
avalie fechar
illyushin zaak (9) 27/11/2008 14h06
illyushin zaak (9) 27/11/2008 14h06
Esse antropólogo é um comédia mesmo...
Quer sugerir aos índios um comparativo de um valor que nem é natural deles mesmos... o conceito de direito era desconhecido até mesmo pelos brancos do Brasil há pouco mais de 200 anos... há 100 anos a maioria absoluta dos brancos e negros (os não índios) não tinham direito de voto, mulheres não tinham direito a nada, ou seja, o dublê de antropólogo quer fazer crer que os índios sofreriam por descobrir que não têm os "mesmos direitos" que os brancos... rsrsrsr
O próprio fato de eles um dia tomarem consciência de que têm "direitos", já revela que não são mais índios, pois esse conceito, se pra nós brasileiros mortais é tão recente, pra eles, ainda na idade da pedra, é uma fantasia à qual nunca sonharam... os ianomâmi vivem numa cultura pré-histórica, com infanticídio tolerado estimulado, onde as mulheres são propriedade dos homens... Quando o antropólogo se refere a "direitos dos índios", a quais índios ele se refere? seria a assunção da própria farsa do discurso desse falso cientista dizer que o Imenso Território em questão seria propriedade de TODOS os índios. Quando muito, seria de propriedade de alguns poucos índios, todos homens, e todos chefes tribais. Mas o pior é que o próprio conceito de propriedade da terra inexiste para a maioria daqueles poucos índios (são menos de 10 mil pessoas, querendo um território igual ao da FRANÇA...), então o absurdo é total...
Fora antropólogo de meia tigela! abaixo a farsa! Raposa é pros gringos!
67 opiniões
avalie fechar
Armando Malato (267) 21/11/2008 22h17
Armando Malato (267) 21/11/2008 22h17
Se um grupo de brancos tentar fazer uma manifestação do tipo que estes indios estão fazendo no Paraná, depredando o bem público; com certeza irão imediatamente para a cadeia como arruaceiros e anarquistas. Mas como se trata de indios ininputáveis, nada lhes acontece. Não seria a hora de se rever esta politica indigenista muito protecionista e sub-serviente. Já teve indio, que há alguns anos atráz, colocou um galo em cima da mesa do Superintendente da Funai, em Brasilia, depois de terem feito uma invasão à Séde do Órgão, armados de arco e flecha. É muito desrespeito com as autoridades constituidas.
Sôbre esta grande fome de terras é pelo interesse dos produtos extrativistas que são contrabandeados pelas fronteiras. Há grupos extrangeiros, interessados nesta conquista por parte dos indios, para que estes produtos lhes sejam repassados por preços irrisórios. O Exército teria que mobilizarum grande contingente para estas fronteiras, afim de debelar o contrabando e o tráfico de drogas.
Armando Malato
8 opiniões
avalie fechar
J. R. (1258) 16/11/2008 13h42
J. R. (1258) 16/11/2008 13h42
Os povos indígenas refratários ao contato com o homem branco irão desaparecer de qualquer maneira ao menor contato com o homem dito 'civilizado', o que será inevitável com o correr dos anos, até mesmo com os guerrilheiros das Farc ou povos ribeirinhos, que estão se expandindo. Para o bem e sobrevivência dos indígenas temos que retornar ao espírito de Rondon, e trazer nossos indígenas brasileiros da idade da pedra ao século XXI, respeitando suas crenças (sem evangelização ou ensino de lingua inglesa). Para isso a FUNAI tem que ser ressucitada e ganhar um verdadeiro papel de guardiã dos povos indigenas, não o mascarador do seu extermínio. A demarcação é importante, dentro de limites razoáveis (como dar a um povo nômade o território da França?) e em contrapartida receberiam através da exploração das riquezas minerais e vegetais patrocinadas pela União sua passagem de ida para o século XXI e sua real garantia de sobrevivência. Sonhar com uma reserva indígena megalomaníca é dar milho para bode estrangeiro. 13 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (289) 11/11/2008 17h37
sérgio carneiro (289) 11/11/2008 17h37
Quantos hectares uma família de índios necessitam para tirar dela sua subsistência?

O parque no Xingu com seus 2.800.000 ha e abriga algo de 5.000 índios de 14 etnias. Seriam então 560 ha para cada índio ou 5.600.000 metros quadrados ou 875 campos de futebol.
No Brasil são em media 183 ha por índio ou 285 campos de futebol.

Será que toda esta terra não daria para sustentar nossos nativos? Ou precisam de mais terras onde existam: mogno, ouro, prata, diamante ou nióbio e de preferência na fronteira onde a extração seria fiscalizada pelo nossos "inocentes e ingenuo" nativos.
15 opiniões
avalie fechar
Cleyde Amaral (5) 13/10/2008 12h22
Cleyde Amaral (5) 13/10/2008 12h22
Eu sou a favor da demarcaçao das terras indigenas 24 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 13/10/2008 11h47
Antonio Fouto Dias (3063) 13/10/2008 11h47
Se o STF retoma acertadamente o caso da Serra Raposa do Sol, por qual motivo também não reabem o processo dos quarent mensaleiros? 5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 10/10/2008 22h51
Alcides Emanuelli (2013) 10/10/2008 22h51
Essa é boa os Índios, não tem respeito por nada, nem pela terra dos outros ou aqueles que eles querem para eles e o Supremo vai julgar.
Por uma forma legal, nem Índios nem o Homem branco deveria estar naquela região de litigio e o Supremo deveria julgar com a maxima brevidade.
Mas essa de os Índios querem ser dono de toda aquela área é um absurdo! 1/5 daquela área já estaria bom demais para eles, mas deveria vir mais auxilio com ações sociais de amparo a saúde, melhor a qualidade do ensino com mais escolas, e outras ajudas com que faço os índios a aprenderem a ser cidadão brasileiro com direitos civicos.
Os Índios hoje no Brasil são como as Religiões tem suas crenças, seus respeitos, suas organizações e tem tambem direito de civismo como cidadão brasileiros.
Quero ver o Índio livre como uma ave, quero ver o Índio trabalhando e cultivando suas terras, quero ver o Índio médico cuidando da saúde de seus irmãos, quero ver o Índio Engenheiro construindo suas casas, quero ver o Índio agronomo, veterinario, economista, advogado, enfim quero ver os Índios com direitos iguais aos Cara Palidas.
25 opiniões
avalie fechar
joao neto (2) 02/10/2008 14h20
joao neto (2) 02/10/2008 14h20
Todo cidadão tem que ser resposavel pelos seus atos, o INCRA é um orgão corrupto e omisso, mas os assentados devem ser responsabilizados por tudo o que acontece em seus lotes, então eles, os assentados, que ganharam suas terras do resto da população brasileira deveriam responder por crime ambiental epagar essa multa como qualquer outro brasileiro. 5 opiniões
avalie fechar
solange vieira (7) 27/09/2008 19h18
solange vieira (7) 27/09/2008 19h18
Cidinha Reis ,concordo plenamente com vc,ja vi que vc e equilibrada e sensivel.Podemos respeitar a todos sem prejudicar ninguem.Reze e torça por nos. 4 opiniões
avalie fechar
solange vieira (7) 27/09/2008 17h09
solange vieira (7) 27/09/2008 17h09
OLHA GENTE,INDIO E COMO ONÇA TODO MUNDO ACHA LINDO MAS NINGUEM QUER TER UM EM CASA. fICO ABISMADA COM A FALTA DE INFORMAÇÃO QUE OS BRASILEIROS TEM DOS ASSUNTOS QUE SE RELACIONAM COM TUDO QUE ESTAMOS VENDO E PIOR VIVENDO.fORA DO NOSSO ESTADO TENHO PERGUNTADO SE SABEM O QUE MATO GROSSO DO SUL ESTA PASSANDO E PARA MINHA SURPRESA,AGORA NÃO MAIS, ,TODOS DIZEM QUE NÃO.AI VEJO A FALTA DE INFORMAÇÃO E A FALTA DE PATRIOTISMO QUE NOS BRASILEIROS TEMOS .GENTE O ESTADO DE MATO GROOSO DO SUL E O MAIOR PRODUTOR DE CARNE BOVINA DO PAIS E QUEREM TOMAR QUASE A METADE DELE PRA DAR PRA INDIO .ISSO POR QUE TEM UM TAL ARTIGO 231 DA NOSSA CONSTITUIÇAÕ QUE NÃO PERMITE INDENIZAR OS DONOS DAS TERRAS E SIM EXPROPRIAR AS MESMAS.GENTE ACORDA ! ISSO E INADIMISSIVEL.CIDADES COMO DOURADOS E MIRANDA ESTÃO FAZENDO MANIFESTAÇÕES,PASSEATAS PRA ALERTAR O GOVERNO E A SOCIEDADE SOBRE ESSA CAUSA INDIGENA QUE AFETA TODOS OS BRASILEIROS. 15 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 26/09/2008 07h33
Sudeste/ sudestino (147) 26/09/2008 07h33
O Brasil produz 200 milhões de toneladas de grãos.
Eu pergunto quantas toneladas foram produzidas pelos índios? Resposta: nenhuma.
A Funai, esta organização "estrangeira" quer as terras do Brasil para atrasar o desenvolvimento do Brasil, africanizar, bolivizar o Brasil.
Eu quero ver quando todo as as terras do Brasil estiverem em mãos indígenas se haverá produção.
Haverá sim uma castra de pessoas, que sem trabalhar, arrendarão as terras do Brasil aos não indios para produzirem, serão os xeques das terras, trilionáros SEM TRABALHAR.
Esse cafezinho e pãozinho que você toma aí de manhã foi produzido por agricultores que ocuparam, tomaram posse (posseiros) desmataram, produziram e fizeram o Brasil.
Desmataram, até porque trigo, café, cana-de-açucar, soja SÃO VEGETAIS e respiram igualmente às árvores e PRODUZEM ALIMENTOS.
10 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 25/09/2008 08h49
Alcides Emanuelli (2013) 25/09/2008 08h49
Eu as me pergunto, o que é que os índios fazem!
Porque será que eles são animais raros que são cuidados pelos cara palidas, para serem apresentados aos donos da terra.
Não dá mais para pensar em separação de direiitos e deveres, todos temos que ter os mesmos direitos e deveres e se não soubermos pescar, a obrigação do Estado é nos ensinar, porque pagamos e contribuinos financeiramente para que isso seja desenvolvido.
O Interessante que no Brasil as pessoas estudam e estudam e vão trabalhar em instituições publicas sem o minimo preparo ou terem evoluidos para desenvolverem politicas sociais que condizem com a evolução da especie humana aqui na terra.
Talvez o Brasil seja o unico País na terra que trata seus Índios de uma forma diferenciada não lhes dando oportunidades e sustentando como se eles fossem bichos.
Ainda estamos no descobrimento, quando os Jesuitas queriam fazer deles cristãos, não evoluimos nada e eles como nunca foram de pegar no batente, tendo uma vida voltada só para a sobrevivência, felicidade e amor não conseguem mais respirar no mundo do Cara Palida.
Mudanças nas regras se fazem necessarias, Politicas novas, desenvolvimento cultural, misegenação com os brancos se fazem importantes antes que desapareção da face da terra.
7 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (434) 24/09/2008 22h20
Carlos Gonçalves (434) 24/09/2008 22h20
Os americanos do norte destruiram os índios: "'indio bom é índio morto". E assim instituíram o fim dos nativos. Estes receberam os brancos e invasores com hospitalidade, mas foram traídos. E cada vez mais invasores vinham e afastavam os índios para os lugares mais inóspitos e inservíveis. Até que encantuaram os últimos em reservas que nunca foram reservas, mas prisões, campos de concentração. E ali, no abandono, foram findando, como pássaros feridos, que não mais se alimentam e vão morrendo pouco a pouco.
No Brasil, fazemos diferente, com mais requinte de indiferença, deixamos no abandono, intoxicamos com a prostituição, com bebidas, com vícios e costumes degenerados, passamos todos os maus costumes e, então, após toda essa rotina de descaracterização das raças nativas, vamos fazendo com que eles imponham a si mesmos o destino de morte. O fim triste do último tamoio, não, o triste fim de povos sujeitos ä miserável vida imposta pelos brancos. Pelos invasores inescrupulosos sob a sombra leniente, conivente, cúmplice de governantes irresponsáveis. O mesmo que contribui para o pobre, o negro, o mestiço, o mulato, estarem nos guetos brasileiros. A Bahia não é símbolo de respeito. É um engodo difícil de engolir. Lembrem-se do aniversário dos 500 anos de Brasil. Antonio Conselheiro. Tivemos por lá Castro Alves, que inspirado no aviltante tratamento recebido pelos negros, gritou aos sete mares por liberdade, em "Vozes da África" e "A mãe do cativo", denuncia.
15 opiniões
avalie fechar
Custódio Mattos Souza (1) 24/09/2008 20h35
Custódio Mattos Souza (1) 24/09/2008 20h35
Sou morador da cidade de Pau Brasil, município que tem a maior área do conflito provocado pelos fazendeiros invasores.
Fiquei satisfeito com a decisão do Ministro Eros Grau, apesar de lamentar a demora do julgamento que se estende por mais de 20 anos.
Creio na justiça e certamente em dezembro os Pataxós reaverão suas terras que foram griladas à força pelos fazendeiros.
13 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1594) 24/09/2008 19h30
Luís da Velosa (1594) 24/09/2008 19h30
A ONU - que nada adianta - desconhece a nossa realidade, ou melhor, a realidade das fronteiras de terras indígenas no Brasil. É uma devassidão, uma perversidade, imoralidade, um exercício de lesa-pátria. Concordo com o decreto do presidente Lula, pedindo desculpas a quem pensa diferente, o que, também, é um direito. 31 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1594) 24/09/2008 19h16
Luís da Velosa (1594) 24/09/2008 19h16
Foi, como bem disse o ministro Direito, muito bem sedimentado o voto do relator, ministro Eros Grau. Eu não tenho dúvida de que, juridicamente, essa questão é folha morta. Terra indígena, direito fundamental dos povos indígenas, inalienável, na forma da Constituição. Pediu vistas do processo, como sempre acertadamente, o ministro Direito. O que já se matou de índio, em virtude desse conflito, foi mais que no "velho oeste" americano, afora outras "coisitas" mais. 13 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 24/09/2008 16h15
eduardo camillo (77) 24/09/2008 16h15
Marcos Trajano, acho que as coisas não são tão simples assim... Até porque muitos desses arrozeiros são "índios", ou seja, quando ser índio dá alguma vantagem a eles, eles se prontificam a assumir a origem. Quando é o contrário, não são índios mas nem que a vaca tussa. É um problema isso, não? Não se trata de movimentar ou não a economia, mas de terras que pertencem ou não a alguém. E se essas terras foram conseguidas por vias ilícitas, não merecem ser de quem as possui. E acho que é o caso de boa parte por lá... Vários planos de povoamento e tentativas de elevar a economia de roraima falharam por causa desse tipo de coisa, de negociações de terras doadas pelo estado e muito mais. 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página