Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 33 34 35 36 37 38 39 40 41 Próximos
Comentários dos leitores
Carlos Lobitsky (1815) 27/08/2008 09h53
Carlos Lobitsky (1815) 27/08/2008 09h53
Todas as nações indiginas pertencem ao NOSSO BRASIL, E SÓ AO NOSSO BRASIL.
Estas Ongs tem de dois tipos as que estão com o Brasil e as que estão sabe Deus com quem, mas com os Indios e com o Brasil é que não é.
O geito é um só "recatalogar todas as ONGS, e dar o titulo para aquelas que estão ajudando mesmo, sem politica, só fraternidade, as outras que querem dinheiro, ouro, minérios, floresta, e politica, estas ai, devem SER EXPULSAS DO BRASIL,
166 opiniões
avalie fechar
Ricardo Oliveira (24) 27/08/2008 09h52
Ricardo Oliveira (24) 27/08/2008 09h52
Os grileiros se apossam de terras da União, que pertencem originalmente aos índios brasileiros e há quem ache justificativa para este enriquecimento ilícito. Bom que temos esta diversidade de opiniões. alguns são a favor de poucos contra muitos. É a aplicação inversa do Direito. O individual prevalece sobre os interesses da Coletividade. Então, a opinião de qualquer um sobre o Governo ou sobre o Exercito deve ser tão legítima quanto as propostas bizarras de alguns defensores dos arrozeiros grileiros. Nada como invadir e destruir a reserva indígena aos pedaços. Amém. 24 opiniões
avalie fechar
Robermario Silva (1) 27/08/2008 09h49
Robermario Silva (1) 27/08/2008 09h49
o exercito tem toda a razão de ir contra essa demarcação da area indigena é um absurdo para meia duzia de indio dar o tamanho do estado de SP nos temos que tomar cuidado com essas ongs internacionais não podemos deixar estrangeiros entrarem na amazonia sem os nossos consentimentos vai nos brasileiros entrar em qualquer pais eles tocam voçe como se foram bandidos não podemos permitir essa demarcação na fronteira a amazonia é nossa BRASILEIRA 10 opiniões
avalie fechar
flavio borges (3) 27/08/2008 09h46
flavio borges (3) 27/08/2008 09h46
somos 160 milhoes de brasileiros contra 450 mil indios. eles sao 3.5% da populacao mas possuem 13 % do territorio nacional. indio quer pickup tv a cabo esse negocio de espelho e balela. indio bom é inio morto. 7 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 27/08/2008 09h36
josé reis barata barata (3562) 27/08/2008 09h36
(I-II) O progresso da mentira e a mentira do progresso!
Vou lendo, recordando minha infância e mocidade de amazonense criado em Porto Velho à margem do barrento Rio Madeira, filho de português seringalista lá pelas bandas de Guajará-Mirim, com mãe filha de índia com português,este, com vida também dedicada as lides ribeirinhas do alto Solimões, Município de Codajás-AM (Arthur Reis) e percebendo a encruzilhada que o inevitável progresso nos leva, a todos, à humanidade que nada tem de humanista. O "Progresso da mentira e a mentira do progresso!".
Se a vocês comove e apaixona o tema, e a mim? Há dias os leio e acompanho com interesse. De início fiz algumas intervenções, desanimei. Não é meu normal , sou taurino. Retorno mais para apresentar meu lamento, entre saudoso e triste, que acrescentar. Aduzir o quê? Nada mais há que somar, nem mesmo o STF poderá, não é competência dele dizer o poder político.Sejamos francos,deixemos de lado os: mitos, hipocrisias e inverdades!. Mormente a maioria dos homens que lá está, pusilânime e sem coragem, salvo em defesa de seu poder e prestigio.
Vivemos de contradições, de apagões mentais; de manchetes e muito pouca notícia;ou seja, no tempo que a esperta comunicação contemporânea banaliza, não nos deixa pensar e o pensar,então, é ridicularizado e se dá lugar a uma majestosa maioria medíocre, ambulante e perambulante em fantasias e ilusões forjadas ou aproveitadas pela política personalista mesquinha.(finalizo a seguir)
79 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 27/08/2008 09h34
josé reis barata barata (3562) 27/08/2008 09h34
(II-II) O progresso da mentira e a mentira do progresso!
Dizem, para meu desgosto, que o mundo está globalizado. Enfim e em último exame, o que é globalização que não menosprezo, desprezo ao conceito de soberania, de nacionalidade? Ora, quem governará o mundo se já não o estiver, pela moeda e/ou pela força, governando? "A força fez os primeiros escravos a covardia os perpetuou...Ceder à força é um ato de necessidade, não de vontade;no máximo, é um ato de prudência". Estaremos sendo prudentes? Não é irracional pretender conceder soberania a um grupo que sequer é um povo? "São os homens que fazem o Estado e é o terreno que alimenta os homens...Cada membro de uma comunidade dá-se a ela no instante em que ela se forma, tal como ele se encontra no momento, ele e todas as suas forças, de que fazem parte os bens que ele possui...Em geral para autorizar sobre um terreno qualquer o direito de primeiro ocupante, são necessárias as seguintes condições:primeiramente, que este terreno não se encontre ocupado por ninguém; em segundo lugar, que somente seja ocupada a área que se tem necessidade para subsistir; em terceiro lugar, que se tome posse dela , não em virtude de um vã cerimônia , mas pelo trabalho e pelo cultivo, único sinal de propriedade,que na falta de títulos jurídicos, deve ser respeitado pelos outros.". Nossos ancestrais e irmãos índios se enquadram nisto?
Amigos.Não vou continuar copiando(como muitos perceberam),Rousseau,leiam e discordem dele, se puderem.Eu,não consigo.
84 opiniões
avalie fechar
eduardo br (12) 27/08/2008 09h28
eduardo br (12) 27/08/2008 09h28
Exercito ?
O Brasil, hoje, possui exercito ?
O Brasil, hoje, possui Forcas Armadas ?
Nao sabia...
E sobre esta questao das demarcacoes, ninguem eh inocente; nem os indios, nem os arrozeiros e nem o governo.
Haja segundas itencoes nessa historia !
Fato !
7 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1594) 27/08/2008 09h26
Luís da Velosa (1594) 27/08/2008 09h26
Sou absolutamente favorável à argumentação do procurador-geral da República, nosso professor e jurista, Antonio Fernando Souza. É claro como azeite. Mas uma decisão do Supremo Tribunal, deve ser cumprida, imediatamente, e nada de cara amarrada, o que de nada adiantará, a não ser que queiram arruinar o estado democrático de Direito. Os índios a merecem e o mundo está de olho, principalmente os indigenistas e os ambientalistas, que não são pouca coisa. 24 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 27/08/2008 09h23
Adei Louzada de Moura (51) 27/08/2008 09h23
Hoje, dia inicial do julgamento, pelo STF, do processo relativo à área de 1,7 milhão de ha., chamada Raposa Serra do Sol, ainda pertencente ao Estado de Roraima e, portanto, ainda brasileira; área que poderá continuar não apenas formal mas também realmente inserida em nosso mapa, se a decisão vir a ser pela descontinuidade da demarcação e pela manutenção e desenvolvimento de atividades econômicas ali; hoje, lê-se na Folha que, independentemente do resultado, grupos indígenas obviamente arregimentados por deletérias ONGs descomprometidas com os destinos do Brasil, pretendem invadir as áreas ocupadas pelos brasileiros não índios. Ato planejado para aumentar a repercussão internacional e para prejudicar o Brasil, além de, em ocorrendo, significar demonstração de desprezo pelas nossas instituições, um indicativo exuberante de intenção separatista. Desta feita, as forças de segurança precisarão confirmar que há realmente monopólio do uso da força pelo Governo, não poderão quedar-se como que apalermadas, com medo das ONGs, como ocorreu por ocasião da agressão inaceitável ao engenheiro da Eletrobrás, no último mês de maio, em MT, sob pena de se tornarem legítimos atos de defesa por parte de quem vir a ser atacado. Claro que precisarão essas forças agir com a moderação que for possível, mesmo porque os indígenas, a cabresto de governos, empresas e pessoas de países desenvolvidos, insuflados pelas referidas ONGs, são massa de manobra, algo como "carne de canhão". 7 opiniões
avalie fechar
Emílio Serafim (1) 27/08/2008 09h13
Emílio Serafim (1) 27/08/2008 09h13
Este momento é extremamente importante para a soberania nacional, há uma manobra internacional, ludibriaram nossos espertos políticos para assinar um tratado na ONU reconhecendo as terras demarcadas como dos índios e agora querem que o Supremo Tribunal Federal conserte a coisa. a Serra Raposa do Sol já pode se considerar uma nação, tem lingua própria, território e autonomia (reconhecido pelo Brasil na ONU) e grupo étnico definido, não falta mais nada para a ONU reconhecer a região como um novo Estado. Não entendi até agora qual é o interesse do PT na defesa da permanência dos Índios na região, lembrando um pouco mais, esse tratado assinado na ONU em que, reconhece a autonomia dos índios naquela região, não reconhecido e assinado pelos Americanos para os índios americanos, pelos australianos para os Aborígenes e nem pela Finlândia para os índios da Finlândia, então, todos com um bom dicernimento sabem dos reflexos negativos sobre a soberania em cada país com essa decisão. Estou indignado! 18 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Prado (1) 27/08/2008 09h11
Rodrigo Prado (1) 27/08/2008 09h11
Concordo plenamente com o Exercito pois a reserva Serra Dourada é um absurdo seu tamanho.
O Exercito está de parabens pela sua atitude.
28 opiniões
avalie fechar
Eliana Rosali de Souza (3) 27/08/2008 08h51
Eliana Rosali de Souza (3) 27/08/2008 08h51
Quem está mobilizando os índios contra o Brasil? Quem bancou a viagem deles à Brasília? Quem bancou a viagem deles à Europa para difamarem lá o nosso país? Quem? As ONGs internacionais, cujos representantes têm até salas nos principais gabinetes desse governo em Brasília. Os metais estratégicos da nossa Amazônia são o alvo da cobiça. Só nós temos Nióbio para naves espaciais e mísseis; só o nosso ouro supera em muito as reservas do forte Knox nos USA, sem falar em Urânio, Estanho, Tântalo e muitos outros em imensas quantidades. Só com Roraima o Brasil se tornará numa potência insuperável em 20 anos. O G8 sabe disso, e faz de tudo e compra todos para impedir o sucesso do país mais rico do mundo, o Brasil. 28 opiniões
avalie fechar
Eliana Rosali de Souza (3) 27/08/2008 08h44
Eliana Rosali de Souza (3) 27/08/2008 08h44
As ONGs dos países do G8 estão por trás da mobilização dos índios. As riquissimas jazidas de metais estratégicos como o Nióbio, Urânio e Ouro de Roraima podem tornar o Brasil numa potência de primeiro nível, e os G8 não querem permitir isso e articulam, apoiados pelo governo Lula contra esse futuro para o Brasil. É caso de traição à Nação, que em tempo de guerra é punível até com fuzilamento. 9 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1594) 27/08/2008 08h43
Luís da Velosa (1594) 27/08/2008 08h43
O caro ministro Tarso Genro, a quem muito admiro pelo seu passado e pela sua sensibilidade política, disse uma verdade óbvia, mas vaticinou temerariamente. A verdade óbvia, foi manifestar a ssua assertiva quanto à aceitação pela País, do resultado da do "decisum" que será prolatado pelo Supremo Tribunal. A temeridade, ficou à espreita, de atalaia, pelo que poderá acontecer com os efeitos da referida esperada decisão do ST, ou seja, o advento de um "contencioso político". Este último é da prória natureza política, alma de interesses de toda ordem. De toda forma, creio, o Supremo Tribunal saberá como reagir (com toda a lisura, mas com todas a firmeza que uma consciência, livre de "coima", possa bem utilizar-se). Essa tal Raposa Serra do Sol, como diria um rei dos berbere, é um problema. 24 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (210) 27/08/2008 08h31
Eduardo Petrucci Gigante (210) 27/08/2008 08h31
Inverdades repetidas terminam virando verdades. Os índios satisfazem-se com a posse da terra. Os brancos invasores - invasores pois entraram já sabendo que era terra da União - querem a propriedade. Ofereçam-se aos brancos apenas o direito de lá plantar, sem propriedade. Quantos ficarão? 8 opiniões
avalie fechar
fabio siqueira ferreira (275) 27/08/2008 07h52
fabio siqueira ferreira (275) 27/08/2008 07h52
Vai sobrar crítica para o STF.
O STF, mais uma vez, não fugindo - como sempre - das suas obrigações vai ter que decidir algo polêmico (INTEGRIDADE E SOBERANIA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO), isto porque faltou e continua faltando capacidade técnica e bom senso ao nosso executivo e legislativo que fizeram a lambança da demarcação da futura e riquíssima nação independente RAPOSA TERRA DO SOL.
Índio de cem anos atrás é bem diferente dos atuais. Os novos índios sabem vender madeira, urânio, ouro, promover queimadas, associar-se a "religiosos", juntar-se com ONG (???), etc, etc.
Vai sobrar crítica para o STF.
18 opiniões
avalie fechar
luk lag (9) 27/08/2008 07h40
luk lag (9) 27/08/2008 07h40
Completando o meu comentário anterior, uma notícia que vi na internet:
"O famoso PROJAC, o complexo televisivo da Rede Globo de Televisão Inaugurado em 2 de outubro de 1995 ocupa uma área que, em 1567, foi tomada dos índios tamoios para ser doada a Gonçalo Correia de Sá, parente do fundador da cidade do Rio de Janeiro."
Portanto, se aparecer uma tribo de Tamoios, podem colocar a Globo pra fora do Projac.
28 opiniões
avalie fechar
luk lag (9) 27/08/2008 07h38
luk lag (9) 27/08/2008 07h38
Temos que ficar atentos, o que está acontencento na distante Roraima pode acontecer na sua casa!!!!
Por exemplo, o distinto cidadão mora em no Rio, em Ipanema e de repente aparece um punhado de descendentes de índios Tupinambás ou Tamoios reinvidicando a sua casa e o que acontece? O mesmo que em Roraima, vão querer ocupar a sua casa, e ONGs e o governo apoiando, com respaldo legal!
17 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (855) 27/08/2008 07h19
Igor Bevilaqua (855) 27/08/2008 07h19
O "stf", um órgão totalmente desacreditado perante a população, desde que se firmou como um autêntico protetor de bandidos corruptos, vai agora julgar uma ação de tamanha importância, o que pensar...???, vence a ação quem pagar mais...???, tirando o Ministro Joaquim Barbosa, os outros estão completamente desmoralizados, inúteis aos cidadãos de bem e como tal o julgamento deles não pode ser levado a sério, vai prevalecer o interesse de quem tem mais dinheiro e for mais generoso, o lado mais pobre e sem recursos, vai sair perdedor. Se for televisionado vou assistir para acompanhar o que já sei, a decisão do "stf", é bastante previsível. 5 opiniões
avalie fechar
ana chiummo (164) 27/08/2008 07h00
ana chiummo (164) 27/08/2008 07h00
ao indio a terra do indio, somente isso...nada de demarcaçao continua...colocando em perigo as fronteiras..isso é coisa do PT e do LULLA..devem demarcar regioes e tao somente isso...a ajuda-los a se manter....nao permitir eles junto a fronteira ...o exercito deve tomar o seu lugar e colocar paz na regiao.... 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 33 34 35 36 37 38 39 40 41 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página