Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos
Comentários dos leitores
Pietro Guerriero (77) 27/08/2008 13h53
Pietro Guerriero (77) 27/08/2008 13h53
Esse tal de Gelio, coronel da reserva eu presumo, deveria ficar de boca fechada ate' sair o veredito da Corte Suprema. A partir dai', cumprir a decisao da Justica, qual seja ela for. Ficar com bravatas e ameacas nao constroi nada 35 opiniões
avalie fechar
Alvaro Kanasiro (2) 27/08/2008 13h44
Alvaro Kanasiro (2) 27/08/2008 13h44
uem argumenta a favor do coronel Fregapani se esquece do conflito local por terras que há por trás dessa conversa de "invasão estrangeira". Dizer que os índios são mais "dóceis" que o nosso governo ao capital estrangeiro é pura bobagem? Em que país vcs vivem?
Ironias a parte, há sim uma questão cultural indígena por trás da homologação. Perguntas como "por quê tanta terra pra poucos índios" refletem como a diversidade de povos é vista sob o escopo da maioria da sociedade.
Gente, não custa nada se informar melhor, participar de algumas discussões que estão ocorrendo com especialistas da área, ou mesmo ler com mais senso-crítico as notícias que estão sendo veiculadas.
Quem acredita numa "teoria da conspiração" contra a Amazônia e o Brasil esquece que aqui, do pertinho de nós, residem aqueles que estão sedentos por mais terra, que vai gerar mais produção de arroz, pra ser exportado, e quem fatura com isso? Não são os índios, não somos nós, não é a União, não é o país.
Apenas os grandes produtores se beficiam disso, vendendo a maior parte de seu produto para esses estrangeiros, que paradoxalmente, são os grandes "inimigos" do Brasil.
Curioso, não?
71 opiniões
avalie fechar
jorge souza (1) 27/08/2008 13h36
jorge souza (1) 27/08/2008 13h36
É interessante como o povo brasileiro, principalmente, seus representantes no poder parecem ingênuos. Vemos nas grandes cidades milhares de cidadãos, que também, nasceram em solo pátrio sem um teto para morar e ninguém se preocupa com eles. Agora surge uma grande discussão sobre àquela que se trata de uma grande reserva para o país em todos os sentidos, mas que americanos e europeus estão só aguardando a luz verde para adentrar, pois na amarela já nos encontramos há tempos. Acredito que fosse mais interessante, apesar de ser apenas um Brasileiro sem grande conhecimento do assunto, que fossem demarcadas áreas suficientes para os índios que lá se encontram, que não são tantos assim, e por outro lado a enorme quantidade de quartéis e militares que se encontram nos grandes centros, fossem espalhados pela, por enquanto, nossa Amazônia e como fazem à décadas, continuassem a dar apoio a população indígena lá existente. Dois detalhes que gostaria de lembrar. Existem populações indígenas, até mesmo, no nosso Rio de Janeiro. Como eles estão? Alguma autoridade pretende demarcar terra para eles também. Outro detalhe. Não existe ninguém que tenha mais conhecimento de causa que os miltares envolvidos em tal polêmica. É muito fácial falar e até mesmo decidir sobre o assunto atrás de um computador ou numa sala refrigerada. Outro fato interessante. Milhares de brasileiros, viajam, fazem compras ou sonham em ir ao EUA. Só lhes falta o patriotismo deles. Por lá tal discussão não iria tão longe 41 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 27/08/2008 13h23
Alcides Emanuelli (2013) 27/08/2008 13h23
Bem amigos! Sobre de quem é a terra!
A terra todos sabemos é de Deus, mas no caso aqui os homens querem ela para si, são Cara Palidas querendo as terras e são Índios querendo ficar de donos da terra e a peleia esta feita.
Não podemos jamais de ver que existe ambições dos dois lados, tanto dos Cara Pálidas como dos Índios e eles querem um espaço muito superior ao que vão utilizar e um espaço muito maior que suas necessidades.
Terras para os Índios de acordo com suas necessidades e para os Caras Pálidas, tem que ver qual o direito deles que é nenhum assim a União fica com as terras que os Índios não vão ter necessidade e pode vender para os Cara Pálidas.
E assim caminha a discussão de soberania ou não de direitos dos Índios ou não, e quando todos forem ver hoje eles estão colonizando aquelas áreas daqui a dez anos eles já venderam e se mandaram os Cara Pálidas e os Índios que deveriam manter para caçarem e pescar estaram com certeza arrendando para outros arrozeiros.
Esse é o universode hipocresias do homem brando e do homem vermelho que de lacaio não tem nada e vai continuar assim por muitos anos sem estudo não vai sair desse estado de inercia.
Coitados dos Índios que o Estado trata como animais raros que fazem parte da nossa Fauna.
15 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 27/08/2008 13h09
Leonardo S. (120) 27/08/2008 13h09
A solução pro nosso povo eu vou dar,
Negócio bom assim ninguém nunca viu,
Tá tudo pronto aqui é só vir pegar,
A solução é alugar o Brasillllllllll,
Nós não vamos pagar nada....
É tudo free, ta na hora agora é free,
Vamo embora dar lugar pros gringo entrar
Pois este imóvel está pra alugar......
A amazônia é o jardim do quintal,
E o dollar deles paga o nosso mingau

Raul Seixas escreveu esta música há quase 30 anos, mas continua muito atual...
E saia da sua casa, porque um dia ela foi dos índios.
26 opiniões
avalie fechar
Marcos Carneiro (58) 27/08/2008 13h06
Marcos Carneiro (58) 27/08/2008 13h06
É mais um "engodo" criado pela "Oligarquia Palaciana" em desrespeito as instituições, para fortalecimento da falsa imagem de Populista do "Governo". Tudo o que é feito é feito como forma unica de ser do contra, onde quer que a turma do Planalto se meta, tudo vira confusão. "Investir" em esmolas é muito mais barato (eleitoralmente) , do que investir na classe produtora como forma de se criar riquezas e renda. Transformar os "excluídos" (como eles chamam) em mendigos do planalto, matando-lhes parcialmente a fome, acabando com o seu "orgulho próprio", e mantendo-os "na mão" é seguro. Tudo feito com o único intuito de garantir votos, como forma de se perpetuarem no poder. Não seria diferente com o problema da demarcação de terras indígenas. Quando em 2005 o Presidente homologou "levianamente" a demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, o fez sem sequer medir as consequências sociais, políticas e econômicas da medida, como também não viu ou fez de conta que não viu, o "trabalho silencioso" de algumas ONG's, que estão "adotando" nossas tribos, como facilitador na criação de um teritório independente na exploração mineral da região no interesse de alguns países. Quem serão os maiores interessados na demarcação contínua? Quem está financiando as despesas dos " ïndios lobbystas" nas viagens internacionais e também no acompanhamento do julgamento em Brasília? São indagações que os Ministros do STF terão que fazer, para não cometerem o mesmo erro do Planalto. 25 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 27/08/2008 12h50
Rogerio Rocha (660) 27/08/2008 12h50
Boa parte dos leitores/comentaristas ainda não percebeu qual a mensagem que o Brasil irá passar para o mundo nesta questão.
Se a reserva for aprovada como está passaremos a mensagem de que o Brasil acieta passivamente ingerências externas em seus assuntos internos, e o que é pior, a população e o governo aceitam passivamente que se faça uma campanha interna contra os nossos interesses.
Se a reserva não for aprovada ou aprovada com ressalvas, aí sim, passaremos a mensagem correta que deve ser: Estamos atentos aos nossos problemas internos e queremos resolvê-los -até parece...- mas não venham nos dizer como!
Quando colocamos aqui que a criação desta reserva ameaça diretamente a integridade do território nacional não se queremos dizer que somos contra os direitos dos povos indígenas. Queremos dizer que os interesses destes povos e de qualquer outra etnia, facção, seita, etc, estão sempre abaixo de uma entidade maior que é o Brasil. Antes de vermos os interesses de alguns devemos ver os interesses de todos. O dia que todo brasileiro pensar assim este país melhora e não passaremos mais pelo vexame de vermos organizações estrangeiras e com interesses escusos ditando as regras no nosso país.
A criação desta reserva é sim uma ameaça à soberania nacional já que está sendo permitido que organizações/governos estrangeiros ditem as regras neste país.
7 opiniões
avalie fechar
luk lag (9) 27/08/2008 12h49
luk lag (9) 27/08/2008 12h49
Acho que os Índios devem ser integrados ao Brasil e não segregados em reservas que pretendem que eles vivam do jeito que era em 1500.
A demarcação contínua só interessa aos interesses de outros países, da Inglaterra principalmente.
7 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 27/08/2008 12h44
Guilherme Lemmi (236) 27/08/2008 12h44
Nelson Rockefeller seguiu os passos do pai mas dessa vez visando a conquista da Amazonia. Após ter reunido informações estratégicas a respeito das sociedade indígenas e da disponibilidade de valiosos recursos naturais como parte de sua 'missão' quando coordenador do Centro de Interesses Interamericanos (CIAA) durante o governo Roosevelt, Nelson se uniu aos missionários do Instituto Summer, para se infiltrar na sociedade indígena da Amazonia. A demarcação contínua da Raposa Serra do Sol seria a coroação dos esforços de Nelson Rockefeller para conquistar a Amazonia e suas reservas.
Leiam o livro "Seja feita a vossa vontade - A conquista da Amazonia", fruto do trabalho de 20 anos de dois jornalistas que descrevem em detalhes essa conspiração contra o Brasil, em suas 1000 paginas.
Aqueles que defendem a demarcação contínua sob pretextos humanitários ou estão desinformados sobre os reais motivos da demarcação ou conspiram juntamente com os interesses velados dos propagadores da Nova Ordem Mundial.
37 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 27/08/2008 12h44
Guilherme Lemmi (236) 27/08/2008 12h44
Essas dualidades "brancos contra índios", "arrozeiros contra índios", "Exército contra governo" só servem para desviar a atenção do único conflito real que existe aqui: Interesses nacionais contra Interesses estrangeiros! Não se deixem enganar pelo discurso humanitário, politicamente correto, que serve tão bem aos interesses americanos.
Nos EUA, John D Rockefeller (pai de Nelson Rockefeller) conseguiu enfraquecer e penetrar nas tribos indígenas através da evangelização, tão somente para promover o genocídio desses mesmos indios e torna-los dependentes da ajuda de terceiros, aceitando arrendar as terras das reservas para as industrias do petróleo comandadas pelo próprio Rockefeller.
Na ocasião, o reverendo batista Frederick Gates, braço direito de John D, escreveu: "Estamos presenciando a alvorada comercial e devemos isso aos canais abertos pelos nossos missionários Cristãos. O efeito do empreendimento missionário será a conquista pacífica do mundo"
26 opiniões
avalie fechar
Urbana Legio Omnia Vincit (4) 27/08/2008 12h36
Urbana Legio Omnia Vincit (4) 27/08/2008 12h36
Os índios querem levar o Brasil de volta à idade da pedra. Pergunto: as tribos que têm terra homologada o que fazem com ela? Respondo: NADA! São latifúndios improdutivos onde vivem de pedir esmolas impedindo o desenvolvimento da nação. 8 opiniões
avalie fechar
AIRTON GUEDES (1) 27/08/2008 12h10
AIRTON GUEDES (1) 27/08/2008 12h10
É impressionante como argumentos utlizados por leitores são carregados de preconceitos. Evolução humana dificilmente é algo natural que acontece como o devir fora das nossas vontades. É preciso lembrar que a determinados aspectos da nossa história, que muitos alegam como processo evolutivo, foram determinados segundo os interesses de alguns, em muitos casos com o uso da força, não considerando a história de quem foi vencido. Recordamos também que a terminologia "raça humana" também é carregada de preconceitos. Dizer que a miscigenação ou "mistura de raças" é algo normal. Nessa discursão, vejo posicionamentos que não leva em consideração a história do nosso país. Não é simplesmente entregar. O que se busca é reconhecer um direito de povos. Dizer que o Brasil vai ficar desprovido de Segurança Nacional, por causa da terra indigena, é uma ideia superficial. A terra continua sendo parte do territorio brasileiro. Os indigenas também são brasileiros assim como todos nós. Eles não estão pedindo "esmolas" do Estado brasileiro, apenas exigindo por vias legais o reconehcimento de um direito mínimo outorgado pela CF. 48 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 27/08/2008 11h57
Luiz Castro (295) 27/08/2008 11h57
Welcome America, now: SPEAK ENGLISH
Este singelo recado é colado nos automóveis dos EUA, no país deles tudo é controlado, averiguado, julgado e condenado pelas leis deles. O Brasil precisa acordar de uma vêz para o seu tamanho e importância estratégica. Os americanos não perdem tempo e pensam em tudo que é bom pra eles, bastou o anúncio da descoberta do petróleo para que já reativassem a quarta frota, pra quem não sabe do que se trata é a frota de navios de guerra que "patrulha" os mares do sul, e que estava desativada por falta de objetivos, agora já tem um. Nossas matas estão infestadas de parasitas estrangueiros, que levam aos índios a palavra de Deus e a cobiça do diabo. Estão nesse instante ensinando a cultura, a língua e a religião, pronto, só falta a fronteira pra se tornar um país. Se o governo não toma uma atitude os cidadãos devem tomar, e estou de acordo com o Coronel. Nos Estados Unidos os cidadãos tomam conta da vida do país, até se uma criança não vai na escola é motivo para qualquer um bater na sua porta pra perguntar ao pai o porque da mesma nao estar estudando. Um país antes de tudo é feito pelo amor à sua cultura, língua, fé e fronteiras demarcadas, e não por fronteiras que vão ser criadas para se desenvolver territórios autônomos. Os índios são tão brasileiros quanto eu e vc e se estão ainda confinados nas matas é por unica e exclusiva responsabilidade do omisso estado brasileiro. Agora eles estão sendo "adotados" pelos extrangeiros. ACORDA BRASIL!!
71 opiniões
avalie fechar
Sergio Oliveira (1) 27/08/2008 11h52
Sergio Oliveira (1) 27/08/2008 11h52
Prezados Leitores,
Só tenho algumas perguntas que gostaria de colocar para os leitores.
1) Porque tanta terra para um numero tão reduzido de Indíos?
2) Porque os Indios quando exigem seus direitos sabem de cor e salteado a Constituição e quando tem que ser punidos por infringir a mesma Constituição, são protegidos como sendo minorias perseguidas.
3) Na área pretendida pelos Indíos existem riquezas minerais importantes,. Como serão protegidas de exploração ilegal, já que é publico e notorio que em outras reservas isso é fato corriqueiro
4) Nossa fronteira norte estará fora do alcançe das Forças Armadas em caso de necesidade, como faremos.
5) A quem interessa essa reserva tão vssta.
São perguntas dificeis de responder, mas muito importantes.
37 opiniões
avalie fechar
andrés sandoval (1) 27/08/2008 11h47
andrés sandoval (1) 27/08/2008 11h47
Esse coronel tá completamente maluco, essa conversa de nação étnica não existe! Esses arrozeiros ocuparam terras que não eram deles, são terras da União! Ocupadas por arrozeiros, essas ocupações são clandestinas e feitas de má fé mesmo. 48 opiniões
avalie fechar
José Carlos (8) 27/08/2008 11h42
José Carlos (8) 27/08/2008 11h42
Como as terras pertencem à união, não há porque temer perda de território, basta que as forças armadas mantenham vigilância nas fronteiras, garantindo a soberania nacional.
Os arrozeiros e outros podem muito bem movimentar suas produções em outras áreas, o país é imenso, porque querem ficar justamente na Raposa Serra do Sol?
48 opiniões
avalie fechar
Francisco Olivieri (1) 27/08/2008 11h40
Francisco Olivieri (1) 27/08/2008 11h40
Concordo com os militares. O Sr. Tofolli acredita que os índios, na fronteira, representam uma salvaguarda de nossa soberania nacional? Ele acredita em Papai Noel, também? Será que ele já ouviu falar em forças armadas equipadas contra bodoques, arco e flexas? É ingenuidade ou má intenção? 36 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 27/08/2008 11h38
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 27/08/2008 11h38
Sinceramente espero que nossos irmãos da selva saibam e estejam cientes de que são acima de tudo brasileiros, apesar do sobrenome de familia que carregam. Não queremos por em dúvida o patriotismo indigenista. Se há uma coisa irritante é alguem se achar mais patriota do que a gente mesmo. 15 opiniões
avalie fechar
Rafael Pelisam (1) 27/08/2008 11h36
Rafael Pelisam (1) 27/08/2008 11h36
O Brasil já vendeu a Amazônia, e muitos outros territórios, mas só não nos avisou!!!!
Falta saber quais as pessoas subornadas para a venda, quem subornou, e por quanto.
Assim teremos o valor exato do nosso País.
25 opiniões
avalie fechar
josel correa (36) 27/08/2008 11h28
josel correa (36) 27/08/2008 11h28
Eu ainda acredito no Estado de Direito e a decisão que o STF tomar, deverá ser cumprida, queiram ou não queiram índios e brancos. Refletir sobre a melhor solução é nosso papel como cidadãos. Assim a demarcação contínua em face da ameaça à Soberania do nosso território seria desaconselhável. Sinceramente para mim não está muito claro a existência das Nações Indígenas Soberanas. Precisamos discutir mais produndamente á luz do Direito Internacional. A complexidade exige responsabilidade. 39 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página