NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Carlos Heitor Cony
cony@uol.com.br
  9 de maio
  O macaco e o galho
   
   

Não incluo o patriotismo entre as minhas poucas e discutidas virtudes. Mesmo assim, fiquei inchado de orgulho cívico, há tempos, quando soube que o Brasil, a Bolívia e o Paraguai haviam assinado soleníssimo documento garantindo à comunidade internacional que jamais usariamos a energia nuclear para fins que não fossem pacíficos.
Pouco depois, o Brasil curvou-se mais uma vez à globalização, assinando um tratado contra a proliferação das armas nucleares. Resistia-se a isso, pois o dito tratado beneficiava os poucos países que já detêm arsenais atômicos. O argumento tinha lógica: o tratado eterniza o status quo em matéria de poderio nuclear. Quem tinha, teria sempre. Quem não tinha, que continuasse fabricando estrelinhas e busca-pés para as festas juninas.
Antes que me acusem de defender o genocídio nuclear, deixo claro que também sou contra o uso desse tipo de arsenal para defender ou atacar seja lá o que for - o que de resto não influi para mais ou para menos na questão. Aproveito apenas a ilação: assim como o tratado contra a proliferação das armas atômicas beneficia o restrito grupo das potências que já dispoem de bombas nucleares, a globalização tende a privilegiar para todo o sempre os países que já superaram o problema da miséria, da doença e da instabilidade política.
Globalizar é manter o status quo não apenas na corrida nuclear mas na corrida econômica e social. Quem chegou lá, que fique e peça compreensão aos que ainda se esbofam para atingir o mesmo patamar de desenvolvimento.
O raciocínio é o mesmo. Assim como a proliferação das armas nucleares pode bagunçar o equilíbrio militar e estratégico do mundo, a luta pela superação da pobreza pode prejudicar o botim da economia mundial. Daí que cada macaco deve ficar no seu galho.



Leia colunas anteriores
04/5/2000 - Vizinhos e internautas
02/5/2000
- Dos deuses antigos
27/4/2000 - Do câncer no piloro
25/4/2000 - Ponte aérea
20/4/2000 - Companheiro de viagem


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.