NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Kennedy Alencar
kalencar@folhasp.com.br
 

19 de janeiro de 2001

  O herdeiro político de Covas
Engana-se quem pensa que o governador de São Paulo, Mário Covas, é o único tucano que discute quem deve ser o candidato do PSDB a presidente em 2002. A diferença é que ele faz isso publicamente. No bastidor, tucanos só falam disso.

Hoje, a disputa no PSDB está entre o governador do Ceará, Tasso Jereissati, e o ministro da Saúde, José Serra. Covas, visto como uma possibilidade antes da reincidência do câncer, já se colocou fora do páreo.

Tasso, que estava em desvantagem em relação a Serra, devido a manobras deste no próprio PSDB e junto a outros partidos, como o PMDB, possui hoje larga vantagem.

Essa dianteira tem um motivo: o emblema de ser o candidato de Covas. E é uma vantagem que Serra terá de suar muito para superar. A cada episódio de agravamento do estado de saúde de Covas, o governador paulista bate na tecla de que o postulante ao Planalto em 2002 deva ser Tasso. Deseja que isso seja definido o mais rapidamente possível, ainda este ano.

A forma como Covas enfrenta o câncer, descrita como épica por tucanos, e o fato de ele ser o líder que mais representa os ideais históricos do PSDB conferem à preferência uma aura de desejo, quase de vaticínio. No imaginário tucano, Covas está transformando Tasso em uma espécie de Covas.

Mesmo que o presidente Fernando Henrique Cardoso e Serra consigam adiar a definição do candidato ao máximo, como desejam, será difícil retirar de Tasso o favoritismo. Lá na frente, sempre será dito que Tasso é aquele que Covas ungiu. Que Tasso é aquele que resgatará o PSDB que rompeu com o PMDB em 1988 em nome da ética porque se tornou o herdeiro político de Covas.

Esse "carimbo político" será fundamental para um tucano enfrentar em 2002 um candidato do PT, partido que teve o melhor desempenho nas eleições municipais de 2002 vendendo a honestidade administrativa como uma de suas bandeiras principais.

Serra poderia adotar esse discurso ético _na fundação do partido, teve muito mais importância do que o tucano cearense. Mas Tasso, "um novo Covas", poderá representar esse papel de uma maneira mais convincente. Importa o que está acontecendo agora, por ação de Mário Covas.

COMENTÁRIO INOCENTE

Tasso, que sempre tratou discretamente de seus problemas cardíacos, foi aconselhado a dar publicidade aos assuntos relacionados à sua saúde, exatamente como Covas. O governador cearense, ao contrário do que costumava fazer, anunciou que sua viagem aos EUA seria para checar as coronárias. O conselho foi dado depois que alguns tucanos que defendem a candidatura presidencial de Serra passaram a indagar (reservadamente, é claro) como vai a saúde de Tasso.






Leia colunas anteriores
12/01/2001 - FHC de olho na ONU
05/01/2001 - Cassação para Eurico Miranda
29/12/2000 - O Gabeira está certo
22/12/2000 - A Constituição não vale nada?
15/12/2000 - FHC virou saco de pancada


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.