NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Marcelo Leite
cienciaemdia@marceloleite.jor.br
  28 de agosto
  Ciência em dia
  EUA também vão "matar" embriões para salvar vidas

Depois do Reino Unido, os Estados Unidos se renderam ao bom-senso científico e resolveram admitir pesquisas com células-tronco embrionárias financiadas com verbas federais. Até então, na pátria por excelência da iniciativa privada, apenas laboratórios não-governamentais podiam manipular essas células-panacéia _que por ora não passam de uma promessa.

A recomendação oficial para que os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) possam destinar seus milhões a mais esse "hit" da biotecnologia saiu na quarta-feira. Leia reportagem sobre o tema que virou manchete do jornal "The New York Times".

Para permanecer religiosamente corretos, os reguladores da bioética pública permitiram unicamente que cientistas patrocinados pelo sacrossanto Estado usem células-tronco criadas por terceiros, mas não que as obtenham eles mesmos.

Dito de outro modo, cabe a empresas e institutos privados "matar" os embriões excedentes de clínicas de fertilidade (punhados de células produzidas num tubo de ensaio, no mínimo distantes do que se consideraria uma "pessoa").

Um dilema ético resolvido pela terceirização. Signo da pós-modernidade, pragmatismo ou hipocrisia? Dê sua opinião a Ciência em Dia.


De quatro leitores que escreveram para comentar a questão dos
xenotransplantes da semana passada, três apoiaram a idéia de projetar porcos transgênicos e cloná-los como fonte de órgãos para humanos. Só um foi contra.

Eduardo é o do contra, porque teme a transmissão de doenças virais suínas para seres humanos. Diz que não é preconceito, mas precaução. E lembra que, "muitas vezes, na ciência, o que parece ser de início um ‘milagre’ se torna mais tarde uma tragédia".

Otávio, apesar de favorável à idéia, diz sintomaticamente que não faria um xenotransplante. Acha que não teria uma vida normal, depois, com todos os controles para evitar rejeição. E considera que a medicina tem outras prioridades: "Vamos pensar em tentar melhorar a qualidade de vida dos que estão sem patologia que requeira renascer para uma segunda chance".

Marcos e Marcelo topariam receber órgãos de porco, mas seu maior temor seria adquirir com isso uma doença viral, e não sofrer discriminação por se tornarem quimeras biológicas.


Até o argônio
Para não dizerem que só falo de biotecnologias, aqui vai um pouco de química –calma, não precisa pular para o próximo link. É rápido.

Lembra aquelas aulas de tabela periódica e a história de que
gases nobres são inertes, não se ligam à ralé de outros elementos? Pois não é bem assim, mostrou esta semana artigo na revista "Nature". Nada em ciência, aliás, é bem assim. Vá se acostumando.

O fato é que pesquisadores da Finlândia conseguiram aprisionar átomos do nobre argônio em ligações com outros de flúor e hidrogênio. Suaram um pouco, mas conseguiram. Graças a sua façanha, só sobram os gases hélio e neônio na nobreza minguante da química.

Leia reportagem de Salvador Nogueira sobre os gases raros na Folha.


Site da semana


Imagem do Telescópio Espacial Hubble; clique aqui ou sobre a foto para fazer download de imagens de maior resolução

Se você não se cansa de maravilhar-se com as imagens do Hubble, vá até a página de "hits" do telescópio preparada pela Nasa.


Aviso aos navegantes
Algumas das páginas de Internet indicadas exigem registro ou pagamento para acesso a seu conteúdo. No caso dos artigos científicos, a maioria é escrita em inglês.




Leia colunas anteriores
21/08/2000 - Fígado de porco -você ainda vai ter um
14/08/2000 - Conheça o RNA, a máquina da vida
07/08/2000 -
A hora e a vez de rotular transgênicos
17/07/2000 - O genoma verde e amarelinho
10/07/2000 -
Por um governo livre de transgênicos



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.