NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Elvira Lobato
elobato@uol.com.br
  16 de setembro
  A Telemar na berlinda
  No início da noite de quinta- feira veio a notícia: três acionistas da Telemar haviam sido afastados do comando da companhia pela Anatel, a agência reguladora do mercado de telecomunicações.

A medida recaiu sobre a Inepar (empresa paranaense comandada por Atilano de Oms Sobrinho), a Macal e a Fiago. As duas últimas são nomes completamente desconhecidos do público.

A primeira foi criada pelo empresário carioca Antônio Dias Leite Neto e a segunda representa um grupo de fundos de pensão capitaneados pela poderosa Previ, dos funcionários do Banco do Brasil.

A Anatel não apenas afastou os acionistas, como abriu processo de investigação contra cada uma deles que pode resultar, em última instância, no cancelamento de algumas trocas de ações havidas desde a privatização da Telebrás, em julho de 98, supostamente sem a anuência
do governo.

Por que a Anatel voltou sua espada contra a Telemar? Afinal, trata-se de uma companhia com quase 11 milhões de clientes, espalhados por 16 Estados que constituem sua área de concessão.

A hipótese número um, aceita por grandes empresários do setor, é a de que o alvo principal da agência seria o banco Opportunity. Em julho do ano passado, o banqueiro Daniel Dantas comprou ações e debêntures (tí­
tulos de dívida) conversíveis em ações da Inepar, que, oficialmente, é dona de 11,275% do capital da holding que controla a Telemar.

Na prática, dizem os adversários de Dantas, ele já seria dono de fato das ações que, para efeitos oficiais, continuam em nome da Inepar. De fato, é uma suspeita difícil de contestar. Na Inepar, os executivos dizem que a
empresa não tem mais responsabilidades ou poder de decisão
sobre a Telemar desde que o Opportunity comprou suas debêntures.

Corroborando tal versão, a Inepar se fazia representar no conselho de administração da Telemar, até duas semanas atrás, por uma executiva do Opportunity, a italiana Carla Cicco.

Se a Anatel comprovar que o Opportunity é sócio de fato da Telemar, as coisas estarão pretas para Daniel Dantas e não é por outro motivo que Carla Cicco deixou rapidinho o posto de conselheira da companhia. Como o banco já é acionista controlador de uma outra tele fixa _a Brasil Telecom, que tem concessão em dez Estados_ não poderia participar de outra concessionária do mesmo serviço.

O caso da Fiago é similar ao da Inepar. Como a Previ tem 51% da Fiago e é também acionista da Brasil Telecom, a Anatel a jogou na mesma vala do Opportunity. Refiro-me, é claro, às suspeitas de participação simultânea em duas empresas de telefonia fixa.

No caso da Macal, o problema, aparentemente, é mais simples. O órgão regulador questiona o fato de Dias Leite ter vendido suas ações para o GP Investimento, empresa dos antigos donos do Banco Garantia, sem prévia autorização governamental.

Pergunto-me por que a Anatel demorou tanto a abrir os inquéritos, uma vez que as operações em questão são conhecidas no mercado há vários meses?

Um outro ponto me intriga. A MCI, que controla a Embratel, foi comprada no Estados Unidos pela WorldCom. A Telecom Italia _uma das maiores acionistas da Brasil Telecom_ mudou de dono na Europa e passou para o controle da Olivetti.

Nem por isso, a Anatel afastou estas duas multinacionais de seus empreendimentos no Brasil. Será que a regra só vale para
brasileiros?


Leia colunas anteriores

09/09/2000 -
Um executivo em apuros
02/09/2000 -
Sócios em guerra
26/08/2000 -
Colômbia: novo Vietnã?
19/08/2000 - Novos tempos na ESG
12/08/2000 - A revolta dos fundos

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.