NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Vaguinaldo Marinheiro
vmarinheiro@uol.com.br
  29 de outubro
  A festa de Marta; a sobrevida de Maluf
 

Marta Suplicy deve estar muito contente agora, já comemorando que a pesquisa de boca-de-urna a coloca como a nova prefeita de São Paulo. Não é para menos, numa só tacada derrotou o malufismo e se tornou a prefeita de uma das maiores cidades do mundo. Não é pouco e a comemoração é justa.

Mas a partir de agora ela vai ter um trabalhão para não passar para a história apenas como a segunda mulher a ocupar o Executivo municipal de São Paulo.

Nessa nova missão, terá ao mesmo uma facilidade e muitas dificuldades.

Vamos primeiro à facilidade. Marta vai assumir uma cidade totalmente descuidada. A administração Celso Pitta foi de fato um desastre e, mesmo que ela fique à toa em seu gabinete pelos próximos quatro anos, não vai conseguir piorar a situação.

Foram quatro anos (se não quisermos somar os outros quatro de Paulo Maluf) de desmandos, corrupção, cidade loteada, falta de obras, falta de prioridades, falta de rumo. Pitta deixa a prefeitura como um dos piores prefeitos que a cidade já teve.

Com isso Marta pode contar. Sobre essa quase terra arrasada, leva vantagem porque a comparação já é de saída muito favorável a ela.

Agora falemos das dificuldades.

Marta vai assumir a prefeitura carregando uma expectativa muito grande da população. Os mesmo quatro anos de Pitta fizeram as pessoas ansiarem por uma administração 100% digna, livre da corrupção. Qualquer deslize cometido por um subordinado da nova prefeita será visto como um fracasso de toda a administração. Afinal, elegemos a Marta para limpar toda essa sujeira, vão dizer os eleitores.

E as expectativas não se resumem à decência administrativa. São Paulo tem mais de 100 quilômetros de congestionamento todos os dias, déficit habitacional, déficit educacional, déficit na área da saúde, violência etc. E a partir de primeiro de janeiro vão começar as cobranças. Cadê aquela candidata que falava no social, que falava que melhoraria a cidade, vão logo esbravejar os malufistas e neopetistas.

Além disso, muitas correntes que se juntaram para apoiar Marta na disputa contra Maluf passam a ser oposição a partir de 1º de janeiro. Porque ninguém acredite que interessa ao PMDB, PSDB ou ao PSB que Marta faça um governo magnífico, que a credencie para uma disputa ao governo do Estado ou quem sabe à Presidência em 2002.

A partir de janeiro volta o cada um por si, com invejas e intrigas pululando por todo lado.

Outra batalha de Marta será contra o próprio partido. Não há dúvidas de que o PT está mais maduro hoje do que quando assumiu pela primeira vez a prefeitura de uma cidade gigantesca, como em 89, com Luiza Erundina.

Naquela época, Erundina sofreu muito com a influência do partido e com um estilo assembleísta que fazia o governo se reunir dias, semanas a fio com os outros membros do PT apenas para tomar uma decisão que deveria ser imediata.

O partido está mais maduro, mas ainda mantém muita divergência interna.

Mas deixando tudo isso de lado, Marta tem mesmo razão de comemorar hoje. Quanto a Maluf, como sempre ele deve ir agora passar uns tempos na Europa. Depois, volta e já começa a pensar em 2002. Afinal, o total de votos que conseguiu e o fato de ter ido para o segundo turno mostram que ele conseguiu, ao menos em parte, exorcizar o fantasma Pitta e uma sobrevida política.

Clique aqui para ler o texto que está aqui antes da divulgação da pesquisa de boca-de-urna


RAZÕES PARA GOSTAR DE SER BRASILEIRO

Acabou. Chegou a 200 o número de razões para gostar de ser brasileiro. Com isso, está encerrada mais essa enquete.

As razões irônicas ficaram mesmo na dianteira. São 74 ao todo, seguidas das razões patrióticas (41), esportivas (32) e anatômicas/sexuais (16). Razões que não se enquadram em nenhuma das categorias somam 37.

É possível tirar alguma conclusão disso? Não, gritam os especialistas em pesquisas, que logo irão dizer que a amostra é viciada porque inclui apenas pessoas que têm acesso à Internet, que algum dia leram essa coluna e que tiveram paciência de enviar uma sugestão.

OK, a intenção não era mesmo chegar a uma tese, mas se divertir. E isso foi possível. Hoje eu sei que o brasileiro tem orgulho da goiaba, de tomar guaraná, de ser compatriota da Gisele Bündchen. Fica também perceptível o ódio aos políticos em geral e a alguns em particular. Assim como a definição do inimigo público número um: o juiz Lalau.


Bom, quem tiver paciência pode clicar aqui para ler todas as 200 razões que foram enviadas para esta coluna, divididas em razões esportivas, irônicas, anatômicas/sexuais e patrióticas. Abaixo seguem as 16 que chegaram na última semana.

1- Porque o brasileiro é amável com todos, por exemplo: ama as putas e elege os seus filhos, diz Fábio de Carvalho

2- Porque aqui nesta terra tudo dá. Felizmente povo feliz, alimentos, saúde, clima favorável, solos favoráveis e ainda não tem terremotos e nem furacões, mas infelizmente os políticos perceberam tudo isso antes do povo

3- Porque o povo brasileiro é o mais criativo do mundo!

4- Porque aqui a gente não reclama dos juízes de futebol, e sim apenas de um do TRT

5- Para poder votar sem saber para que e por que estamos votando

6- Porque as nossas praias, de que tanto nos orgulhamos, não chegam nem aos pés das praias da América Central. Nem em beleza, nem em infra-estrutura

7- Porque nasci aqui, diz Hélio Rubens

8- Porque estamos muito adiantados em matéria de vida em sociedade. Por exemplo, enquanto os europeus têm que forçar uma comunidade para poder sobreviver, mesmo que se odeiem, nós temos uma comunidade construída naturalmente, com todas as cores, religiões, ideologias

9- Porque no Brasil o inimigo público número 1 é um juiz de direito

10- Porque aqui os ("honestos") candidatos a cargo político gastam milhões em campanhas eleitorais para ganhar irrisórios R$ 12 mil (este e o teto valido para o presidente) por mês

11- Porque em ano político o dólar pode chegar a R$ 2,00 e ninguém menciona a palavra CRISE

12- Para ver o presidente dos Estados Unidos reunido com palestinos e israelenses por causa de 95 mortes em conflitos enquanto morrem 110 POR SEMANA em São Paulo, vítimas da violência sem fim

13- Porque há no Brasil gente extraordinária como Betinho, Vinícius, Helder Câmara, Jorge Amado, Elis Regina, Niemeyer e João e Maria, que não posaram na Playboy nem marcaram muitos gols, mas que me fizeram amar o Brasil como a minha própria pátria, diz o argentino Juan Urbinati

14- Porque os americanos pensam que Bueno Aires é a capital do Brasil, os franceses têm jeito de veado e os ingleses são broxas

15- Porque aqui, uma das mulheres, considerada entre as mais bonitas, é homem! (Roberta Close)

16- Porque tomamos guaraná à vontade já há muito tempo


PS: Como a coluna do próximo domingo será a última antes que eu entre de férias, vou dar também férias para as enquetes, que voltam em dezembro.

Clique aqui para ver o resultado da enquete anterior: 210 RAZÕES PARA GOSTAR DE SÃO PAULO OU PARA MORAR NESTA CIDADE.

Leia colunas anteriores
22/10/2000 - Debate político só vale com detector de mentira
15/10/2000 -
A religião de Freud
08/10/2000 - Bem próximos do admirável mundo novo
1º/10/2000 - As medalhas de ouro de Freud
24/09/2000 - Andréa pelada desnuda o avanço da indústria do entretenimento


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.