São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999



As outras missões tripuladas que alunissaram


APOLLO 12
de 14 a 24 de novembro de 1969

Os astronautas recolheram 34,4 Kg de amostras do solo, tiraram fotos e examinaram a sonda Surveyor 3, que havia pousado no satélite dois anos e meio antes. As espaçonaves eram o módulo de comando Yankee Clipper e o módulo lunar Intrepid. O Yankee Clipper está no Centro Aeroespacial Virginia, em Hampton

Tempo na órbita lunar: 3 dias, 17 h e 2 min
Tempo na superfície da Lua: 1 dia, 7 h e 31 min
Permanência dos astronautas na superfície: 7 h e 45 min


Charles Conrad Jr. (1930-1999) - Terceiro homem a pisar na Lua. Comandante da missão Apollo 12, Conrad já havia saído da Terra em duas oportunidades antes da Apollo 12: no projeto Gemini 5, em 1965, e no Gemini 11, em 66. Considerado o mais bem-humorado dos astronautas dos projetos Gemini e Apolo, Conrad surpreendeu os telespectadores que o observavam em todo o mundo ao descer do módulo lunar Intrepid.
Em vez do tom solene que seus antecessores, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, haviam dado ao pisar na Lua, ele gritou: “Iuupiii!”. E em seguida: “Pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas, para mim, é muito longo”, referindo-se à célebre frase de Armstrong.
Bacharel em engenharia aeronáutica pela Universidade de Princeton. Comandou a primeira tripulação (de três pessoas) da primeira estação espacial norte-americana, a Skylab, em maio e junho de 1973, durante 28 dias.
No final daquele ano, aposentou-se da Nasa e se reformou na Marinha. Até a semana passada, era o vice-presidente da McDonnell-Douglas Space Systems, empresa de engenharia espacial.
Morreu vítima de acidente de motocicleta na madrugada do último dia 9, na Califórnia, Costa Oeste dos Estados Unidos.

Alan L. Bean (1932- ) - Foi o piloto do módulo lunar Intrepid. Voltou ao espaço em 1973, na estação Skylab 3. Engenheiro aeronáutico, formado pela Universidade do Texas, Bean ficou na Nasa até 81. Hoje pinta quadros com imagens do espaço.

Richard F. Gordon (1929-) - Pilotou o Yankee Clipper. Já havia integrado a tripulação da Gemini 11, em 1966. Formado químico pela Universidade de Washington, fez carreira na Marinha, onde foi capitão. Deixou a Nasa em 72 para assumir a vice-presidência do time de futebol americano New Orleans Saints. Atualmente preside a Space Age Tecnology.

APOLLO 14
de 31de janeiro a 9 de fevereiro de 1971

Primeira missão totalmente dedicada à exploração científica. Os astronautas coletaram 42,9 kg de amostras, avaliaram as propriedades do solo lunar e a ocorrência de tremores. As espaçonaves eram o módulo de comando Kitty Hawk e o módulo lunar Antares. Kitty Hawk está no Hall da Fama dos Astronautas, em Titusville, na Flórida

Tempo na órbita lunar: 2 dias, 18 h e 40 min
Tempo na superfície da Lua: 1 dia, 9 h e 30 min
Permanência dos astronautas na superfície: 9 h e 21 min

Alan B. Shepard
(1923-98) - Comandou a missão Apollo 14 já veterano. Ele fez parte da primeira equipe de astronautas selecionada pela Nasa em 1959 e foi o segundo homem a ir ao espaço, em 1961, a bordo da Freedom 7, no projeto Mercury. Bacharel em ciências pela Academia Naval dos EUA, Shepard deixou a Nasa em 74 para atuar na área de administração, incluindo a Seven Fourteen Enterprises, fábrica de guarda-chuvas por ele presidida. Morreu em 98, vítima de leucemia.

Edgar D. Mitchell (1930- ) - Pilotou o módulo lunar Antares, na única vez em que esteve no espaço. Doutor em ciência da aeronáutica e da astronáutica pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Mitchell deixou a Nasa logo após o programa Apollo e fundou um instituto voltado para o estudo da percepção extra-sensorial e da consciência humana. Escreveu livros sobre o tema. O mais recente, “The Way of the Explorer” (“O Caminho do Explorador”), foi publicado em 96.

Stuart A. Roosa (1933-94) - Pilotou o módulo de comando Kitty Hawk, na única vez em que participou de uma missão espacial. Bacharel em engenharia aeronáutica pela Universidade de Colorado e coronel da Força Aérea dos EUA, Roosa deixou a Nasa em 76. Em 81, abriu a Gulf Coast Coors, uma distribuidora de bebidas em Gulfport (Flórida), onde viveu até 94, quando morreu de pneumonia.

APOLLO 15
de 26 de julho a 7 de agosto de 1971

Novos equipamentos permitiram que os astronautas passassem mais tempo na superfície; a quantidade de calor emitida pelo satélite foi medida; pela primeira vez, o jipe lunar foi utilizado. As espaçonaves eram o módulo de comando Endeavor e o módulo lunar Falcon. O Endeavor está no Museu da Força Aérea, em Dayton, Ohio

Tempo na órbita lunar:
6 dias, 1 h e 17 min
Tempo na superfície da Lua: 2 dias, 18 h e 54 min
Permanência dos astronautas na superfície: 18 h e 33 min

Dave R. Scott (1932- ) - Depois de participar da missão Gemini 8 e pilotar o módulo de comando Gumdrop, da Apollo 9, Scott foi o comandante da quarta missão tripulada à Lua. Mestre em engenharia aeronáutica pelo MIT e coronel aposentado da Força Aérea americana, Scott ocupou cargos administrativos na Nasa até 1975. Atualmente preside sua empresa, a Scott Science & Tecnology.

Alfred M. Worden (1932- ) - Foi o piloto do módulo de comando Endeavor na única vez em que esteve no espaço. Bacharel em ciências militares pela Academia Militar dos EUA e coronel aposentado da Força Aérea, Worden deixou a Nasa em 75. Até 96, fazia parte da diretoria executiva da empresa Jet Eletronics & Tecnology, quando se aposentou do mundo dos negócios.

James B. Irwin (1930-91) - Foi o piloto do Falcon e o primeiro homem a conduzir um veículo de quatro rodas (jipe) na superfície lunar. Bacharel em ciências navais pela Academia Naval dos EUA, deixou a Nasa em 72 para fundar uma missão religiosa e fez viagens ao monte Ararat, na Turquia, em tentativas frustradas de encontrar a Arca de Noé. Morreu de ataque cardíaco, em agosto de 91.

APOLLO 16
de 16 a 27 de abril de 1972

Outro jipe lunar foi utilizado pelos astronautas, que fizeram fotos e coletaram 94,7 kg de amostras. Uma câmera de TV montada no jipe transmitiu em tempo real a maioria das atividades. As espaçonaves eram o módulo de comando Casper e o módulo lunar Orion. O Casper está no Centro Espacial Americano, em Huntsville, no Alabama

Tempo na órbita lunar:
5 dias, 5 h e 53 min
Tempo na superfície da Lua: 2 dias, 23 h e 2 min
Permanência dos astronautas na superfície: 20 h e 14 min

John W. Young
(1930- ) - Depois de participar do projeto Apollo 10, Young comandou a quinta viagem tripulada ao satélite. Já havia estado no espaço nas missões Gemini 3 e Gemini 10. Bacharel em engenharia aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, ele atualmente trabalha como assistente especial do diretor de engenharia do Centro Espacial Johnson.

Thomas K. Mattingly (1936-) - Foi o piloto do módulo de comando Casper da missão Apollo 16. Voltou ao espaço em 85, como comandante do ônibus espacial Discovery. Bacharel em engenharia aeronáutica pela Universidade de Auburn, Mattingly deixou a Nasa no fim dos anos 80. Hoje é o vice-presidente executivo da Lockheed Martin, empresa que desenvolve sistemas em tecnologia espacial

Charles M. Duke (1935-) - Pilotou o módulo lunar Orion e dirigiu o jipe lunar em seu único vôo espacial. Mestre em ciência da aeronáutica pelo MIT, deixou a Nasa em 75 e entrou para a iniciativa privada em tecnologia, abrindo sua própria empresa, a Charlie Duke Enterprises. Religioso, realiza palestras em igrejas e fundou sua própria seita, a Duke Ministry for Christ

APOLLO 17
de 7 a 19 de dezembro de 1972

A tripulação percorreu 36 km na região do vale Taurus-Littrow; foram medidos o impacto de meteoritos na superfície e a variação da aceleração gravitacional. As espaçonaves eram o módulo de comando America e o módulo lunar Challenger. O America pode ser visto no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas

Tempo na órbita lunar: 6 dias, 3 h e 48 min
Tempo na superfície da Lua: 3 dias, 2 h e 59 min
Permanência dos astronautas na superfície: 22 h e 2 min

Eugene A. Cernan (1934- ) - Depois de ir ao espaço na Gemini 9 e na Apollo 10, comandou a missão Apollo 17. Mestre em engenharia aeronáutica pela Escola de Pós-Graduação da Marinha Americana, Cernan foi o principal articulador americano na missão Apollo-Soyuz, que uniu os EUA e a União Soviética em 75. Deixou a Nasa no ano seguinte. Atualmente preside o Cernan Energy Group, que desenvolve pesquisas em energia.

Ronald E. Evans (1933-90) - Conduziu o America na órbita da Lua, enquanto Cernan e Schimitt estavam na superfície do satélite. Também mestre em engenharia aeronáutica pela Escola de Pós-Graduação da Marinha dos EUA, Evans acompanhou Cernan na missão espacial Apollo-Soyuz. Aposentou-se da Nasa em 75. Dois anos depois, tornou-se diretor de marketing da Sperry Flight, empresa de sistemas aéreos. Morreu em abril de 90, de ataque cardíaco.

Harrison H. Schmitt (1935- ) - Piloto do módulo lunar Challenger, foi o primeiro cientista a pisar na Lua. Bacharel em geologia pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, Schmitt deixou a Nasa em 75 para concorrer ao Senado americano pelo Estado do Novo México. Elegeu-se e cumpriu mandato de seis anos. Atualmente é professor-adjunto na Universidade de Wisconsin-Madison.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.