São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999



A MISSÃO APOLLO 11
de 16 a 24 de julho de 1969

Foi a primeira missão tripulada a pousar na Lua; os astronautas tiraram fotografias e coletaram 21,6 kg em amostras do solo. As espaçonaves eram o módulo de comando Columbia e o módulo lunar Eagle. O Columbia pode ser visto hoje no Museu Nacional Aeroespacial, em Washington

Tempo na órbita lunar:
2 dias, 11 h e 34 min
Tempo na superfície:
21 h e 31 min
Permanência dos astronautas na superfície: 2h e 31 min

Neil Alden Armstrong (1930- )
Antes da Nasa - Foi o primeiro homem a pisar na Lua. Aos 16 anos, fazia aulas de aviação e já tinha habilitação como piloto estudante. Em 47, iniciou estudos em engenharia aeronáutica pela Universidade de Purdue. Em 50, foi para a Guerra da Coréia como aviador. Em 52, entrou para o Naca, comitê de aeronáutica, precursor da Nasa.
Na Nasa - Tornou-se astronauta em 62, integrando o segundo grupo selecionado pela agência espacial, que seria treinado para o projeto Apollo. Foi ao espaço pela primeira vez em março de 66, na missão Gemini 8, ao lado de David Scott.
Entre 16 e 24 de julho de 69, Armstrong comandou a Apollo 11, primeira missão tripulada a pousar na Lua. Além de ter sido o primeiro a pôr os pés no solo lunar, Armstrong também foi o criador do “merchandising espacial”, levando no pulso um relógio Speedmaster-Omega, da qual era garoto propaganda. Após sua volta, assumiu função administrativa na Nasa, sendo responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Depois da Nasa - Deixou a Nasa em 71. Foi professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati, onde ficou até 79. Entre 82 e 92, foi diretor da CTA, empresa de tecnologia em aviação. Depois dirigiu a AIL, empresa de sistemas eletrônicos em Nova York.
Hoje, vive recluso, evita contato com a imprensa e não tem telefone na lista. Mora em uma fazenda em Ohio (EUA).

Edwin E. Aldrin Jr. (1930- )
Antes da Nasa - Cerca de 15 minutos depois de Neil Armstrong, foi a vez de Edwin “Buzz” Aldrin tocar o satélite. Piloto do módulo lunar Eagle, ele fez carreira na Força Aérea dos EUA, antes de chegar à Nasa. Em 51, ano em que se diplomou bacharel em ciências pela Academia Militar, recebeu treinamento para piloto na Força Aérea e foi enviado para a Guerra da Coréia. Ao voltar da guerra, concluiu mestrado em astronáutica no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Na Nasa - Entrou para a Nasa em 63, na mesma equipe que Michael Collins, e fez sua estréia no espaço em novembro de 66, a bordo da Gemini 12. Foi uma das principais figuras da Nasa durante as pesquisas que possibilitaram o encontro no espaço entre os módulos lunares e os módulos de comando.
Na missão Apollo 11, passou mais de 21 horas na Lua ao lado de Armstrong.
Depois da Nasa
- Em 71, deixou a Nasa e retornou à Força Aérea, mas se aposentou no ano seguinte. Durante os anos 70 e início dos 80, teve sucessivas crises de alcoolismo. Diz estar recuperado desde 84.
Atualmente, trabalha como consultor na área espacial, integra a diretoria da Sociedade Nacional Espacial e escreveu livros sobre sua experiência no espaço. O mais importante deles foi “Return to Earth” (“Retorno à Terra”), lançado em 74. Mora em Laguna Beach, na Califórnia.

Michael Collins (1930- )
Antes da Nasa - Não pisou na Lua. Era quem controlava o módulo de comando Columbia na órbita da Lua, enquanto Edwin Aldrin e Neil Armstrong exploravam a superfície lunar. Nascido em Roma, mas radicado nos EUA desde garoto, Collins ingressou na academia militar em West Point, em 52, onde graduou-se bacharel em ciências.
Antes de entrar para a Nasa, foi piloto de teste da Força Aérea, tendo realizado mais de 4.000 horas de vôo.
Na Nasa - Tornou-se astronauta em 63 e foi ao espaço pela primeira vez em julho de 66, na missão Gemini 10. A missão Apollo 11 foi sua segunda e última ida ao espaço.
Depois da Nasa - Deixou a Nasa em janeiro de 70. No ano seguinte, tornou-se diretor do Museu Nacional Aeroespacial do Instituto Smithsonian. Em 80, após deixar o instituto, tornou-se vice-presidente da LTV, empresa de tecnologia de sistemas, onde ficou até 85.
Hoje, Collins atua como consultor para assuntos relacionados a astronáutica. Escreveu vários livros sobre o espaço, o mais recente, “Carrying the Fire - An Astronaut’s Journeys” (“Carregando o Fogo - A Jornada de um Astronauta”), foi lançado em 1998.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.