São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999



Mir pode cair no ano 2000


da Reportagem Local

Depois de desencontros e adiamentos, a estação espacial russa Mir deverá ser desativada no início de 2000, após cerca de 13 anos de atividade.
Neste ano, foi decidido que a atual tripulação da estação espacial deverá voltar à Terra em agosto e a desintegração da Mir deve ocorrer no ano seguinte, se não houver recursos para mantê-la.
A decisão já foi alterada diversas vezes. Em janeiro deste ano, cogitou-se em manter a estação até 2002. Em abril, foi dito que ela seria mantida por verbas privadas _que não vieram.
A Mir, que está em órbita desde 1986, teria condições de permanecer no espaço por alguns anos, mas seriam necessários US$ 250 milhões anuais para mantê-la, verba de que a agência espacial russa não dispõe.
Além disso, os EUA argumentam que a estação deve ser abandonada para que os recursos russos passem para a construção da Estação Espacial Internacional.
A Mir está a cerca de 380 km de altitude. Se tiver de ser desintegrada, os controladores deverão orientá-la para descer gradualmente, até que entre em atrito com a atmosfera, o que deverá desintegrar as peças da estação.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.