São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999



Por dentro do Saturn 5


A nave espacial Apollo 11 era constituída de três
conjuntos básicos: módulo de comando, módulo
de serviço e módulo lunar


1. No módulo de comando os três astronautas viviam, viajavam na ida e na volta, e controlavam a nave. Com 3,65 metros de altura e 3,9 metros de diâmetro na base, ele tinha massa de 5.557 kg.
  2. O módulo de serviço não tinha como ser penetrado
pela tripulação.
Ele continha os principais motores da nave,
além de combustível e reservas de oxigênio. Cilíndrico, tinha 3,9 metros de diâmetro, 7,6 metros de altura, e sua massa era de 23.244 kg.
  3. O módulo lunar era utilizado por dois astronautas para ir e voltar da Lua. Tinha dois estágios: um estágio de descida, que
era abandonado na Lua, e um estágio de ascensão, utilizado para voltar ao resto da nave em órbita lunar. Sua massa era de 15.065 kg. Com o estágio de descida aberto, a distância entre duas bases opostas era de 9,4 metros.


Com a espaçonave Apollo acoplada ao topo, o foguete Saturn 5 media 11 metros de altura, equivalente a três estátuas do Cristo Redentor empilhadas; totalmente abastecido, o foguete tinha massa de 2.769 toneladas.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.