Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

De Belle and Sebastian a JR, artistas protestam contra guerra na Ucrânia com obras

Banda escocesa lança música com fotos do conflito, e performance do artista francês estampa capa da revista Time

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Assim como ocorreu com o movimento Black Lives Matter, nos Estados Unidos —a partir do qual artistas como Kanye West e Beyoncé laçaram músicas contra o racismo—, a guerra na Ucrânia já tem inspirado canções e outras manifestações artísticas que tentam responder ao conflito.

Concentrando as críticas principalmente sobre a Rússia, que iniciou uma invasão contra a Ucrânia em 24 de fevereiro após longa tensão com o Ocidente, a classe artística é uma das que tem mais se manifestado. Enquanto alguns artistas postam notas de repúdio contra Vladimir Putin e suas tropas, outros incorporam o conflito para fazer obras de protesto.

capa de revista com fotografia de menina gigantesca capturada por drone
Capa da revista Time com obra do artista francês JR, publicada em 28 de março de 2022 - Reprodução

Esse é o caso do rapper russo Morgenshtern, um dos maiores nomes do gênero musical em seu país. Ele lançou uma mensagem contra a guerra como parte da música "12", seu mais recente lançamento. No clipe da canção, o artista inseriu uma mensagem da mãe da produtora ucraniana contando como o povo do país tem vivido em meio à guerra, sob abrigos contra bombardeios.

A banda escocesa Belle and Sebastian também usou uma música para expressão apoio ao povo ucraniano. O grupo lançou na semana passado a canção "If They're Shooting at You" —ou "Se Eles Estivessem Atirando em Você", em tradução livre— junto com uma campanha beneficente para arrecadar fundos que serão doados à Cruz Vermelha em prol do acolhimento dos refugiados da guerra.

O clipe da música possui imagens da guerra na Ucrânia e termina com uma mensagem escrita pela banda: "Somos solidários ao povo ucraniano, nós saudamos sua coragem e desejamos que essa guerra acabe o mais cedo possível. Somos todos ucranianos".

No campo das artes plásticas, o artista francês ​JR, ou Jean Renné, fez uma espécie de performance que estampou a capa da revista Time. A obra consiste numa grande foto impressa representando a menina ucraniana Valeriia, uma criança refugiada, que foi desenrolada por mais de cem pessoas na praça da Ópera Nacional de Lviv.

A imagem ilustra a força e a resistência do povo ucraniano diante da invasão russa, tema da reportagem principal daquela edição da revista. "Essa pequena menina é o futuro e, nessa guerra, ela nos lembra por que os ucranianos estão lutando", disse o artista parisiense sobre a obra em sua conta do Instagram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.