Encontro de Leituras recebe Pilar del Río, presidente da Fundação Saramago

Companheira do Nobel de Literatura discute com leitores 'A Intuição da Ilha', que narra seus anos em Lanzarote

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pilar del Río, jornalista e tradutora espanhola que preside a Fundação José Saramago, é a convidada da última sessão de 2022 do Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público.

Del Río discutirá com leitores seu livro "A Intuição da Ilha" em 13 de dezembro, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

Pilar del Río durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) em 2019 - Mathilde Missioneiro - 12.jul.19/Folhapress

Na obra, publicada no Brasil pela Companhia das Letras e em Portugal pela Porto Editora, a autora apresenta cenas do cotidiano e as circunstâncias envolvidas na escrita de livros como "Ensaio sobre a Cegueira" e "Caim" durante os anos em que viveram em Lanzarote, ilha do arquipélago espanhol das Canárias.

Del Río e Saramago se conheceram em 1986, se casaram em 1988 e permaneceram juntos até a morte do escritor, o único lusófono a vencer o Nobel de Literatura, em 2010.

Em 1993, depois de ter seu romance "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" vetado pelo governo português na disputa do Prêmio Europeu de Literatura sob a justificativa de ofender a fé católica, Saramago decidiu deixar Portugal.

"Foram dias tensos na casa de José Saramago, os telefonemas, as visitas, os pedidos de entrevista sucediam-se uns após outros, o debate não terminava e, a cada vez, os argumentos dos defensores da decisão governamental faziam-se mais obtusos e anacrônicos, como se reivindicassem um regresso a épocas obscuras em que não existiam Estados laicos nem constituições garantistas", escreve Del Río no livro. "Foi então que expressou por palavras a ideia da ilha: 'E se fôssemos morar em Lanzarote?'."

O centenário do escritor, completado em 16 de novembro, ensejou a celebração de sua vida e obra ao longo de todo o ano em Portugal, no Brasil e em outros países.

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é aberta a todos os interessados e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.