Encontro de Leituras recebe Rui Tavares, historiador e deputado português

Escritor conversará com leitores, em sessão online em 11 de outubro, sobre 'O Pequeno Livro do Grande Terremoto'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O convidado de outubro do Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, é Rui Tavares, doutor em história pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, cofundador do partido ecossocialista Livre, deputado na Assembleia da República de Portugal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

A sessão acontecerá no dia 11, a partir das 18h de Brasília (22h de Lisboa), e abordará "O Pequeno Livro do Grande Terremoto".

Rui Tavares, historiador e deputado da Assembleia da República de Portugal - Divulgação

A obra narra a destruição de Lisboa pelo sismo de 1755 e explora os desdobramentos da reconstrução da capital portuguesa no campo da cultura, da política e do pensamento, traçando paralelos com eventos históricos recentes como o 11 de Setembro de 2001 e o tsunami de 2004.

O livro, que inaugurou o catálogo da Tinta-da-China em 2005, foi traduzido para o russo, o inglês e o italiano e chega agora ao Brasil como um dos destaques da nova operação no país da editora portuguesa, capitaneada pela Associação Quatro Cinco Um.

Em resenha publicada na revista, o professor de filosofia Pedro Paulo Pimenta, da Universidade de São Paulo, afirma que "este não é mais um livro sobre eventos que definiram épocas". "Escrito com graça e leveza, valoriza a inteligência do leitor. Com prosa arejada, cria espaços de reflexão. A essas qualidades se junta a cuidadosa reconstrução de coisas acontecidas há muito, mas que ainda nos tocam e dizem algo sobre o nosso mundo."

Tavares é autor, entre outros livros, da peça teatral "O Arquitecto" e dos ensaios "A Ironia do Projeto Europeu" e "Esquerda e Direita: Guia Histórico para o Século XXI". O historiador traduziu obras de Voltaire e de Giordano Bruno e criou o podcast "Agora, Agora e Mais Agora".

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é aberta a todos os interessados e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.