Luís Cardoso, primeiro timorense a vencer o Oceanos, participa do Encontro de Leituras

Escritor discutirá com leitores, em sessão online em 8 de novembro, seu romance 'O Plantador de Abóboras'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe em novembro o escritor timorense Luís Cardoso, vencedor do Prêmio Oceanos de 2021 por "O Plantador de Abóboras".

A obra será discutida na sessão, que acontecerá no dia 8, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

0
O escritor timorense Luís Cardoso - Divulgação

Publicado no Brasil pela Todavia e em Portugal pela Abysmo, o romance aborda momentos centrais da história de Timor-Leste. Uma mulher que espera, por mais de duas décadas, o retorno do noivo durante a ocupação do país pela Indonésia relata as memórias de três gerações da família a um interlocutor recém-chegado.

Segundo Itamar Vieira Júnior, autor de "Torto Arado", colunista deste jornal e membro do júri do Prêmio Oceanos, "é um romance que nos faz refletir que a história de uma personagem nunca é solitária —é uma história que carrega consigo a história de sua comunidade, de seu povo e, neste caso, a história de um país, o Timor-Leste".

Em resenha publicada na Folha, o crítico literário Alcir Pécora escreve que a obra "opera de modo a substituir a história pela memória; a ideologia pela mitologia; a ação narrativa pela intertextualidade simbólica". "Tudo isso compõe o noivado que está prometido no romance."

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é aberta a todos os interessados e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.