Descrição de chapéu The New York Times Televisão

Saiba quais as melhores séries de 2023, segundo críticos do New York Times

Ano foi marcado pela turbulência das greves em Hollywood, mas TV e streaming continuam a navegar em sua melhor fase

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

James Poniewozik Mike Hale Margaret Lyons
The New York Times

A TV em 2023 foi como nado sincronizado. Abaixo da superfície, havia agitação e turbulência. As greves de roteiristas e atores eliminaram grande parte do ano de produção. A ressaca da farra corporativa nas plataformas de streaming levou a cancelamentos e cortes. Várias séries do hall da fama deixaram o ar, sem um plano claro de sucessão.

Mas acima da linha d'água, a dança continuou. Como de costume, foi desafiador reduzir minha lista de fim de ano para dez —então escolhi 11. Como de costume, estou listando em ordem alfabética, não classificada. Como de costume, fiz uma regra de não repetir programas do ano anterior e, como de costume, quebrei essa regra.

Cena da quarta temporada de 'Succession', série da HBO - Divulgação

E como de costume, provavelmente perdi coisas: tenho o mesmo número de horas no dia que você, mesmo que eu passe mais tempo na frente de uma tela. Aqui está o melhor do que eu vi, para o seu prazer de colocar em dia. Mesmo que a Era de Ouro da TV esteja morta, a TV Off-Peak deve nos manter ocupados. (James Poniewozik)

O Urso

Quando "The Americans" estava no ar, costumava dizer que era bom que viesse primeiro na minha lista em ordem alfabética, porque provavelmente era a série que eu classificaria como número um se pressionado. Agora, "O Urso" tem esse lugar de destaque (pelo menos até "Abbott Elementary" voltar para a minha lista). Após uma estreia muito aguardada em 2022, o drama do restaurante subiu de nível, explorando a disfunção vulcânica de sua família central e celebrando o cuidado e a alimentação dos convidados como um chamado quase espiritual. Este programa está cozinhando a todo vapor. No Star+.

Treta

"Treta" foi uma boa história sobre pessoas ficando com raiva: Amy Lau (Ali Wong) e Danny Cho (Steven Yeun), cujo encontro de raiva no trânsito descamba para uma lama de escolhas terríveis. Mas foi uma ótima história sobre por que as pessoas ficam com raiva. Ele descascou a cebola ardente de seu conflito para expor diferenças de classe, ressentimentos familiares e tensões inter e intragrupos entre seus personagens asiático-americanos, em uma narrativa implacável, mas empática. Um número suficiente de últimos palhaços, disse "Treta", pode construir uma casa altamente inflamável. Na Netflix.

The Curse

Como as casas ecológicas espelhadas que seus dois personagens principais constroem, "The Curse" é uma criação polarizadora. A colaboração entre Nathan Fielder e Benny Safdie, com uma performance impressionante de Emma Stone, é profundamente desconfortável. É também um estudo fascinante, original, perspicaz, assustador —e engraçado!— sobre culpa, casamento e altruísmo equivocado. Entre nesta casa assombrada se tiver coragem, mas cuidado por onde pisa. No Paramount+.

Gêmeas — Mórbida Semelhança

Teríamos ficado bem sem tantos remakes, reboots e adaptações em 2023. "Gêmeas" foi uma exceção sangrenta e brilhante. Rachel Weisz —interpretando ginecologistas gêmeos em uma versão de troca de gênero do papel do filme de Jeremy Irons— e a roteirista Alice Birch entregaram uma reimaginação verdadeiramente distinta dessa história, mantendo o horror corporal enquanto adicionavam uma visão contemporânea sobre o orgulho científico e a medicina do dinheiro grande. No Prime Video.

Sou de Virgem

A sátira brobdingnagiana de Boots Riley foi fabulística e fabulosa. Através das desventuras e explorações de Cootie (um maravilhoso Jharrel Jerome), um adolescente de 13 pés de altura em Oakland, Califórnia, Riley personificou a ideia do jovem homem negro como ameaça, ao mesmo tempo em que criava uma história selvagem, política e incessantemente divertida que incorporava mitologia de super-heróis e crítica anticapitalista. A série lutou para controlar suas ambições desmedidas, mas foi a prova de que você nunca pode mirar alto demais. No Prime Video.

Na Mira do Júri

Como uma convocação para o júri, essa inovadora comédia de realidade foi uma surpresa. Mas, neste caso, foi uma agradável. Um cidadão desprevenido, Ronald Gladden, foi convocado para servir em um caso fictício, juntando-se a um júri de seus pares falsos interpretados por atores (além do ator James Marsden, interpretando a si mesmo). Milagrosamente, a produção realizou o elaborado "julgamento" sem revelar sua verdadeira natureza. E maravilhosamente, o que poderia ter soado como uma piada cruel acabou sendo um teste divertido e reconfortante de decência, no qual Gladden, hm, se absolveu com charme e integridade. No Prime Video.

The Last of Us / Alguém em Algum Lugar

Você pode pensar que um thriller sobre um apocalipse zumbi fúngico não tem nada em comum com um relato do cotidiano de amizades, vida queer e música de cabaré. Mas essas séries da HBO, muito diferentes entre si, apresentaram dois grandes duos de 2023. (Cada um deles envolvendo um Joel!) Em "Last of Us", Pedro Pascal e Bella Ramsey estrelaram como Joel e Ellie, um casal estranho forçado a considerar o que sacrificariam pela humanidade em perigo. A segunda temporada de "Alguém em Algum Lugar" testou o vínculo de Sam (Bridget Everett) e Joel (Jeff Hiller) em uma história cativante sobre excêntricos do interior. Uma série espirrou mais tripas do que a outra, mas cada uma tinha muito coração. Na HBO Max.

Reservation Dogs

É apropriado que a temporada final desta comédia, ambientada em uma reserva indígena em Oklahoma, tenha uma história envolvendo vida extraterrestre. Esta foi uma história de uma pequena comunidade que, ao longo de suas três temporadas, conseguiu preencher todo um universo. Uma rara história de amadurecimento que trata tão bem de seus personagens mais velhos quanto de seus jovens protagonistas, deixou meu coração transbordando e meus olhos querendo mais. No Star+.

South Side

O que é um "ano", realmente? Sim, leitores atentos notarão que a temporada final desta comédia foi ao ar no final de 2022, mas chegou tarde demais para minha lista anterior. Ao longo de uma corrida de três temporadas, "South Side" expandiu uma comédia de escritório sobre uma loja de aluguel em Chicago para um universo fantástico de excêntricos, golpistas e policiais e políticos incompetentes, e a temporada final embalou ideias que valeram anos em um final de construção de mundo surreal. Este foi um para as idades, mesmo que tenha vivido emprestado - ou alugado - tempo. Na HBO Max.

Succession

Assim como o império da família Roy, a temporada final desta saga corporativa dominou todas as mídias disponíveis. Mas a cobertura saturada foi merecida. O drama seguiu seus instintos sombrios até o fim, dando uma despedida para as idades ao patriarca Logan Roy (Brian Cox) e honrando seu título na luta de seus herdeiros por seu legado. A briga na alta cúpula - na qual a democracia americana foi dano colateral - conseguiu ser cinicamente satisfatória e profundamente emocional. O dinheiro não podia comprar a felicidade dos Roys, mas sua miséria era impagável. Na HBO Max.

Menção honrosa: "Barry" (HBO Max); "Blue Eye Samurai" (Netflix); "Dave"; "Happy Valley"; "How To With John Wilson" (HBO Max); "I Think You Should Leave with Tim Robinson" (Netflix); "Killing It"; "Minx"; "Mrs. Davis"; "Party Down"; "Scavengers Reign" (HBO Max); "The Traitors".

Com falhas, mas fascinantes: "Fundação" (Apple TV+); "Hello Tomorrow!" (Apple TV+); "Three-Body"; "The Wheel of Time" (Prime Video).


Melhores programas internacionais

Não se pode enfatizar o suficiente: a proliferação desenfreada de séries, especialmente as importadas, torna a palavra "melhores" no topo de qualquer lista uma aproximação nebulosa, na melhor das hipóteses. Aqui estão 10 programas de fora dos Estados Unidos, em ordem alfabética, que eu particularmente gostei em 2023. (Mike Hale)

Um Espião Entre Amigos

Esta variação languidamente tensa do thriller de espionagem dramatizou o fim da amizade entre Kim Philby, o espião britânico que era agente duplo para os soviéticos, e Nicholas Elliott, o colega espião enviado para trazer Philby de volta e depois suspeito de traição quando Philby escapou. Escrito por Alex Cary ("Homeland") com base no livro de Ben Macintyre, foi um jogo de quebra-cabeça inteligente e complicado e uma dissecação gelada do sistema de classes britânico; acima de tudo, foi um tour de force para Guy Pearce como Philby, Damian Lewis como Elliott e Anna Maxwell Martin como uma agente fictícia presa no meio.

C.B. Strike

A afinidade entre Tom Burke, como o rude detetive particular britânico Cormoran Strike, e Holliday Grainger, como sua assistente e depois colega investigadora Robin Ellacott, sempre foi motivo mais do que suficiente para assistir a esta série baseada nos romances policiais de Strike de J.K. Rowling (escritos sob o nome Robert Galbraith). O equilíbrio do programa entre detetive e amizade-cum-romance espinhoso e comovente é quase ideal; a quinta temporada, baseada no livro de Rowling "Troubled Blood", combinou um conjunto de crises familiares com um mistério habilidoso e surpreendente envolvendo o caso de um médico desaparecido há 40 anos. Na HBO Max.

Happy Valley

A épica íntima e cotidiana de Sally Wainwright sobre a luta entre a vida e a morte de uma policial de Yorkshire e seu inimigo, o sociopata brutalmente insosso que também era o pai de seu neto, chegou ao seu acerto de contas em sua terceira e última temporada. Sarah Lancashire e James Norton foram ótimos até o fim, junto com Siobhan Finneran como a irmã arruinada e redentora da policial.

Oshi no Ko

De grupos de canto de ídolos a dramas de TV, reality shows de namoro, musicais de anime, modelagem, estrelato no YouTube, escolas de artes cênicas, jornalismo de celebridades e trolling online, esta série animada oferece uma conta quase documental dos salários do sucesso na indústria do entretenimento japonesa. Por ser um anime animado e bobo, suas contas sombriamente sinceras de luta e exploração compartilham espaço com romance adolescente e um mistério de assassinato, e seu herói e heroína são um jovem médico e sua paciente adolescente reencarnados como os bebês gêmeos de uma cantora pop que ambos idolatravam.

Paris Police 1905

O mais recente vencedor da rede francesa Canal+ (progenitor de "Spiral" e "The Bureau") é um procedimento policial que também é um panorama da sociedade francesa em um momento em que mudanças avassaladoras colidem com o conservadorismo e o privilégio ossificados. (A primeira temporada foi intitulada "Paris Police 1900".) A trama da nova temporada deste melodrama altamente divertido, que combina sangue-frio macabro com o humor mais seco, é impulsionada pela sífilis, homofobia e uma nova ameaça mortal, o automóvel.

Slow Horses

A segunda temporada desta maravilhosamente sardônica série britânica sobre um grupo de agentes desajustados e estagnados na carreira do MI5 (que estreou em 2 de dezembro de 2022, após a edição do ano passado dessas listas) foi, se possível, melhor do que a primeira —seu mistério mais intrincado, sua ação mais tensa e chocante. A terceira temporada, atualmente em andamento, é um pequeno passo atrás —o número de tiros aumenta muito, o que é sempre um mau sinal— mas a média das duas temporadas ainda é muito alta. No Apple TV+.

Somewhere Boy

Em seus flashbacks, este drama compacto é uma fábula sombria: um marido galês enlutado, aterrorizado de perder também seu filho pequeno, mantém o menino cativo contando-lhe que o mundo fora de sua casa isolada é povoado por monstros. No presente, é uma história agridoce de amadurecimento, à medida que Danny (Lewis Gribben), agora quase adulto, emerge no mundo real confuso, decepcionante e igualmente assustador. Gribben e Samuel Bottomley, como o primo de repente encarregado de ser o protetor de Danny, são excelentes. No Star+.

30 Moedas

"É tudo bastante incompreensível", diz um personagem dos eventos da segunda temporada do thriller teológico apocalíptico de Álex de la Iglesia. "Mas a vida também é incompreensível." Essa é a atitude correta para assistir à série rococó de de la Iglesia sobre um punhado de pessoas comuns, embora em alguns casos extraordinariamente atraentes - um prefeito de uma pequena cidade, um veterinário, um policial aposentado, um caçador de fantasmas do YouTube - lutando contra Satanás, o Vaticano, Paul Giamatti (como um líder de culto no estilo L. Ron Hubbard) e possivelmente Deus pelo destino do mundo. Na HBO Max.

Wolf Like Me

A encantadora e às vezes extremamente sangrenta dramedia australiana de Abe Forsythe é um relato comovente e comicamente ácido de uma família mista em que parte da mistura é um lobisomem. Isla Fisher é enormemente cativante como a loba sem rodeios e altamente desconfiada, Mary, que passou a segunda temporada grávida de seu namorado humanamente desajeitado (Josh Gad); o cliffhanger do final da temporada promete mudar radicalmente o programa.

Yosi, o Espião Arrependido

O escritor e diretor argentino Daniel Burman baseou este drama absorvente na história real de um agente do governo que se infiltrou na comunidade judaica de Buenos Aires nos anos que antecederam os horríveis atentados terroristas que visaram essa comunidade no início dos anos 1990. Ao longo de duas temporadas, sua representação do antissemitismo automático e paranóico do estabelecimento do país é ainda mais arrepiante por ser absolutamente natural. No Prime Video.


Melhores séries que terminaram

Este ano trouxe alguns finais marcantes e algumas séries injustamente interrompidas em seu auge, alguns desaparecimentos lentos e alguns finais propositais, mas prematuros (para um fã). Assim é o meu lamento a cada ano.

Para se qualificar para minha lista, organizada abaixo em ordem alfabética, as séries tiveram que ser exibidas em 2023 (ou quase) e também terminar oficialmente; a incerteza de renovação é inimiga do fã e do criador de listas. Minisséries e séries limitadas não foram contadas (Deus abençoe, no entanto), e considerei as séries como um todo, não apenas suas últimas temporadas. (Margaret Lyons)

Barry

Bill Hader co-criou, estrelou e dirigiu a maior parte desta comédia negra de assassinos, que estava entre os programas de televisão mais sombrios e violentos, mas ainda transbordava com diálogos rápidos e sátira ágil. As sequências de ação virtuosas e a coreografia de lutas do programa eram apenas parte de seu apelo, no entanto. Barry descobrindo o amor e a aptidão pela atuação; seu relacionamento com seu mentor grandioso, Gene (Henry Winkler); seu romance abusivo com Sally (Sarah Goldberg) - todos esses maravilhosos aspectos refratavam a luz através de uma joia escura. Na HBO Max.

Patrulha do Destino

As duas primeiras temporadas deste programa são muito melhores do que as duas últimas, mas, cara, elas são muito divertidas. Enquanto muitas produções de quadrinhos são banais, didáticas e redundantes, "Doom" era barulhento, bobo, arrojado - mas com uma melancolia de conto de fadas e um coração verdadeiro e pulsante. Era sujo e engraçado, e não estava particularmente preocupado em sempre fazer sentido, cheio de uma estranheza vibrante que permitia tanto o humor imaturo quanto a tristeza e a saudade ricamente retratadas. Na HBO Max.

The Great

Poucos programas, se houver algum, extraem tanto de cada fibra de sua existência como "The Great" fez: Cada linha, cada gesto, cada chapéu, cada prato transmitia algo rico e emocionante, uma bailarina contando uma tragédia inteira através do movimento de seu mindinho. Elle Fanning e Nicholas Hoult cultivaram um senso eletrizante de ameaça e depois um amor real, porém distorcido, entre Catarina, a Grande, e Pedro III. Muitos dramas de época parecem apenas entradas inertes e caras da Wikipedia, mas "The Great", através de sua irreverência e arte, estava vivo em cada momento.

Happy Valley

"Happy Valley" estreou em 2014, quando o sombrio programa de crime estrangeiro estava mais na moda, mas nunca foi estritamente um programa de assassinato e miséria. Sarah Lancashire estrelou como Catherine Cawood, uma sargento de polícia em West Yorkshire ainda atormentada pelo suicídio de sua filha e criando seu neto à sombra dessa tristeza. Enquanto muitos programas policiais tristes tornam seus personagens unidimensionais, "Valley" sempre buscou profundidade e plenitude - os personagens fazem piadas, os relacionamentos têm textura, as escolhas têm peso emocional.

How To With John Wilson

Essa série de colagens hipnotizante sempre pareceu talvez um pouco frágil demais para este mundo cruel, suas reflexões ternas e curiosidade desajeitada, mas reverente, levando a momentos de ressonância humana tão adoráveis que chegam a ser dolorosos. John Wilson reuniu seus catálogos obsessivos de Nova York (e ocasionalmente de outros lugares) em poemas sobre anseio, crescimento, pertencimento, mudança - todos esses fragmentos de minúcias que se somam a um soco no estômago belo e esclarecedor. O fim deste programa dói mais do que a maioria porque nunca haverá algo igual. Na HBO Max.

The Other Two

Durante suas três temporadas, "The Other Two" foi incrivelmente maldoso e cínico, ao mesmo tempo em que mantinha uma pequena centelha de doçura acesa o tempo todo. Heléne Yorke e Drew Tarver estrelaram como os irmãos mais velhos de um ídolo adolescente que também anseiam pelo holofote à sua maneira. O programa adorava zombar da sede de fama deles e especialmente ridicularizar a superficialidade da indústria do entretenimento e da mídia. O episódio da terceira temporada sobre uma peça chamada "8 Gay Men with AIDS: A Poem in Many Hours" é uma verdadeira delícia. Na HBO Max.

Reservation Dogs

"Reservation Dogs" estava tão impregnado de morte e ausência que talvez eu não devesse me sentir tão aflito por ele estar terminando após apenas três temporadas. Talvez eu devesse internalizar uma das ideias centrais do programa, que o fim de uma vida não é o fim de um relacionamento. Talvez um dia eu seja tão sereno, mas por enquanto, ainda estou chateado! Em sua curta duração, esta série de amadurecimento sobre adolescentes nativos americanos em Oklahoma foi tão linda, surpreendente e ágil quanto a TV pode ser - engraçada e fantasiosa, ousada e importante. No Star+.

Single Drunk Female

Este é um dos nossos exemplares injustamente cancelados este ano, um programa interrompido em pleno florescimento. Na primeira temporada, conhecemos Sam (Sofia Black-D'Elia) enquanto ela atingia o fundo do poço, voltava para casa com sua mãe difícil, entrava para os Alcoólicos Anônimos e tentava sair do desespero. Na segunda temporada, o programa, assim como Sam, encontrou seu caminho, e sua abordagem calorosa tornou temas sombrios acessíveis ao público mais jovem da Freeform e a qualquer pessoa cansada de comédias tristes que ainda queria algo com profundidade. Para piorar, a Disney, que é dona da Freeform, também removeu o programa de suas plataformas de streaming. No Prime Video.

South Side

Esta é nossa menção especial este ano - "South Side" não foi ao ar em 2023, mas sua terceira e última temporada foi exibida em dezembro de 2022, após a lista do ano passado ter sido publicada, e seu cancelamento não foi oficializado até fevereiro deste ano. Então ele está passando por várias tecnicidades. Também porque era tão engraçado, com uma das maiores taxas de piadas por minuto de qualquer programa contemporâneo. O programa, ambientado no South Side de Chicago, tinha um dos mundos mais desenvolvidos da televisão, onde personagens que apareciam na tela por apenas uma ou duas falas ainda pareciam entrelaçados. Na HBO Max.

Succession

Quero dizer... é "Succession". Enterre-me em seus tecidos finos e crueldade, em sua fascinante capacidade de retratar seus personagens como piñatas cheias de vazio, em suas réplicas sujas e habilidade para os detalhes. Um programa tão grandioso tinha que terminar de forma grandiosa também, e matar Logan não como seu desfecho, mas sim como seu momento mais impactante, deu aos últimos episódios uma urgência turbilhonante. Na HBO Max.

Menção honrosa: "A Black Lady Sketch Show" (HBO); "Miracle Workers"; "Painting With John" (HBO); "Sex Education" (Netflix); "Summer Camp Island" (Cartoon Network).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.