Descrição de chapéu Livros ilustríssima conversa

Como a depressão virou a rainha dos transtornos mentais, segundo Christian Dunker

Professor da USP discute influência de antidepressivos e neoliberalismo na história do sofrimento psíquico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

No episódio desta semana, o Ilustríssima Conversa recebe Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, que acaba de lançar "Uma Biografia da Depressão" (Planeta).

No livro, o autor narra como a depressão, que por muitas décadas ocupou uma posição de irmã esquecida no imaginário sobre os transtornos mentais, se tornou, a partir dos anos 1970, a grande protagonista dos discursos sobre o sofrimento psíquico.

Para Dunker, esse processo está relacionado ao desenvolvimento de uma nova geração de antidepressivos, que revolucionou os tratamentos psiquiátricos disponíveis. O psicanalista questiona até que ponto esses remédios tratam a depressão e até que ponto as patologias que são tratadas por esses remédios passaram a ser chamadas de depressão.

Na conversa, Dunker abordou os principais marcos da história do conceito, desde o seu nascimento na metade do século 19, e discutiu como o pensamento neoliberal transformou o entendimento dos transtornos mentais.

Christian Dunker, professor titular da USP e autor de 'Uma Biografia da Depressão', em mesa da Flip de 2016 - Keiny Andrade - 1º.jul.16/Folhapress

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Lira Neto, que narrou a saga dos judeus sefarditas até o Recife, Roberto Simon, autor de livro sobre o apoio da ditadura brasileira ao golpe contra Allende, no Chile, Heloisa Buarque de Hollanda, que situou as principais tendências do pensamento feminista contemporâneo, Ilona Szabó, que discutiu as ameaças à democracia no Brasil, Luiz Simas, que apontou os conflitos do Brasil institucional e da brasilidade, Malu Gaspar, que descreveu os escândalos de corrupção e a derrocada da Odebrecht, Flavia Rios, coorganizadora de coletânea da intelectual Lélia Gonzalez, Karla Monteiro, biógrafa do jornalista Samuel Wainer, Vinicius Torres Freire, que tratou de medidas econômicas durante a crise do coronavírus, Muryatan Barbosa, pesquisador da história do pensamento africano, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.