Para Bolsonaro, perder para Lula é deixar de ser escolhido de Deus, diz Christian Lynch

Cientista político fala sobre discursos e métodos de populistas reacionários e afirma não ver abalos no favoritismo do petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

O populismo radical não é um médico que quer curar a doença que a democracia enfrenta, escrevem Christian Lynch e Paulo Henrique Cassimiro, mas um parasita que explora a fraqueza da doente para se multiplicar.

Em "O Populismo Reacionário: Ascensão e Legado do Bolsonarismo" (Contracorrente), os autores dissecam o populismo radical de direita de hoje. Para eles, Donald Trump e Jair Bolsonaro expressam um projeto reacionário que almeja a volta a um passado idealizado —a Idade Média ou, no Brasil, o Império ou a ditadura militar.

O propósito de reverter a decadência profunda que as sociedades estariam vivendo busca ser concretizado por meio de uma cruzada contra "comunistas", progressistas ou qualquer outro grupo visto como inimigo, por não se submeter ao líder messiânico, do "povo verdadeiro".

Todos aqueles que não são conservadores são considerados inimigos. Existe a ideia de que nós somos a velha aldeia de boas famílias e, de repente, ela está sitiada pelos inimigos, que cercaram a cidade. Então, é preciso suspender a ordem natural das coisas e atribuir todo o poder a alguém que nos salve. As instituições estão corrompidas. O inimigo externo, sempre identificado como o "comunismo", tem representantes internos. Nesse caso, você não pode confiar nas instituições –pelo contrário, elas foram capturadas por essa minoria. Esse homem —aí vem o discurso antissistêmico— representa a vontade do povo por aclamação e se comunica diretamente com esse povo. O papel dele é destruir essas instituições

Christian Lynch

professor de pensamento político brasileiro da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Professor de pensamento político brasileiro na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Lynch discute neste episódio o imaginário e os métodos de ação dos populistas reacionários e analisa a conjuntura eleitoral do país.

O pesquisador afirma que Lula permanece o favorito da disputa presidencial e que, embora pareça certo que Bolsonaro vá contestar os resultados das eleições, ele e seus apoiadores têm menos força para instaurar o caos que se costuma imaginar.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Juliana Dal Piva, repórter que vem investigando suspeitas de corrupção da família Bolsonaro, Viviane Gouvêa, que discutiu a história da violência estatal contra grupos marginalizados, Esther Solano, socióloga que discutiu o que pensam as mulheres bolsonaristas moderadas, Vagner Gonçalves da Silva, antropólogo que pesquisa as mitologias de Exu, Marcos Nobre, que denunciou o projeto golpista de Bolsonaro, Jean Marcel Carvalho França, pesquisador da história da maconha no Brasil, Vincent Bevins, autor de livro sobre massacres da esquerda durante a Guerra Fria, Rodrigo Nunes, que discutiu as raízes do bolsonarismo, André Lara Resende, crítico da teoria econômica mainstream, James Green, brasilianista autor de um clássico sobre a história da homossexualidade no Brasil, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.