Bolsonaro usa eleição como escada para projeto golpista, diz Marcos Nobre

Para professor, direita se deu conta de ameaça à democracia e manifestos são salto para frente ampla contra autoritarismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp e presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), vem há anos afirmando que, desde que chegou à Presidência, o objetivo de Jair Bolsonaro (PL) é dar um golpe e destruir a democracia no Brasil.

Nos últimos quatro anos, ele diz, enquanto o presidente avançava em seu projeto autoritário, as forças políticas continuaram fazendo cálculos meramente eleitorais, como se a situação não fosse excepcional. No seu último livro, "Limites da Democracia", Nobre escreve que "o campo democrático continua jogando amarelinha eleitoral enquanto Bolsonaro monta o octógono de MMA do golpe".

Para barrar as ameaças golpistas de Bolsonaro, o pesquisador afirma que é urgente a formação de um movimento Brasil contra o Golpe, com partidos e representantes de todos os quadrantes políticos, para defender o processo eleitoral e reafirmar o compromisso com a democracia.

Para Nobre, os manifestos em defesa da democracia anunciados nesta semana são um sinal de que uma frente com esse espírito pode tomar forma nos próximos meses.

Retrato de Marcos Nobre, professor da Unicamp e autor de 'Limites da Democracia' - Jardiel Carvalho - 6.out.19/UOL

Neste episódio, o autor também discutiu a trajetória do pemedebismo, termo cunhado por ele para analisar a venda de apoio parlamentar ao governo federal, e como a energia social de junho de 2013, por não ter tido espaço no sistema político, transbordou para movimentos antissistema que a extrema direita foi capaz de canalizar nos anos seguintes.

Bolsonaro foi muito bem-sucedido em fidelizar uma parte importante do eleitorado antissistema. Então, chamá-lo de burro, de louco, de idiota é justamente despolitizá-lo e tirar dele esses méritos estratégicos e táticos. Agora, o objetivo dele é transformar uma oposição que é antissistema, portanto, não necessariamente antidemocrática em uma oposição à democracia enquanto tal

Marcos Nobre

professor de filosofia da Unicamp

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Vincent Bevins, autor de livro sobre massacres da esquerda durante a Guerra Fria, Rodrigo Nunes, que discutiu as raízes do bolsonarismo, André Lara Resende, crítico da teoria econômica mainstream, James Green, brasilianista autor de um clássico sobre a história da homossexualidade no Brasil, Sidarta Ribeiro, neurocientista que desenvolve pesquisas sobre a importância de sonhar, Heloisa Starling e Miguel Lago, autores de ensaios sobre a lógica de destruição do bolsonarismo, Fábio Ulhoa Coelho, professor de direito que ponderou sobre as relações entre liberdade e igualdade, Debora Diniz, acadêmica que se dedica às áreas de gênero e direitos reprodutivos, Deivison Faustino, que desenvolve pesquisas sobre a obra de Frantz Fanon, Fernando Morais, biógrafo de Lula, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.