Descrição de chapéu
Folha ESG Inteligência artificial

Reviravoltas na OpenAI, criadora do ChatGPT, são marco na evolução da governança corporativa

Recontratação de Sam Altman como CEO, após mobilização inédita dos funcionários ressalta a tendência atual de dar voz aos stakeholders

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gui Athia

É fundador da Get the MEMO e instrutor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC em governança de stakeholders

Lisboa

Como ex-vice-presidente da Nike para Europa e instrutor de governança de stakeholders no IBGC, percebo a recente evolução na OpenAI como um marco significativo na governança corporativa contemporânea.

A recontratação de Sam Altman como CEO, resultado de uma mobilização inédita dos funcionários, ressalta a tendência atual de dar voz aos stakeholders —investidores, empregados, clientes, governos, a sociedade e o planeta. Hoje, são fortes porque têm voz, criam movimentos e impactam as empresas.

Sam Altman discursa durante evento sobre inteligência artificial
Sam Altman é recontratado pela OpenAI, criadora do ChatGPT, cinco dias após ser demitido - Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Esse movimento ecoa eventos similares em outras grandes corporações, como a greve que influenciou à demissão do então CEO da Disney, Bob Chapek, enfatizando a crescente influência dos stakeholders internos nas estratégias empresariais.

A OpenAI, operando como uma entidade sem fins lucrativos que busca harmonizar inovação tecnológica e benefícios sociais e de negócios, pode ser singular, mas representa bem os desafios da governança atual, levantando questões sobre a identificação e o papel dos stakeholders relevantes.

Nesse contexto, líderes empresariais são chamados a adotar uma postura pragmática e estratégica. A governança contemporânea exige que as empresas abordem questões sociais, ambientais, éticas e geopolíticas sem modelos decisórios pré-estabelecidos, enquanto alinham os interesses dos stakeholders com o crescimento sustentável dos negócios.

É indiscutível que opiniões e percepções moldam o sucesso empresarial. Tradicionalmente, as empresas dialogam com uma gama de stakeholders por meio de departamentos especializados, desde Recursos Humanos até Relações com Investidores. Contudo, torna-se essencial reconhecer a interconexão e a influência recíproca entre esses grupos na tomada de decisões.

A recente decisão do conselho da OpenAI impactou 700 empregados, evidenciando uma lacuna na previsão das reações dos stakeholders.

Tal episódio demonstra que a estratégia não se limita apenas ao planejamento de ações, mas também à antecipação das respostas de todos os envolvidos, pois a confiança dos stakeholders está intrinsecamente ligada à reputação e à estabilidade organizacional.

Alan Murray, CEO da Fortune, reforça essa ideia, afirmando que a confiança é atualmente a moeda de maior valor.

A confiança dos stakeholders em CEOs é crítica. O Edelman Trust Barometer revela que 84% das pessoas esperam que CEOs informem discussões e debates sobre questões sociais urgentes. Contrariando a crença de que apenas jovens funcionários impulsionam a agenda de propósitos corporativos, todas as faixas etárias esperam que CEOs sejam visíveis pessoalmente em compartilhar o propósito e visão da empresa.

Além disso, 64% acreditam que CEOs devem liderar mudanças sociais em vez de esperar ações do governo. CEOs que se omitem em questões importantes enfrentam a desaprovação de 56% dos entrevistados, demonstrando que a transparência e a ação autêntica são essenciais para manter a confiança dos stakeholders

Os eventos na OpenAI refletem um microcosmo das transformações na governança corporativa e na interação com stakeholders. Luciano Montenegro, do Conselho Global da WTC, salienta a necessidade de os conselhos estarem intimamente ligados aos stakeholders da empresa. Andiara Petterle, do conselho da Assai e da Melhoramentos e instrutora do IBGC, reitera esse ponto de vista, observando o crescente poder dos stakeholders.

A combinação do poder ascensional dos stakeholders, os desafios inerentes à governança de organizações sem fins lucrativos e a imperatividade de decisões pragmáticas e estratégicas, sublinha a dinâmica do cenário empresarial atual.

A nova era dos negócios demanda um entendimento detalhado das forças atuantes e um engajamento genuíno com as diversas perspectivas e interesses dos stakeholders.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.