Descrição de chapéu Estados Unidos

Com crise da Boeing, companhias aéreas têm falta de aviões em meio à alta procura

Airbus também pode impactar mercado de aviação com retirada de até 650 jatos A320 para inspeções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rajesh Kumar Singh
Chicago (EUA) | Reuters

O setor aéreo global está enfrentando dificuldades às vésperas da temporada de férias do meio do ano nos Estados Unidos e Europa, com a expectativa de que a demanda por viagens ultrapasse os níveis pré-pandemia e enquanto as entregas de aeronaves caem devido a problemas de produção na Boeing e na Airbus.

As companhias aéreas estão gastando bilhões de dólares em trabalhos de manutenção de aeronaves para continuarem voando com modelos antigos e menos eficientes em consumo de combustível. Além disso, elas estão pagando um prêmio para garantir aluguéis de aeronaves adicionais.

Enquanto isso, algumas empresas continuam sendo forçadas a reduzir seus horários para lidar com a falta de aviões disponíveis.

Em 2024, o número de viajantes em todo o mundo deve atingir níveis históricos, com a expectativa de que 4,7 bilhões de pessoas viajem, em comparação com 4,5 bilhões em 2019.

Uma foto aérea mostra aviões Boeing 737 Max estacionados na pista da fábrica da Boeing em Renton, Washington - REUTERS

"Podemos esperar um forte desempenho das companhias aéreas durante todo o verão, com algumas tarifas aéreas particularmente altas", disse John Grant, analista sênior da empresa de dados de viagens OAG.

Em dezembro passado, a associação internacional do setor (Iata, na sigla em inglês) previu um crescimento anual de 9% na capacidade global das companhias aéreas neste ano. A estimativa, no entanto, parece otimista após a crise da Boeing.

As companhias receberão 19% menos aeronaves este ano do que esperavam devido a problemas de produção na Boeing e na Airbus, disse Martha Neubauer, associada sênior da AeroDynamic Advisory.

Nos Estados Unidos, as companhias dos EUA receberão 32% menos aeronaves do que o planejado há um ano, porque várias linhas aéreas dependem dos aviões Boeing 737 Max, disse Neubauer.

Entrega de Boeing desaba mais de 50% em um ano

A produção da Boeing foi reduzida após um jato da empresa operado pela Alaska Airlines ter deixado os passageiros expostos ao exterior em pleno voo após o desprendimento de um pedaço da fuselagem no início deste ano.

O incidente fez órgãos reguladores estabeleceram um limite para a produção do 737 Max, mas a Boeing não está conseguindo atingir nem mesmo esse nível.

A fabricante informou nesta terça-feira (9) que entregou 29 aviões em março, menos da metade dos 64 entregues no mesmo mês em 2023, em meio à queda da produção do 737 Max caiu devido ao aumento do controle de qualidade e a auditorias por parte dos reguladores.

A empresa afirmou que está produzindo menos jatos Max para melhorar a qualidade de fabricação. Nos primeiros três meses de 2024, a Boeing entregou 83 aviões aos clientes, incluindo 66 jatos Max, disse a empresa, quase metade das 130 entregas de aviões realizadas no primeiro trimestre de 2023.

"Vamos desacelerar deliberadamente para acertar isso", disse o diretor financeiro da Boeing, Brian West, em uma conferência do Bank of America no mês passado. "Fomos nós que tomamos a decisão de restringir as taxas do programa 737 para menos de 38 por mês até sentirmos que estamos prontos", afirmou.

A Boeing disse que entregou oito jatos Max para companhias chinesas em março. A China retomou as entregas do MAX em janeiro.

Rival europeia da Boeing, a Airbus entregou 142 aeronaves no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Reuters no início deste mês, citando fontes da indústria.

A Boeing também disse nesta terça-feira que recebeu 113 novos pedidos em março, impulsionados por um acordo de 85 jatos 737 Max 10 da American Airlines, que também encomendou aviões da Airbus e da Embraer. Isso eleva o total bruto de pedidos da Boeing neste ano para 131.

Após remover cancelamentos e conversões, a Boeing registrou um total líquido de 126 pedidos desde o início de 2024.

Enquanto isso, até 650 jatos Airbus A320neo poderão ser retirados do solo na primeira metade de 2024 para inspeções para tratar de uma falha nos motores Pratt & Whitney da RTX, afirmou a RTX no ano passado.

Na Europa, a companhia aérea de baixo custo Ryanair cortou algumas rotas e, nos Estados Unidos, a United e a Southwest reduziram voos e ajustaram planos de contratação de pessoal.

Mercado de leasing cresce

Os analistas esperam que a capacidade da maioria das companhias aéreas dos EUA no segundo trimestre cresça em um ritmo mais lento do que no ano anterior. As companhias aéreas atualizarão planos de frota e explicarão como compensarão as restrições de capacidade ao divulgarem seus resultados trimestrais, começando na quarta-feira, com a Delta Air Lines.

Devido à escassez de novos aviões, o mercado de leasing de aeronaves está em alta. Dados da Cirium Ascend Consultancy mostram que as taxas de arrendamento de novas aeronaves Airbus A320-200neo e Boeing 737-8 MAX atingiram 400 mil por mês, o valor mais alto desde meados de 2008.

As companhias aéreas estão gastando 30% mais em arrendamentos de aeronaves do que antes da pandemia, disse John Heimlich, economista-chefe da Airlines for America (A4A), que representa as principais companhias aéreas dos EUA.

As empresas também estão segurando jatos que já passaram de sua vida útil econômica e exigem manutenção pesada que agora leva vários meses, disse Heimlich. Os custos de reparo na United, Delta e American aumentaram 40% no ano passado em relação a 2019.

O aumento dos custos de leasing, reparos e mão de obra afetará os resultados, apesar da alta demanda, disse Heimlich. As companhias aéreas dos EUA registraram uma margem antes dos impostos de 4,5% no ano passado, sendo que a maior parte da contribuição veio da Delta e da United.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.